Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

APOFISITE DO CALCÂNEO

APOFISITE DO CALCÂNEO
--------------------------------------------------------------------------------





O CALCANHAR DOLOROSO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O que é a APOFISITE DO CALCÂNEO?
O osso do calcanhar é chamado de calcâneo. Nas crianças e adolescentes há uma região do osso do calcâneo aonde o osso cresce, chamada placa de crescimento ou apófise.
A apofisite do calcâneo, também é conhecida como doença de Sever ou osteocondrite de Sever e trata-se de uma inflamação na placa de crescimento, causando dor no calcanhar de crianças e adolescentes.

Como isto ocorre?
Esta inflamação na placa de crescimento é causada pela sobrecarga dos pés através de movimentos repetitivos ou impactos de maior intensidade.
A utilização de calçados com pequena capacidade de amortecimento de impacto nos calcanhares também pode propiciar a inflamação.

Quais são os sintomas?
O indivíduo começa a apresentar dor localizada na região da planta ou na parte de trás do calcanhar principalmente durante a corrida ou após ela. Os saltos também propiciam dores no momento da aterrisagem.
A dor tem intensidade progressiva, levando à necessidade de modificar a forma de apoiar o pé durante a passada e nos casos mais avançados pode levar a pessoa a mancar ou impedir o apoio no chão.



Como a doença é diagnosticada?
A avaliação de um especialista pode identificar os sinais de dor nos pontos localizados no calcanhar da criança ou do adolescente.
O especialista também pode se utilizar de métodos de imagem como radiografias simples, ressonância magnética ou cintilografia.

Como isto é tratado?
O indivíduo com a lesão deve evitar as situações que provoquem dor, como saltos e corridas em superfície muito rígidas e utilizar calçados com maior poder de absorção de impactos.
A utilização de analgésicos e antiinflamatórios pode ser necessária após a avaliação de cada caso por um especialista.
Algumas órteses podem ser empregadas como calcanheiras de silicone ou outro material que permita um amortecimento maior da região dolorosa.

Quando posso voltar ao esporte?
O objetivo do tratamento é o permitir o retorno ao esporte o mais breve possível. O retorno às atividades antes do tempo pode provocar recidiva da dor e danos permanentes à placa de crescimento.
O retorno ao esporte dependerá da capacidade de recuperação do atleta e não há um tempo certo para que isto ocorra.
Ficar sem correr por uns dias pode ser prudente, assim como o retorno à corrida ou aos saltos deverá ser gradual.

Como a apofisite pode ser prevenida?
A prevenção desta lesão está na utilização de calçados apropriados para a modalidade praticada e o tipo de piso.
Devemos lembrar sempre que atletas adolescentes não podem ser encarados nos treinamentos como “mini-adultos”, já que muitas modificações no corpo deverão acorrer até o final do crescimento.
O exagero no treinamento de uma criança e adolescente pode ser muitas vezes encarado de forma normal por desconhecimento, levando as lesões ou problemas no crescimento.

Bons treinos!

Um comentário:

  1. Tenho uma atleta que a patela deslocou para o lado e deu muito trabalho no momento para q voltasse ao lugar, qual deve ser o tratamento ? o medico disse q repouso, muito gelo e reforço muscular resolveria ta certo ?

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail