Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Repiração bucal/ATM/Coluna

Respiração Oral - ATM - Coluna Cervical


Dr. FRANDERSON MARQUES CARVALHO FISIOTERAPEUTA CREFITO - 4/28696 F

Ao nascer, após o parto há uma excitação das vias respiratórias que estimula o desenvolvimento das fossas e seios nasais. Durante a amamentação a mandíbula avança e retrai e isto desenvolve o tônus muscular favorecendo a respiração nasal, permitindo um bom posicionamento de cabeça e coluna cervical. A amamentação desempenha um papel importante no processo de amadurecimento das funções orais e desenvolvimento da tonicidade muscular, e consequentemente desenvolvimento da articulação têmporo-mandibular ( ATM). Quando a criança passa para uma alimentação de alimentos amassados , mal amassados e picados, essa tonicidade continuará a ser estimulada através dos movimentos mastigatórios, posicionando bem a ATM e em seguida a coluna cervical e cabeça.Uma criança que possui respiração oral, apresenta desequilíbrio na oclusão dental, desfavorecendo um fechamento suave da mandíbula, da sua posição de repouso para a máxima intercuspidação. Um contato ou postura alterada, irá afetar a propriocepção e a atividade muscular, ocorrendo alterações de repouso. 40 a 50% dos respiradores bucais sofrem influência da coluna cervical e postura experimentando algum tipo de dor cervical com limitação da mobilidade o que interfere com o estilo de vida. Existem evidências empíricas e documentadas, na literatura, que sugerem o envolvimento de estruturas cervicais, ósseas e musculares, que podem ser consideradas como uma das maiores fontes de sintomas referidos em região orofacial, de cabeça e MMSS ( membros superiores ). Quando se altera o posicionamento da cabeça, a oclusão imediatamente se altera. O equilíbrio muscular é alterado e a estabilidade articular da ATM, que é mantida pelos músculos, se modifica também. Os contatos oclusais podem ocorrer então, com interferências ou prematuramente, provocando contração ou estiramento dos músculos envolvidos no sistema estomatognático, e consequentemente, surge um quadro doloroso, podendo estar aí a causa de dores orofaciais e na ATM de crianças. A postura do ser humano é influenciada por: hereditariedade, patologias e hábitos. Lembre-se que a influência de uma cabeça e cervical mal posicionada pode produzir sintomas como cefaléias, tonturas e vertigens, sendo comuns a crianças que só fazem respiração bucal. PARA QUE A VIDA SEJA BEM VIVIDA TEMOS QUE FAZER ALGO PELA VIDA.

2 comentários:

  1. adorei a informação, de grande utilidade , dores e má postura ligado a má respiração desde os primeiros dia de vida ...vlw

    ResponderExcluir
  2. Otima informação.Estou no ultimo ano de odontologia,e confirmo tudo falado nesse artigo. Parabéns.
    Priscila

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail