Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009










Pilates solo Criado por Joseph H. Pilates, o método MAT Pilates visa tonificar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural e alongá-lo integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável




Pilates prima pela qualidade e não pela quantidade de repetições, tendo uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo. A região abdominal é muito solicitada para a realização dos exercícios, que sincronizam a respiração com o movimento.Utilizado tanto para condicionamento físico como para reabilitação, seus movimentos são realizados de acordo com os princípios básicos da concentração, controle, precisão, respiração, fluidez, centramento e por fim a consciência corporal.


Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva.


Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.

Pilates prima pela qualidade e não pela quantidade de repetições, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo.”


Os movimentos do Pilates Mat ou mais conhecido como Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.


Exercícios sem acessórios:


1- Na posição de quatro apoios eleve o braço direito juntamente com a perna esquerda expirando e mantenha-os num mesmo prolongamento e inspire voltando na posição de quatro apoios. Faça do outro lado também.


2- De barriga para cima, fique na posição de conchinha não deixando os joelhos muito próximos a cabeça e inspire. Faça um movimento de círculo com os braços abrindo-os ao mesmo tempo em que estende as pernas mantendo-as num ângulo de 45 graus e expire devagar, inspire novamente voltando na posição inicial fechando os braços finalizando o círculo. Mantenha sempre muito bem contraído o seu abdômen na expiração para conseguir executar tal exercício.



3- Deitada de barriga para cima, flexione a perna direita e segure-a com a mão esquerda na altura do joelho e com a mão direita na altura do tornozelo. Mantenha a perna esquerda estendida e o tronco sempre elevado. Estando na posição inicial expire e então troque o movimento de lado alternando as pegadas das mãos ao mesmo tempo em que inspira. Faça sempre a expiração do ar quando tem uma das pernas estendidas e a inspiração na troca do movimento.


4- Sentada com as pernas estendidas e unidas e braços apoiados mais atrás do seu corpo e levemente afastados inspire e então eleve o quadril de modo que seu corpo fique num só prolongamento e neste momento de elevação expire. Inspire novamente e então eleve uma das pernas estendidas expirando devagar. Repita o movimento alternando as pernas tomando o cuidado de não deixar o quadril descer na execução do movimento.


Exercícios com o uso de acessórios:


Rolo Feldenkrais


Utilizando o rolo como acessório, deite-se sobre ele mantendo o equilíbrio, deixando apenas as mãos apoiadas no solo e elevando as pernas mantendo-as num ângulo de 90 graus, inspire. Na extensão da perna expire, deixando a outra flexionada. Depois alterne a perna, nesta troca de movimentos inspire e na extensão da perna expire.
Rolo Feldenkrais e Flex ring


Utilizando ainda o rolo e agora também o anel flexível, mantenha-se deitada como no exercício anterior mas com os pés alinhados e apoiados no solo, segure o anel na altura do peito, inspire o ar e mantendo os cotovelos levemente flexionados, faça força para empurrar as laterais do anel e nesse momento expire devagar, então repita por 10 vezes.

Bola Suíça


Deitada sobre um colchonete, mantenha os braços estendidos na lateral do corpo, estenda as pernas e as mantenha apoiadas sobre a bola. Inspire e então eleve o quadril de modo a ficar com o corpo num só alinhamento e neste momento expire devagar. Faça 10 repetições.


Disco de Equilíbrio


De barriga para baixo, apóie as mãos sob o disco de equilíbrio e mantenha o corpo estendido, ficando ele apoiado no solo somente pela ponta dos pés. Inspire e conforme eleva uma das pernas estendidas expire devagar, inspire novamente e então desça devagar expirando. Alterne o movimento das pernas.


Rolo Feldenkrais e Faixa elástica


Deitada sobre um colchonete, fique com a região sacral apoiada sobre ele e então com a faixa elástica passada por baixo de um dos pés, segure nas pontas e mantenha a perna elevada e estendida o quanto conseguir, mantendo a perna que está apoiada no chão também estendida. Fique por 20 a 30 segundos na posição e então alterne a perna, mantendo a respiração fluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail