Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Luxação de ombro em Lutadores de Judô e Jiu Jitsu

Atendemos muitos lutadores com queixa de dor, falseio, diminuição da amplitude de movimento e lesões musculares no cotovelo e várias patologias em outras articulações como a luxação do ombro, SLAP, lesões meniscais e de ligamentos do joelho.Nesse espaço iremos abordar essas lesões de forma que o atleta possa evitá-las ou reconhecê-las.Estamos disponibilizando um ambulatório que visará o atendimento principalmente na área de membro superior em atletas junto à Escola Paulista de Medicina. Esse ambulatório visa o tratamento e educação mais especificamente das lesões do cotovelo do atleta, já que essa articulação está vulnerável no “arm-lock” e nas americanas.Muitos lutadores apresentam dor , falseio e diminuição da capacidade de flexão do cotovelo, mas esses déficits freqüentemente são deixados de lado por não serem, em geral, incapacitantes às atividades atléticas.Alguns lutadores de Judô e de Jiu-Jitsu que atendemos não conseguiam mais aplicar o ippon-seoi-nague por esse déficit e tiveram que ser submetidos a artroscopia do cotovelo para retornarem às suas atividades no nível competitivo. Essa diminuição da amplitude de movimento e dor podem ser causados pela chave que hiperextende o cotovelo(o “arm-lock”ou “Juji-gatami”). Esse movimento feito de forma violenta ou sua repetição contínua pode causar uma cicatrização da cápsula dentro da articulação do cotovelo e lesão com cicatrização muscular na porção anterior do cotovelo. Essa é aquela dor que você sente após levar uma chave dessas. Quando levamos uma chave em hiperextensão e há dor é aconselhável o uso de gelo por cerca de 15 minutos 4 vezes ao dia, ou a critério médico, e um antiinflamatório não hormonal, preferencialmente a base de indometacina ( nos pacientes que não tiverem úlcera ou hipersensibilidade a essa medicação). Se for muito dolorosa a lesão além dessas duas medidas deve ser imobilizado o cotovelo com uma órtese ou gesso.Em uma pesquisa realizada por nós em atletas graduados, constatamos que aproximadamente a metade tinha deficiência na flexão em um dos cotovelos associada a chaves de braço.Tente perceber essa lesão em você no espelho de casa.Existe um sinal doloroso característico dessa lesão com a flexão forçada do cotovelo.Se for incapacitante pode ser necessária artroscopia para limpeza das cicatrizações internas do cotovelo decorrentes do “arm-lock”. Se não for incapacitante pode-se prevenir sua progressão com as medidas citadas acima.

3 comentários:

  1. Olá professor, eu sou estudante de fisioterapia e gostei muito do seu blog! exatamente por gostar da parte desportiva!
    Bjos e obrigada pelos post's.
    Jade

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo, simples e esclarecedor! Parabéns pelo blog, continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor, sou um ex praticante de judô, tive três luxações no ombro onde na mesma hora o ombro voltou sozinho sem necessidade de ajuda, fui ao médico e fui diagnosticado com uma frouxura ligamentar, o ligamento está parcialmente rompido onde a ponta da agulha da clavícula subiu, gostaria de saber se com a operação de artroscopia essa fraqueza que sinto no ombro esquerdo, ficaria completamente recuperado, por favor tire minhas dúvidas e me desculpe se escrevi algo de errado referente ao meu problema, e aproveitando em parabenizá-lo por seu blog.

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail