Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lesão no menisco no lutador de jiu jitsu

As lesões do lutador
Lesão do Menisco
Entre as lesões do lutador uma das mais freqüentes é a do menisco.Essa pequena porção do corpo causa muita dor para os esportistas desde esquiadores, jogadores de futebol até os lutadores.O menisco é uma estrutura que fica entre o fêmur (na coxa) e a tíbia (na perna) e serve de coxim entre esses dois ossos. Funciona como amortecedor entre esses ossos suportando todo o peso do corpo e ainda ajuda a manter a estabilidade do joelho. Quando há alguma torção do joelho ocorre uma sobrecarga no menisco e é nesse momento que ele costuma romper.Agudamente o atleta pode ter uma dor leve ou de grande intensidade que não melhora após passada a fase inflamatória inicial.A dor do menisco em geral depende de movimento e piora se o paciente agacha-se. Algumas vezes pode causar até o travamento do joelho.No Jiu-Jitsu em especial observo as lesões da porção lateral do menisco ao contrário do futebol que em geral causa lesão do menisco medial.O tratamento da lesão aguda deve contar com imobilização e retirada da carga sobre o membro de acordo com o caso, gelo ao menos 3 vezes ao dia de 10 a 15 minutos e antiinflamatórios podem ser usados nos primeiros dias para a diminuição do inchaço e melhora das dores.Se a dor persistir deve-se avaliar melhor a lesão e essa possivelmente deverá ser operada.Quanto a cirurgia, o ideal é que seja feita por artroscopia, ou seja com o uso de uma microcâmera. Antigamente o menisco inteiro era retirado, na década de 90 era retirada apenas a parte lesada e hoje em boa parte dos casos está sendo feita a sutura (costura) do menisco.No pós operatório o paciente pode retornar às atividades de acordo com a avaliação de seu médico.
Dr. José Carlos Garcia JrMédico assistente da Escola Paulista de MedicinaUniversidade Federal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail