Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ruptura de tendão de aquiles

Rupturas de tendão: uma chance para evitar a cirurgia
Todo mundo já deve ter ouvido falar que tendões rompidos devem ser operados, não é mesmo? Mas a boa notícia é que as vezes conseguimos fazer com que o paciente evite uma cirurgia. Aliás, isso deve ser a idéia, se estamos lidando com pacientes de muito risco para infecção.
No ano de 2011 a Sociedade Americana de Ortopedia (conhecida como AAOS) publicou um consenso mostrando claramente a preocupação com a situação clínica do doente, na hora de se indicar uma cirurgia para sutura do tendão de Aquiles.
Imagem de ressonância mostrando uma ruptura de tendão de aquiles
Rupturas de tendão de Aquiles (o maior tendão do corpo, que se insere no calcâneo) são muito frequentes na prática de esportes ou em pacientes que estão acima do peso, e a regra sempre foi a de se operar e fazer a sutura do tendão com fios fortes, que suportassem a carga de esforço dessa estrutura. Mas essa diretriz deixou claro o seguinte: se a paciente for mulher, portadora de diabetes, com sobrepeso, e fumante, deve evitar ao máximo operar, pelos riscos de complicações. Neste caso, usa-se um gesso e uma bota (tipo robofoot, por exemplo), e espera-se o tempo necessário para que os tecidos internamente cicatrizem.
O que estamos fazendo hoje em dia, em alguns pacientes, é auxiliar esse tratamento conservador com a aplicação de uma injeção de plasma rico em plaquetas. O PRP visa auxiliar o aporte sanguíneo ao local, e com isso aumentamos a chance de que se forma uma cicatriz no tendão lesado.
Aplicação do PRP guiado por ultrassonografia. Esse pacientes especificamente teve cicatrização completa do tendão sem a necessidade da cirurgia.
O tratamento vem se mostrado de muito utilidade, principalmente em quem não quer operar (ou não pode, dependendo do quadro clínico). Imagens de ressonância magnética depois de 1 e 2 anos de uso do PRP mostraram que o tendão pode sim cicatrizar completamente, praticamente voltando ao estágio anatômico e funcional que tinha antes da ruptura.
Mais um boa opção, e uma boa opção de tratamento, em casos selecionados - infelizmente isso ainda não é uma rotina, e não pode ser feito em toda ruptura.
Posted by Rogerio Silva
Labels: PRP ruptura de tendão de aquiles

4 comentários:

  1. Gosei muito do artigo. Obrigado por compartilhar.

    Sofri uma ruptura parcial, 50% da espessura, do tendão calcaneo. O acidente ocorreu em 22/04/12 em uma partidade futebol, no momento que "forcei" uma arrancada. Imediatamente procurei um ortopedista, visto que senti forte dor e dificuldade para caminhar.

    Fiz uma ressonância magnética no dia 24/04/12, que confirmou a ruptura.

    Retornei ao médico assim que recebi o resultado da ressonância. Em 29/04/12. Na consulta, optamos por um tratamento conservador.

    Desde então estou com o pé engessado, após 28 dias, vamos retirar o gesso e colocar um "robofoot" por mais 30 dias. A partir do uso do "robofoot" vamos programar o inicio da fisioterapia.

    No entanto, sinto muitas dores do local da lesão. Estou tomando analgésicos, mas o resultado não é satisfatório.

    Diante deste quadro, faço os seguintes questionamentos:

    1. É questão de tempo para que as dores diminuam?

    2. Segundo o próprio ortopedista, não é recomendável a utilização de anti inflamatório, pois este pode comprometer a cicatrização. Procede?

    Atte,
    Everson Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá everson infelizmente para te dar uma melhor posição sobre a lesão teria de estar com seu US em mão por isso temos que nos basear nas recomendaçoes de seu ortopedista que procedem, com relação ao uso do antiinflamatório em alguns casos dependendo do paciente a ação do medicamento pode mascarar algum sintoma que o médico esta esperando para continuar seu tratamento

      Excluir
  2. Ola Lucas, adorei seu artigo!!
    Bom, eu pratico musculação a 15 anos e comecei a sentir dores no ombro e fiz uma ressonacia magnetica que acusou uma ruptura parcial mínima no tendão do musculo supra espinhoso devido a sindrome do impácto... To fazendo fisioterapia e to muito preocupado se isso vai interferir nos treinos após eu ficar curado. Esse tendão q houve a ruptura parcial vai cicatrizar com o passar do tempo fazendo a fisioterapia?
    Grande abraço.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo. Parabens
    Eu fiz a cirurgia tem uma semana. Meu medico indicou q eu ficasse 3 semanas com imbolizão com o pé na posição equino, após isso 2 semanas com robofoot sem colocar o pé no chão e após isso mais 2 semanas podendo pisar no chão mas ainda usando o robofoot. O que você acha ? Devo começar a fisioterapia qdo ? Qual a previsão de voltar para o esporte ? Eu luto jiu jitsu, ha grandes chances de nova ruptura ? esse é meu maior medorigado
    Ob

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail