Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lesões ligamentares do punho

Lesões ligamentares do punho podem passar despercebidas
Quedas com apoio da mão são muito frequentes em alguns esportes, além de serem muito comuns em atividades físicas. Ainda mais nos dias de hoje, quando está cada vez mais em evidência os chamados esportes radicais, como skate e montain bike.
Quedas sempre são motivo de preocupação por parte das mães, pelo medo de fraturas e outras contusões mais graves, que podem fazer com que o paciente necessite de uma cirurgia. O que pouca mãe sabe, entretanto, é que mesmo aquelas quedas com dores menos intensas podem ir deteriorando o punho e a mão aos poucos.
Recentemente no nosso serviço de ortopedia do Hospital São Luiz operamos um paciente jovem, que sofreu uma queda e fraturou o escafóide, um osso importante do punho que pode de vez em quando não cicatrizar de forma adequada. Como a fratura apresentava uma angulação e um desvio importante, realizamos a cirurgia para fixação do escafóide com um parafuso de compressão, mas na mesma cirurgia foi necessário fixar uma subluxação que o paciente tinha entre dois ossos do carpo.
Imagem da cirurgia para fixação da lesão ligamentar do punho, que operamos em conjunto com Dr. Gustavo Mantovani, especialista em cirurgia da mão de nossa equipe de ortopedia. Os fios mostram os locais de colocação da âncora.

Foto do RX pós operatório mostrando o parafuso no escafóide e as duas âncoras colocadas para fazer a cirurgia de reparo dos ligamentos do punho.
Esta alteração do punho provavelmente foi em decorrência dos traumas frequentes em quedas que o paciente relatava anteriormente ao evento traumático atual - e a maior parte delas foi relatada pela prática do skate.
Devemos desconfiar que algo pode estar errado com o punho quando:
- o esporte praticado envolve quedas constantes com apoio da mão espalmada no chão (como o skate, por exemplo)
- quando as dores do punho se localizam na parte dorsal, e não melhoram com analgésicos simples
- quando ocorrem estalos frequentes seguidos da sensação de que algo sai do lugar (não é uma queixa comum dos esportistas, mas se for aliada a uma história clínica de quedas constantes com apoio da mão espalmada pode ser um indício de que devemos procurar a lesão)
Os exames de ressonância magnética diagnosticam muito bem a lesão, e o tratamento pode passar por uma cirurgia para reparo dos ligamentos lesados.
Os ossos são pequenos no punho, mas as dores podem ser um grande problema a longo prazo. Vale a pena lembrar disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail