Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

luxação

Foi só uma luxação...será mesmo?
Existem termos em medicina que realmente pegam. O tema do nosso post de hoje é um deles. Com certeza vocês já devem ter ouvido isso em algum canto por aí: "acho que foi só uma luxação, não quebrou nada". Pois bem: saibam que uma luxação em grande parte das vezes é bem pior do que uma fratura, que depois de consolidada provavelmente não trará mais problemas.
RX mostrando uma luxação de cotovelo - essa é uma emergência ortopédica, e deve ser reduzida no hospital, no setor de emergência.
A definição de luxação envolve o conceito de perda total da congruência articular - ou seja, para que uma luxação ocorra, várias estruturas são lesadas, pois a articulação fica destruída em boa parte do seu suporte ligamentar. Quanto maior a articulação, pior é. As luxações de joelho, por exemplo, representa um grave risco a saúde de todo o membro inferior, pois em algumas ocasiões vem acompanhada de lesões nos nervos e nos vasos da região chamada cavo poplíteo (a região de trás do joelho).
Quem não é da área médica provavelmente confunde esse termo com a subluxação, que é a perda parcial da integridade da articulação. A subluxação pode ser explicada de uma forma simples: é quando a articulação "quase" sai do lugar (ou quando sai um pouco do lugar e depois volta). Isso é muito comum no ombro, que é uma articulação onde a parte óssea colabora menos para a integridade e função de mobilidade do local. O ombro é circundado por tecidos moles (músculos, cápsula articular, ligamentos), e em virtude de propiciar um grande arco de movimento ao membro superior fica mais susceptível a sair um pouco do lugar, principalmente em mulheres (que apresentam a cápsula do ombro mais frouxa).
Portanto, quando ouvirem de alguém que "foi só uma luxação" já sabem que não é bem assim. Talvez fosse melhor "não foi uma luxação, ainda bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail