Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fratura da rótula

Fratura da rótula: nem sempre é simples tratar
A patela (antiga rótula, lembram?) é considerado um osso sesamóide, que fica no meio de tendões importantes do joelho (o chamado aparelho extensor). Em outros posts aqui do blog já falamos sobre joelho, e hoje achei interessante lembrar da fratura da patela.
Interessante porque em muitos serviços de residência essa fratura é considerada simples, de fácil tratamento, mesmo quando a cirurgia é indicada. Os médicos, futuros ortopedistas, que estão começando a sua formação na residência, adoram quando no hospital chega um paciente com fratura de patela, pois essa normalmente é uma cirurgia destinada a eles, no início de formação, justamente pelo fato de ter essa alcunha de "fratura simples".
Na minha opinião isso deveria ser reconsiderado pela ortopedia. A fratura de patela é quase sempre uma fratura articular (aquela que envolve uma articulação), e por isso merece cuidadosa redução cirúrgica. A fratura deste osso faz com que o paciente perca temporariamente a força para elevação da perna, pois ela afeta todo o mecanismo de extensão do quadriceps. Esse geralmente é o fato (aliado a dor) que leva o paciente ao pronto socorro.
Outro fator que pesa muito na hora de se tratar cirurgicamente uma fratura de patela é o fato dela estar dentro de um complexo sistema muscular, que é o aparelho extensor do joelho, como já citamos. Qualquer falta de atenção na fixação e no ato operatório em sí pode causar problemas futuros de mobilidade do joelho.
As fraturas de patela podem ser operadas por várias técnicas, porém a mais frequente de ser realizada é a técnica de banda de tensão, que consiste na colocação de fios rígidos acoplados a fios de aço para permitir uma rápida manipulação do joelho. Nesta técnica, dobrar o joelho é fator fundamental para ir grudando a fratura, mas essa técnica deve ser utilizada com critério, para evitar complicações.
RX mostrando fratura na parte inferior da patela - este paciente ainda apresentava um cisto com calcificações na região do tendão patelar (um caso bem raro). Aproveitamos a cirurgia para ressecar também esse cisto.
Cisto de tendão patelar calcificado que ressecamos junto com a cirurgia de fixação da patela.
Neste paciente preferimos fazer o reforço do tendão patelar com enxerto, para prevenir ruptura futuras do tendão da patela, já que depois da retirada do cisto de tendão esse ficou enfraquecido.

RX do final da cirurgia, mostrando a fixação da fratura de patela pela técnica da banda de tensão
Tão importante quanto a cirurgia é a fisioterapia, que deve respeitar os princípios que foram utilizados na cirurgia, para que a flexão e extensão do joelho promovam a união óssea sem danificar a articulação do joelho como um todo.
Posted by Rogerio Silva

Um comentário:

  1. eu fraturei a patela direita dia 11/03/13 e fiz cirurgia porque fraturou em 5 partes colocando 2 pinos e 1 arco. Hoje com 14 dias comecei a fisio, mas to me sentindo insegura porque ela ja quer realizar a flexao. nao é muito cedo?o certo nao seria fortalecer a musculatura primeiro? o medico pediu crioterapia, tens na coxa, flexao e alongamento. nao nao concordei com a flexao. me ajuda por favor, to mega aflita bj

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail