Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

treinamento funcional- Personal Trainer no desporto

Personal Trainer no desporto
Por admin em 23/02/2010 | Comentários 3

É evidente que com o passar dos anos, o rendimento desportivo se tornou mais dependente da preparação física dos atletas.

Há tempos atrás, um nível técnico elevado por parte de algum atleta ou equipe poderia ser considerado um diferencial que provavelmente garantiria um bom desempenho ou uma vitória. Atualmente, devido à evolução da ciência da preparação física, equipes ou atletas que não são tão bons tecnicamente, conseguem obter resultados semelhantes aos obtidos por aqueles que apresentam excelente nível técnico, desde que estejam fisicamente preparados.
Em outras palavras, a preparação física nivelou os adversários, independente do nível técnico, desde que esse último não seja considerado abaixo da média, é claro.

Devido a isso, as sessões de treinamento físico ganharam grande importância, a ponto de alguns treinadores planejarem suas sessões de treinamento técnico e/ou tático somente após a elaboração do calendário de treinamento físico.

No entanto, uma boa preparação física depende muito do profissional que a aplica, especificamente de sua formação/especialização e sua experiência prática. Dessa forma, o ideal seria que cada atleta ou equipe contasse com um profissional ou uma equipe de profissionais cuidando somente dessa questão.

Porém, essa não é a realidade do desporto nacional, principalmente no âmbito amador (não-profissional), que é de onde surgem grandes talentos. Em muitos casos, técnica, tática, preparação física e outros fatores são de responsabilidade de apenas um profissional.

É óbvio que não existe profissional polivalente, ou seja, é impossível ser bom em tudo. Nesses casos, a probabilidade de falhas em algum ponto é muito grande.

É aí que entra o personal trainer (treinador personalizado). Esse profissional, que já é bem aceito na área fitness, poderia contribuir para complementar o trabalho realizado pelos treinadores. Assim, os treinadores ficariam responsáveis pela parte técnica e tática, e o personal trainer, pela questão física.

Além de dividir as responsabilidades, aprimorando o trabalho, o treinamento personalizado atende ao princípio da individualidade biológica, princípio que afirma que nenhum atleta é igual ao seu semelhante. Sendo assim, o treinamento que é eficiente para um indivíduo, pode não ser eficiente para outro, cabendo ao profissional a escolha da melhor metodologia, tendo em vista sua capacitação para tal função.

Devido à falta de investimentos por parte de algumas equipes na contratação de profissionais, o personal trainer se torna uma opção interessante e eficiente para aqueles atletas que querem investir em si, almejando a melhora de seu rendimento.

Para garantir o sucesso, a interação entre os profissionais envolvidos é de fundamental importância. Havendo um bom planejamento e respeito mútuo, todos só terão a ganhar com isso, principalmente o atleta.

Pense nisso. Vale a pena o investimento.

Bons treinos!



.: Cauê Vazquez La Scala Teixeira, formado em Educação Física (UNIMES);Pós-graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE) e Treinamento de Força (UNISANTA);

.: Autor do livro “Musculação: desenvolvimento corporal global” (Phorte Editora);
.: Professor concursado da seção de avaliação física da Prefeitura Municipal de Santos; Palestrante em eventos da InForma, PRIME eventos, Prefeitura Municipal de Santos e eventos avulsos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail