Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Padrões fundamentais de movimento

Padrões fundamentais de movimento
O ser humano consegue executar muitos movimentos, esses movimentos foram tabelados em padrões, os chamados padrões fundamentais de movimento.
Quem não se lembra da infância quando brincávamos e nos movimentávamos com muita mobilidade. As crianças conseguem agachar-se e ficar por horas mexendo em seus brinquedinhos.

Os padrões fundamentais de movimento são classificados em 3 tipos:

Manipulativos – envolve precisão de braços e pernas, e controle espacial no contato com objetos. Exemplos: Pegar/Receber , arremessar, chutar

Locomoção – Envolve o deslocamento do corpo. Exemplos: Andar, Correr, Saltar

Equilíbrio – Envolve a estabilização do corpo em diversas situações. Exemplos: Ficar em pé, sentar, equilibrar em um pé.

Infelizmente com a vida atribulada atual, nos movimentamos pouco e esses padrões de movimento vão sendo perdidos. O sedentarismo e o estresse postural são as principais causas dessa perda.

Passamos muitas horas sentadas e isto está associado ao aparecimento de encurtamentos e desequilíbrios musculares, sendo estes os principais desenvolvedores de lesões.

O processo de recuperar os padrões fundamentais de movimento é à base do Treinamento Funcional. Para isso, é necessário detectar quais movimentos estão afetados, e quais encurtamentos e desequilíbrios estão prejudicando-o. Conseguimos isto através de uma avaliação de movimentos.

Além disso, o treinamento deve ser embasado nas respostas dessa avaliação. A liberação miofáscial é fator marcante neste processo, pois ajudará a aliviar os músculos que causam tais desequilíbrios. Isto somado a exercícios de flexibilidade dinâmica caracterizam a primeira parte de uma sessão de Treinamento Funcional, a partir disto o corpo está apto para executar os próximos estímulos, que chamo de Reativação Neuromuscular.

Confira no próximo post.

Abraços
Liberação Miofascial – Pontos de Gatilho


por Gray Cook
(traduzido por Alexandre Ienne, NASM – OPT)

Pontos de gatilho são encurtamentos em certas áreas do músculo. Eles parecem pequenos nós localizados na parte central de um músculo. A compressão destes pontos é quase intolerável e é comum estes pontos referirem dor e serem relacionados com outras partes do corpo.

Pontos gatilho podem interferir no seu programa de treinamento em duas maneiras distintas:

- Músculos que possuem pontos gatilho não responderão bem a alongamentos e flexibilidade, e o músculo logo voltará em seu comprimento original, assim tornando quase ineficaz sua sessão de alongamento e flexibilidade depois de 12-24 horas.

- Pontos de gatilho podem também interferir na coordenação e na força muscular, reduzindo a efetividade de seu treinamento com pesos, treinamento de agilidade ou treinamento cardiovascular.

Pontos de gatilho podem aparecer depois de uma lesão muscular em decorrência do trauma que é causado à fibra muscular. Ou, pontos de gatilho podem ser o resultado de usar a musculatura impropriamente. Muitas vezes nosso corpo usará incorretamente certos músculos decorrente à má postura, mecânica de movimento ruim ou hábitos errados de treinamento, ou seja, focar muito em um grupo muscular e não o bastante em outros.
Uma grande aquisição para atletas e clientes são produtos chamados “stick de liberação miofascial” ou “rolo de espuma para liberação miofascial”. Estes são alguns dos mais seguros e efetivos “remédios” no que diz respeito ao tratamento e avaliação dos pontos gatilho. Eu aprofundo mais nesse assunto no meu livro “Athletic Body in Balance”.

Se você não se sente confortável com esses métodos de liberação miofascial, eu recomendo um massagista, um treinador com experiência nesse tratamento ou um fisioterapeuta.

No entanto, lembre-se, uma vez que o ponto gatilho é tratado você precisa voltar e procurar a causa dele. Se foi devido a uma lesão muscular, você já achou. No entanto, se for por má postura ou treinamento com falhas em exercícios de simetria e equilíbrio, você precisa atacar essas falhas também e ter certeza que o ponto gatilho não retorne.

www.artedaforca.com.br

Gray Cook é um fisioterapeuta. Criou a FMS (Functional Movement Screen, um dos pilares da Reebok Core Training System, desenvolvida em 2000. Autor do livro “Athletic Body in Balance”. Você pode achá-lo no site www.funtionalmovement.com

Continue Reading
Liberação Miofascial (Parte 1)
Posted by admin | Posted in Novidades | Posted on 09-03-2011 0Share14
A Fáscia é um tecido conjuntivo extremamente resistente que se espalha através do corpo, da cabeça aos pés sem interrupção. Desde as células e as artérias, aos músculos, ossos, órgãos, etc., tudo está envolvido pela fáscia.

A Libertação Miofascial é uma técnica especializada de alongamento usada para liberar tensão e realinhar o corpo. A palavra miofascial é derivada da palavra latina “myo”, que significa músculo e “fascia” tecido.

Má postura, inflamação ou um trauma, seja ele físico ou emocional, podem ocasionar um enfraquecimento da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos, músculos, vasos sangüíneos, estruturas ósseas e/ou órgãos.

Possivelmente uma porcentagem grande de pessoas que sofrem com dor ou restrição de movimentos em alguns membros, possam estar tendo problemas de fáscia, porém, na sua maioria não são diagnosticados dessa forma.

1. Como os tecidos se tornam tensos.

Postura ruim, lesões físicas e várias doenças podem desalinhar o corpo e causar uma complexa teia de fascias do corpo a tornarem-se restringidas. Quando fibras musculares estão lesionadas, a fascia que cerca os músculos torna-se curta e tensa. Esta quantidade desigual de pressão sobre a fascia pode se vincular aos tecidos subjacentes que causam aderência e cicatrizes. Ao longo do tempo, estas aderências podem limitar a variedade de movimento dentro de uma articulação e causar dor e dormência através do corpo.

2. Como liberar a compressão dos tecidos.

A soltura utilizada na liberação miofascial somada a exercícios pode fragmentar a cicatriz por suavizar, expandir e realinhar a fascia. Liberar as contraturas do tecido restaurará, por fim, o equilíbrio do corpo aliviando a dor e melhorando a circulação sanguínea.

Referência: www.lulanascimento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail