Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS

TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS


Nós já sabemos que existem várias causas de dôres NAS COSTAS. Existem dôres de origem conhecida e desconhecida e dôres cujo tratamento de escolha é a CIRURGIA. Vamos nos ater ao tratamento daquela DOR NAS COSTAS que aflige milhões de pessoas no mundo. Vamos falar primeiro da DOR AGUDA e mais tarde da DOR CRÔNICA.

Em ambos os tipos de DOR a meta é primeiro ALIVIAR A DOR e segundo EVITAR que a DOR retorne, o que se consegue com um TRATAMENTO PREVENTIVO, através de EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS que são a chave DO SUCESSO.

TRATAMENTO NA FASE AGUDA

ALÍVIO DA DOR

1. MEDICAMENTOS
Existem três tipos de medicamentos que podem ser usados isoladamente ou em conjunto. São os RELAXANTES MUSCULARES, ANALGÉSICOS E ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES.



RELAXANTES MUSCULARES: - que como o próprio nome indica relaxam a tensão e o espasmo muscular;
ANALGESICOS: - aliviam a dor e consequentemente a tensão;
ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES: São medicamentos que não contém cortisona. Agem diretamente na região inflamada reduzindo a congestão venosa e a inflamação local.



Os ANTIINFLAMATÓRIOS que contém cortisona e derivados só devem ser usados sob rigoroso controle médico. São medicamentos potentes e se deve ter cuidado com os efeitos colaterais.
Também na fase aguda o cliente deve estar relaxado, emocionalmente calmo e dormir bem. Para isto o médico pode prescrever ANSIOLÍTICOS E TRANQUILIZANTES.

PARA O TRATAMENTO DA LOMBALGIA AGUDA
ACOMPANHADA DE CIÁTICA

A MEDICAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS INICIAIS são os mesmos, mas em casos especiais pode-se recorrer à INJEÇÃO EPIDURAL com CORTICOIDES.

ONDE É FEITA?

No espaço EPIDURAL que se localiza para fora da membrana DURA MATER que envolve a medula nervosa. Neste espaço injeta-se CORTISONA mais anestésico local. Este procedimento em geral é realizado com a ajuda de um anestesista.

O QUE ACONTECE DURANTE E APÓS A INJEÇÃO?

A injeção é feita com o cliente acordado em ambiente estéril e não há necessidade de internação. Após anestesia local o espaço entre a 2ª e 3ª ou 3ª e 4ª vértebras lombares, é puncionado por agulha especial até que a sua extremidade atinge o espaço (existe técnica especial para a localização exata do espaço), quando então é injetada a medicação. O cliente é monitorado por pelo menos 1 hora e após pode ir para casa andando. A melhora é rápida e o cliente se sente aliviado.
O efeito pode durar desde alguns dias até meses. É claro que alguns dias após o procedimento deve-se realizar investigações mais profundas para se detectar a origem da DOR CIÁTICA. A DOR CIÁTICA PERSISTENTE APARECE E REAPARECE DE TEMPOS EM TEMPOS E, EM GERAL SE DEVE A UMA HÉRNIA DISCAL, EMBORA SEJA IMPORTANTE FAZER O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE OUTRAS DOENÇAS MAIS IMPORTANTES.
NESTAS HORAS A OPINIÃO DE UM MÉDICO É INDISCUTÍVEL. NUNCA RECORRA A PROFISSIONAIS NÃO QUALIFICADOS COMO MASSAGISTAS POR EXEMPLO.
EXAMES COMO RADIOGRAFIAS, TOMOGRAFIAS OU RESSONÂNCIA MAGNÉTICA SÓ PODEM SER SOLICITADOS E AVALIADOS POR MÉDICO COMPETENTE. CUIDADO COM A MEDICAÇÃO

Remédio como sabemos é uma "ARMA DE DOIS GUMES" . Quando são bem prescritos e administrados os resultados são surpreendentes e amplamente satisfatórios. Entretanto, os efeitos nocivos colaterais devem ser MONITORADOS e nestes casos somente o MÉDICO COMPETENTE tem a palavra.

2. REPOUSO

O REPOUSO no leito em posições especiais é fundamental e inadiável pelo menos nas primeiras 48 a 72 horas.
Nós ensinamos também para os nossos clientes EXERCÍCIOS que já devem ser realizados nas primeiras horas após o início da crise. É claro que a pessoa é orientada cuidadosamente e os EXERCÍCIOS só devem ser realizados se os mesmos não são acompanhados de DOR ou desencadeiem uma exacerbação da DOR. Esta orientação é usada rotineiramente em nossa clinica.

3. CALOR/FRIO

O CALOR aplicado no local da DOR é um coadjuvante importante e pode ser usado livremente devido à sua ação antiinflamatória.
O tratamento pelo CALOR segundo a nossa experiência é melhor que o FRIO, embora existam profissionais que prefiram o FRIO, (BOLSA DE GELO) cuja ação, apesar de parecer um PARADOXO, é igual a do CALOR. Em nossa clinica nós só usamos o CALOR.

OUTROS TIPOS DE CALOR

Existem outros tipos de equipamentos que geram calor superficial e profundo na zona dolorosa como o ULTRASOM, ONDAS CURTAS, TENS (iniciais do termo inglês "Trancutaneous Electrical Nerve Stimulation") e FORNO DE BIER.
Estes procedimentos são realizados por fisioterapeutas com indicação médica.

4. COLETES

Em alguns casos de DOR AGUDA ou CRÔNICA, receitamos COLETES elásticos que imobilizam parcialmente a coluna lombar. Estes coletes ou cintas abrangem desde a parte baixa da coluna lombar até cerca de 15 ou 20 centímetros da cintura.
Em geral os coletes são usados durante o dia e retirados a noite. Eles trazem um alivio da DOR pois limitam os movimentos da coluna. Não somos adeptos do uso constante e permanente dos coletes pois eles podem causar um enfraquecimento da musculatura abdominal pelo desuso. De qualquer maneira eles podem ser um importante coadjuvante no tratamento das dores agudas ou crônicas.

E APÓS A MELHORA DA DOR AGUDA, O QUE FAZER?

Vamos falar inicialmente do cliente que NÃO TEVE DOR CIÁTICA.
Ele já melhorou da sua dor aguda e necessita de uma orientação PREVENTIVA para EVITAR o APARECIMENTO DE UMA NOVA CRISE. Como já dissemos anteriormente o tratamento é através dos EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS.

QUAL O TEMPO DE RECUPERAÇÃO?

Como já assinalamos anteriormente as DORES NAS COSTAS desaparecem no DECORRER DE DIAS OU SEMANAS, na maioria das vezes a recuperação se dá entre 3 a 5 dias. Assim que o CLIENTE se sente melhor ele deve abandonar o repouso e reassumir o seu trabalho porém, com cuidado. O repouso no leito por longo tempo é desaconselhável por CONTRIBUIR para um ENFRAQUECIMENTO DA MUSCULATURA. Nós passamos aos nossos clientes alguns "ENSINAMENTOS" para que ele trabalhe sem se desgastar, por exemplo como sentar, como ficar de pé próximo a um balcão, como dormir, como carregar um peso, como executar outras atividades da vida diária, QUANDO INGERIR analgésicos etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail