Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tratamento para dor persistente nas costas

Tratamento para dor persistente nas costas Compartilhar Data: 02/07/2004


O tratamento para dor persistente nas costas pode incluir um programa especial de exercícios, terapia medicamentosa ou, mais raramente, cirurgia. É importante que o seu problema seja avaliado por um médico antes de você decidir qual o tratamento adequado.

O exame clínico
Seu médico vai conduzir um exame físico completo, incluindo o levantamento da perna estendida, para fazer um diagnóstico de dor nas costas.

A sua história médica
Para o seu médico, a parte mais importante da avaliação do seu problema nas costas é descobrir exatamente como a dor começou e o que aconteceu desde então, além de outros aspectos médicos. Você será, então, examinado. Estes procedimentos podem ser tudo o que é necessário.

Exames de sangue
Como já vimos anteriormente, na maioria das vezes a dor nas costas tem causas mecânicas e, portanto, os resultados dos exames de sangue são normais. Entretanto, estes testes são úteis quando se investiga possíveis causas inflamatórias ou outras causas da dor nas costas. A espondilite anquilosante, em particular, está associada e certos tipos células brancas conhecidas como HLA-B27. Se elas não estão presentes nos resultados de seu exame de sangue, você tem pouca probabilidade de ter esta doença. Um resultado de exame de sangue que indica a presença de HLA-B27, contudo, não prova que você tem espondilite anquilosante, já que este tipo de célula branca é encontrado em 8% das pessoas saudáveis, que não têm esta doença.

Raios-x

Somente quando necessário
Muitos raios-X da coluna são realizados, mas
eles geralmente fornecem pouca informação
sobre a causa do problema.

Realiza-se um número enorme de raios-X embora a maioria deles não seja necessária. As únicas pessoas que precisam deles são aquelas com dor nas costas grave que não melhora com tratamento simples e aquelas com problemas complicados, Raios-X desnecessários devem ser evitados, pois cada um deles envolve alguma, mesmo que leve exposição à irradiação.

Radiculografia

Tomografia Computadorizada
Um paciente entra em um escâner de tomografia, o qual fornecerá um retrato detalhado das estruturas da coluna e poderá ajudar a explicar os sintomas desta pessoa. IRM
Como mostra esta IRM da coluna, esta técnica produz uma imagem de alta qualidade das vértebras, discos e músculos circundantes.

Quando examinamos raios-X da coluna nós estamos, na verdade, estudando as sombras dos ossos. Não podemos enxergar as partes moles, como os nervos e discos dentro da coluna. Em um radiculograma (mielograma), injeta-se um corante opaco a raio-X na coluna vertebral. Quando há um disco rompido, o corante terá uma reentrância onde o disco comprime a medula espinhal, assim a localização do disco danificado pode ser identificado no raio-X.

Tomografia computadorizada (tc): A tomografia computadorizada permite aos médicos utilizar os raios-X para obter uma visão mais nítida das estruturas internas da coluna vertebral. Possibilita, particularmente, o exame dos contornos internos das estruturas ósseas e observação de detalhes dos discos.

Imagem por ressonância magnética: A IRM envolve o uso de campos magnéticos em vez de raios-X, e é especialmente útil para o estudo dos nervos, ligamentos e discos internos às estruturas ósseas.

Limitações da TC e da IRM: Estes métodos de imagem estão, aos poucos, se tornando mais acessíveis. Contudo, não se sabe ao certo quem realmente se beneficia destes métodos. Assim como raios-X das costas, as alterações que eles revelam freqüentemente t6em pouca correlação com os sintomas.

Tratamentos não-medicamentosos
O tratamento para a dor nas costas crônica depende da sua causa, os problemas mecânicos - mais freqüentes - ou por alguma outra doença.

Cuidando das suas costas
A atividade física é benéfica para os indivíduos com problemas crônicos nas costas. Você deve se manter ativo e se exercitar, embora deva tomar algumas preocupações de bom senso. Você deve ter o cuidado, por exemplo, de evitar stress excessivos nas costas e de prestar atenção na sua postura quando estiver sentado, em pé, ou levantando algum objeto. Levantar grandes cargas é algo que você não deve fazer.

Fisioterapia
As idéias sobre tratamento mudaram dramaticamente nos últimos anos. Agora acreditamos que o papel principal dos fisioterapeutas é o de levá-lo a se mexer novamente e a retomar suas atividades normais o mais rápido possível. É importante que você seja encaminhado para um fisioterapeuta se o seu problema nas costas já dura mais de algumas semanas e corre o risco de se tornar crônico.

O fisioterapeuta vai ensiná-lo como a suas costas funcionam, o que pode dar errado e como proteger as costas de stress excessivo. Vai ensiná-lo, também, exercícios cujo objetivo é restaurar a sua mobilidade, para que você possa funcionar normalmente de novo.

O programa de exercício será, geralmente, ajustado às suas necessidades individuais, mas incluirá exercícios para fortalecer os seus músculos das costas e do abdômen, assim como exercícios pélvicos.

Algumas vezes o fisioterapeuta vai utilizar várias formas de calor, como a lâmpada infravermelha ou a diatermia de onda curta. Outros métodos auxiliares incluem compressas frias ou aerosol refrescante, ultra-som ou massagem. Tratamentos como estes não curam o problema a longo prazo, mas podem ser tranquilizadores e relaxantes. Eles têm um valor especial como preliminares a outras formas de tratamento, como os exercícios, que seriam, de outra maneira, muito dolorosos.

A tração, como vários dos tratamentos para dor nas costas, é usada desde a antigüidade. Você se deita em uma mesa especial para tração, presa por uma faixa sobre o seu peito e outra sobre a pelve, e as duas metades do seu corpo são gentilmente estiradas. A idéia é alongar as articulações danificadas e aliviar a pressão sobre os nervos danificados. A tração ajuda momentaneamente, mas o seu valor a longo prazo é duvidoso e seu uso tem se tornado restrito. Não vale apressar-se para comprar um dos aparelhos caros que existem no mercado para tração feita em casa.

Exercícios
Existem muitos tipos diferentes de exercícios para indivíduos com dor crônica nas costas e a escolha depende muito da natureza do seu problema particular.

Alguns exercícios podem ser benéficos para um tipo de dor nas costas, mas ruins para outro, portanto seja cauteloso ao planejar o seu programa de exercícios. Você deve discutí-lo com o seu fisioterapeuta em primeiro lugar. Os vários tipos de exercício incluem aqueles já descritos, voltados para o fortalecimento das costas e dos músculos abdominais (conhecidos como exercícios isometricos), e aqueles que melhoram os movimentos das costas. Deve-se evitar todo exercício que piora a dor repentinamente. O melhor é realizar uma quantidade determinada de exercícios e aumentá-la gradativamente dia a dia.

[Veja alguns exercícios para Dor Crônica nas Costas]

Esporte
Os esportes devem se manter ativos e retornar ao seu esporte assim que for possível logo após um ataque importante de dor. As opções mais seguras são caminhadas, a natação e o ciclismo. Esportes de contato como rugby são arriscados, uma vez que os movimentos repentinos e inesperados das costas podem desfazer muitas semanas de progresso contínuo.

Mobilização e manipulações
Se a dor nas costas é causada pelo deslocamento das articulações ou discos, deve ser possível recolocar estas estruturas no lugar pela manipulação da coluna. Esta é a teoria que esta por trás de várias técnicas de mobilização e manipulação. Há uma grande variedade de técnicas adotadas por fisioterapeutas, ospeopatas, quiropráticos, médicos e cirurgiões ortopedistas.

Alguns destes profissionais aplicam forças diretamente sobre a vértebra na coluna enquanto outros usam os ombros e os quadris como alavancas.

Não há consenso entre os vários profissionais da área sobre quais problemas devem ser tratados com manipulação, quando utilizar os diferentes tipos de manipulação e qual a utilidade relativa destes tratamentos.

A manipulação pode acelerar a recuperação de um episódio agudo de dor nas costas, mas não se sabe ao certo se ela traz um benefício real para a dor nas costas crônica. Em geral, a manipulação parece ser segura, embora algumas pessoas refiram uma piora de seu problema nas costas. Há um risco muito pequeno de danos aos nervos quando a manipulação é feita sob anestesia.

Tratamentos medicamentosos
O principal objetivo do tratamento medicamentoso é aliviar a dor. Os dois principais tipos de medicações utilizadas são os que aliviam a dor, conhecidos como analgésicos, e aqueles que também controlam a inflamação da área danificada, conhecidos como medicações antiinflamatórias. A natureza do problema nas costas é importante para que se determine qual tipo de medicação trará o tratamento mais efetivo.

Analgésicos
Existem vários tipos de analgésicos, mais fracos ou mais fortes, que podem ser combinados com outras medicações. Mas todos devem ser administrados somente com prescrição médica.

Medicações anti-inflamatórias
Estas medicações são especialmente úteis para quem tem muita rigidez quando se deita e quando se levanta de manhã. O seu principal papel é reduzir a inflamação, mas elas são também analgésicos eficientes.

Existem medicações antiinflamatórias alternativas, vendidas com prescrição, geralmente consumidas na forma de comprimidos. Muitas pesquisas são dedicadas à produção de novas versões que possam ser administradas em uma ou duas doses por dia, no lugar de várias doses - uma vantagem óbvia.

Todas as drogas antiinflamatórias podem causar irritações estomacais, portanto você pode receber uma prescrição de um tratamento para úlcera concomitante. Algumas das medicações antiinflamatórias mais novas, têm menor risco de problemas estomacais. Alternativamente, se os comprimidos anti-inflamatórios causam muita irritação ao seu sistema, o seu médico pode prescrever a medicação em forma de supositórios.

Relaxantes musculares
Se você é uma das pessoas que apresenta espasmos graves dos músculos das costas, que podem ser muito dolorosos, pode se beneficiar de relaxantes musculares.

Medicações anti-epiléticas
As dores nevrálgicas são como choques repentinos que se irradiam das costas pela perna, geralmente acompanhados de formigamento e dormência. Estes parecem ser causados por uma sensibilidade exacerbada dos nervos danificados Indivíduos com epilepsia apresentam células cerebrais ultra sensíveis, que disparam de maneira descontrolada, causando convulsões (ou ataques). As mesmas drogas utilizadas para conter este problema também podem ser eficazes no alívio da dor nevrálgica.

Antidepressivos tricíclicos
Algumas pessoas com dor crônica nas costas desenvolvem dor generalizada e hipersensibilidade da pele, que se torna sensível à qualquer pressão. Isto se deve, provavelmente, a uma alteração no sistema de processamento da dor do sistema nervoso central. Este tipo de dor não melhora com analgésicos convencionais. Pessoas com depressão clínica podem apresentar alterações bioquímicas semelhantes a estas, e as medicações usadas para o tratamento da depressão, podem ser eficazes no tratamento deste tipo de dor.

Injeções
As injeções podem ser muito úteis para certos tipos de dor nas costas. Podem ser de vários tipos, dependendo da natureza exata do problema.

•Para pontos sensíveis. Algumas pessoas com problemas nas costas têm uma ou duas áreas sensíveis bem definidas nas costas, talvez nos tecidos superficiais, nos ligamentos que conectam as vértebras, as juntas sacroilíacas ou outros. Seu médico pode identificar estas áreas ao examinar com cuidado as suas costas, enquanto você está deitado em uma posição relaxada. Os pontos sensíveis podem ser tratados com uma injeção de uma pequena quantidade de anestésico local e um esteróide potente. Os esteróides também tem ação antiinflamatória duradoura. Depois da injeção, você deve ficar sem dor por 2 ou 3 horas, devido ao anestésico, depois a dor pode retornar por, aproximadamente, 24 horas. Contudo, depois deste período, algumas pessoas referem que a dor diminui drasticamente. A duração deste alívio varia consideravelmente de pessoa para pessoa, mas para muitos é bastante prolongada.
•Injeções nas articulações facetárias. Algumas vezes o problema aparece nas articulações facetárias atrás da coluna, e ele também pode ser tratado através de injeções, utilizando-se uma agulha fina. O procedimento é geralmente feito com orientação do raio-X, para que a injeção possa ser posicionada precisamente no lugar correto da articulação.
•Injeções epidurais. Uma injeção epidural é administrada na coluna em volta das camadas que circundam a medula espinhal e as raízes nervosas. Injeta-se um anestésico local com uma pequena quantidade de uma droga. Você pode receber esta indicação se tiver ciática que tenha melhorado após um ataque grave, mas que não desapareceu completamente.
Tratamentos complementares
Um método de alívio para que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo, a acupuntura pode ser usada como um tratamento complementar para a dor nas costas.

Algumas pessoas relatam que sua dor nas costas responde bem a tratamentos complementares como acupuntura.

A acupuntura foi desenvolvida na China há 2000 ou 3000 anos. Pensava-se que ela agia alterando o equilíbrio entre as duas forças opostas conhecidas como Yin e Yang. A acupuntura é utilizada com freqüência pela medicina acidental atualmente. Agora sabemos que ela estimula a liberação de químicos naturais, conhecidos como endorfinas e encefalinas, no cérebro e na medula espinhal, os quais podem bloquear a passagem das sensações dolorosas. Agulhas esterilizadas são inseridas na pele e depois giradas para produzir estimulação. Alguns acupunturistas utilizam os pontos de acupuntura da tradição chinesa, mas, para muitos, isso se deve mais ao costume do que a uma crença.

A acupuntura não funciona para todo mundo. Algumas pessoas respondem bem, outras obtém apenas um benefício a curto-prazo e necessitam repetir o tratamento e outras referem não sentir nenhuma diferença.

ENET
A dor nas costas pode ser difícil de ser controlada. Algumas vezes, os sintomas são aliviados por um bloqueio na passem dos impulsos nervosos da coluna para o cérebro.

O problema da acupuntura é que a técnica de inserir agulhas através da pele e aplicar estimulação é altamente sofisticada e só pode ser realizada em uma clínica especializada. Enet (que significa estimulação nervosa elétrica transcutânea), por outro lado, é um tratamento que você mesmo pode administrar em casa.

Você fixa eletrodos em um gel condutor especial na pele das costas. Estes são, então, conectados a uma bateria e a um estimulador, que se usa no seu cinto. Quando você liga o aparelho, múltiplos pequenos impulsos de eletricidade estimulam a sua pele, cuja intensidade, freqüência e duração podem ser ajustados de acordo com a sua conveniência.

A estimulação elétrica assemelha-se a leves picadas na sua pele. Ela age da mesma maneira que a acupuntura, estimulando os nervos, e libera substâncias no cérebro e na medula espinhal que bloqueiam a sensação dolorosa.

Esta técnica é útil para quem tem dor crônica nas costas, porque pode-se ligar o estimulador sempre que precisar. Assim como com a acupuntura, a Enet não funciona para todos, mas se você tem dor persistente, deve conversar com o seu médico sobre a possibilidade de usá-la. O tratamento pode ser, algumas vezes, extremamente bem sucedido.

Coletes
O suporte lombar ou colete consiste de um cinto firme para o corpo, que vai da caixa torácica à pelve com barbatanas na parte da trás, que são lâminas chatas de ferro moldadas como as costas.

O uso do suporte lombar limita os movimentos das costas e aumenta a pressão no seu abdômen, aliviando portanto, a dos nas costas. Infelizmente, o uso do colete por um longo período pode levar à rigidez permanente nas costas e, a longo prazo, muitos coletes causam tantos prejuízos quanto benefícios.

Hoje em dia acreditamos que, para a maioria das pessoas, a meta deve ser restaurar os movimentos das costas o mais rápido possível e, por isso, os coletes só são utilizados raramente.

Tratamentos cirúrgicos
Estima-se que uma operação seja necessária em cada 2000 ataques de dor nas costas. A cirurgia só deve ser considerada se os seus sintomas não responderam a outros tratamentos, se você apresenta dor grave e persistente e se o seu problema é do tipo que pode se recuperar com a cirurgia. Por isso, a cirurgia provavelmente não vai ser considerada assim que surge uma crise de dor nas costas.

Em vez disso, outros tipos de tratamento serão experimentados primeiramente, os quais permitem que a maioria das pessoas melhore sem cirurgia. Se você chegou no ponto em que a cirurgia está sendo considerada, o seu cirurgião organizará a realização de testes detalhados.

Apenas alguns tipos de problemas nas costas são passíveis de responderem bem à cirurgia. Particularmente, aqueles com dor ciática grave na perna apresentam bons resultados. Aproximadamente 80% a 90% das pessoas mostra-se satisfeita com os resultados. Por outro lado, a freqüência de sucesso não é tão boa para aqueles cujo problema principal é dor nas próprias costas.

Qual operação?
Existem muitos tipos diferentes de operação nas costas. A mais comum é a que remove um disco com prolapso - mais freqüentemente, o disco entre a quarta e a quinta vértebras lombares, ou entre a quinta lombar e o sacro. Para prevenir recaídas, remove-se todo o disco e não só a área que se rompeu. Em alguns casos, o problema central é causado pela pressão do osso da coluna vertebral sobre as raízes nervosas. A cirurgia vai procurar aliviar esta dor, retirando o osso para criar mais espaço. Algumas vezes há um movimento excessivo entre os ossos da coluna vertebral e o cirurgião pode decidir fixar as vértebras umas ás outras, o que é conhecido como fusão espinhal.

Convalescença
Você deve começar a se levantar e andar alguns dias após a cirurgia. Provavelmente você terá que usar um suporte lombar por algumas semanas, mas poderá retornar a atividades leves de trabalho em um ou dois meses. Você só poderá pensar em fazer algum trabalho manual pesado depois de muitos meses e deve sempre consultar o seu cirurgião antes de empreender qualquer atividade que cause peso excessivo na sua coluna.

Reabilitação intensiva

Procurando ajuda especializada
Pessoas com problemas muito graves nas costas podem se beneficiar de um programa de reabilitação intensiva, elaborado de acordo com as necessidades, o que trará de volta sua mobilidade e confiança. .

Uma pequena parcela das pessoas com dor nas costas crônica desenvolve sintomas muito graves e, infelizmente, se torna extremamente incapacitadas.

Existem várias razões para que isso ocorra, incluindo não só as formas mecânicas de danos na coluna, mas também as cicatrizes que podem se desenvolver em torno das raízes nervosas. Podem ocorrer outras alterações no próprio sistema nervoso central, e o problema todo é freqüentemente exacerbado por depressão e ansiedade.

Infelizmente, esse tipo de dor nas costas pode ser muito difícil de ser tratado. Os indivíduos nesta situação requerem uma avaliação profissional cuidadosa e compreensiva, que inclua não só uma análise do problema físico mas também das reações do paciente a ele. O próximo passo é o de desenhar um programa de reabilitação intensiva, elaborado de acordo com as necessidades do indivíduo em particular. Este programa almeja não só restaurar a função física, mas também ajudar a pessoa em questão a lidar com o problema e levar uma vida normal.

Este tipo de tratamento pode ser muito eficaz para os que apresentam dor nas costas mais incapacitante. Infelizmente, a disponibilidade deste tipo de programa é extremamente limitada e atualmente, só é oferecida por poucos centros.

Espera-se que estes serviços se tornem mais amplamente disponíveis brevemente.

PONTOS CENTRAIS
•A história e o exame clínico são as partes mais importantes da avaliação. Exames por imagens são complementos úteis nos casos apropriados.
•indivíduo que sofre de dor nas costas deve entender como as costas funcionam, o que pode dar errado e por que vários tipos de tratamento são utilizados.
•Os exercícios são benéficos para as costas, mas movimentos repentinos e forçados devem ser evitados.
•A escolha do comprimido está relacionada com o problema clínico. A maioria dos pacientes melhora com um simples analgésico, como o paracetamol, ou com medicações antiinflamatórias, como o ibuprofeno.
•A cirurgia só é necessária em ocasiões raras. De modo geral, ela funciona melhor para a dor ciática na perna do que para dor nas costas isolada.
•Programas de reabilitação intensiva são eficazes para pessoas com problemas crônicos nas costas.


Fonte: ISTOÉ - GUIA DA SAÚDE FAMILIAR
Vol. 1 "DOR NAS COSTAS" pág.: 55 a 72

>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail