Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

DOR – Como viver sem ela?

DOR – Como viver sem ela?
Publicado em março 1, 2008 por tatipilates
Independente do tipo de dor, dor crônica, dor que vai e volta, dor que piora com o frio, dor que piora quando acorda ou que nem te deixa dormir, qualquer tipo de dor ela só é percebida através do sistema nervoso que manda um impulso elétrico (sinapse) avisando o cérebro de que algo está errado.

Uma pessoa saudável de modo geral, após uma queda, ou qualquer machucado, vai perceber que passados alguns dias, o corpo se recupera e regenera, é o famoso médico interior. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa e claro da gravidade da lesão, quanto mais jovens mais rápida e eficiente é a nossa capacidade de cura.

Mas por que em alguns casos ou em algumas situações essa cura natural não acontece?

Depois do que aconteceu comigo (leiam costocondrite – dor no esterno ou costelas e outras dores crônicas) e depois de ler alguns livros sobre diferentes terapias holísticas além de cursos que participei, eu descobri que, uma vez passado por um momento de grande estresse ou grande impacto, o corpo passa a guardar essa energia na memória do músculo. Eu me refiro a uma queda muito forte, a um acidente de carro, a uma experiência de extrema raiva ou frustração, ou pode ser a soma de tudo isso junto. O corpo aprende a se contrair e não sabe mais relaxar aquela fibra muscular, em alguns momentos ele se encontra mais ou menos contraído por isso temos dias com mais ou menos dor, mas ela está sempre lá. Você pode ir a um massagista e vai se sentir ótimo, mas depois de algumas dias, às vezes algumas horas, você já pode perceber o corpo se contraindo e tensionando denovo. Eu costumo fazer uma analogia com uma aula de musculação, após uma hora de treino você percebe o seu corpo cansado e dolorido, mas normalmente após um dia ou dois ele já volta ao normal. Agora imagina você fazendo um exercício 24 horas por dia por meses ou anos, sem intervalo de descanso, o músculo vai dorer, ele vai fadigar e reclamar cada dia mais. Mesmo dormindo ele está contraído, por isso é que você acorda com mais dor, durante o dia por estar sempre se movimentando a dor vai passando e minimizando, só no final do dia, que o acúmulo do cansaço somado a uma postura pobre pode levar a um agravamento da dor novamente. Se os músculos ainda não estiverem inflamados, um relaxante muscular poderá ajudar a dormir melhor e fazer com que o corpo se recupere, mas sem um medicamento parece ser impossível se sentir bem. No pior dos casos, nenhum remédio parece poder ajudar.

O que fazer então?

Existem algumas formas para retroceder esse quadro. Algumas pessoas obtêm excelentes resultado com a aplicação da acupuntura ou do Shiatsu, eu consegui reverter o meu quadro respirando e fazendo Pilates, e hoje eu me utilizo da técnica CranioSacral em meus clientes nesse tipo de tratamento de dores sem uma causa aparente com ótimos resultados na aceleração do processo da cura.

Como funciona:

Pela terapia CranioSacral, eu aplico impulsos elétrios através das pontas dos dedos nos músculos contraídos e nervos inflamados. É como se fosse uma massagem bem leve, sem praticamente nenhuma pressão. Todos temos eletricidade correndo pelo corpo através do sistema nervoso, você já esfregou o sapato no carpete e deu choque em alguém? Já levou choque tocando no carro ou já viu aquelas bolas com raios de eletricidade que quando você toca o vidro o raio vai até as pontas dos seus dedos? É a energia da bola se comunicando com a sua energia… e nessa terapia a energia do terapeuta se comunica com a do paciente. Acontece assim: quando um músculo está muito contraído formando couraças ele tende a comprimir o nervo fazendo com que ele inflame. Já o nervo inflamado vai fazer com que o músculo se contraia mais ainda. É um ciclo vicioso, onde um agrava o outro. Ao aplicar o impulso elétrico nessa região, o nervo vai desinflamando e desinchando, assim como o músculo vai relaxando e deixa de apertar o nervo. O cérebro pára de receber a informação da dor e ela minimiza gradualmente até desaparecer. Com o músculo relaxado ele vai descansar permitindo a sua recuperação e a sua cura.

O problema é que, normalmente devido a dor alteramos a mecânica do movimento para proteger a área lesionada, esse movimento novo compensatório não se corrige sozinho, mesmo após a recuperação da lesão, ele continua errado e fora de alinhamento fazendo com que a dor volte ou que outras dores apareçam com o passar do tempo.

Quando a dor é recente, muitas vezes apenas uma ou poucas aplicações da terapia são suficientes para que o corpo se recupere e se restabeleça.

Porém também existe algo chamado antecipação de dor; é que o corpo lembra que determinado movimento trouxe dor no passado e ele vai contrair antes mesmo de doer, bloqueando qualquer movimento parecido para se proteger. Nesta contração ele pinça o nervo e a sensação é de uma agulhada. A antecipação da dor faz com que o movimento se limite cada vez mais, fazendo com que toda a estrutura fique comprometida devido ao encurtamento de fibras musculares, tendões ou ligamentos. Outro fator comum é a falta de força que acaba sobrecarregando a parte lesionada.

Em todos estes casos, além de aplicação de terapias como a CranioSacral, massagem ou acupuntura é importante fazer o trabalho de fortalecimento do membro e de mobilização para que o corpo volte a se movimentar livremente.

Um cuidado especial deve ser tomado para que tudo seja feito com o mínimo de dor para que o corpo aceite ao invéz de bloquear. Tanto o Pilates como qualquer outro exercício corretamente orientado, mesmo que forem aplicados dentro do limite do paciente poderão enfrentar grandes dificuldades devido a memória da dor, por haver uma grande dificuldade na recuperação, isto é, por não conseguir relaxar após a contração realizada nos exercícios.

O trabalho terapêutico da massagem ou craniosacral ou qualquer outro, é a chave do sucesso no tratamento, permitindo o relaxamento do músculo que está cansado e tenso logo após a atividade e diminuindo as dores do dia seguinte.

Eu estava bem e de repente as dores voltaram, por quê?

Então, eu comecei a fazer pilates, estava mais forte, tudo ia bem… praticamente não tinha mais dor. Veio Dezembro e resolvi não praticar pilates pois tinha uma viagem marcada e depois vinham as festas do fim de ano… Um mês sem fazer aula e minhas dores voltaram. Era noite de Natal e minhas dores estavam tão fortes que eu tive que me deitar e mal participei da festa. Sem falar que pareciam piores do nunca! Mas por quê? Eu não pude entender… Na verdade eu só fui entender o porquê meses depois, quando meu ex-marido voltou a me perturbar e eu fui perceber que eu havia transferido a raiva e o estresse com relação a ele para o meu dia-a-dia; que eu contraia o meu corpo como eu fazia nas discussões com ele a toda a hora. Eu repetia aquele padrão a todo momento. A minha cura só aconteceu verdadeiramente após conseguir reprogramar o meu corpo para que ele não reagisse de maneira tão intensa nos momentos em que as coisas não estavam acontecendo da maneira esperada.

Por isso eu digo, qualquer terapia isolada não faz milagres, as transformações têm que acontecer de dentro para fora para que a cura realmente aconteça, independente de qual tratamento você escolha. A soma de terapias pode trazer excelentes resultados, a medicina tradicional não deve ser substituida pela medicina alternativa e sim adicionada. É importante encontrar a causa do seu problema, o que realmente está desequilibrando a harmonia da sua vida e trazendo bloqueios, tudo pode ter começado com um acidente de carro, mas pense que, se por causa de um acidente de carro, você perdeu o emprego, deixou de pagar suas contas, sujou o seu nome, com esse estresse acabou terminando um relacionamento… tudo isso vai trazendo mais e mais tensões para o seu corpo, podendo agravar e aumentar as suas dores. Normalmente isso vira uma bola de neve que vai só aumentando. A dor vai limitando as suas atividades, você vai enfraquecendo cada vez mais. Não tem vontade de sair de casa, vai se isolando mundo, perde as esperanças de melhorar porque os médicos não encontram a causa de suas dores, exames e mais exames que não dizem nada… remédios que pouco fazem efeito nos fazendo entrar em depressão…

Cada pessoa tem uma somatória de experiências de vida, de traumas e tensões, o que realmente importa é a forma como esses problemas são enfrentados, como cada um reage frente às situações difíceis. Eu costumo dizer aos meus clientes: é preciso ter fé, independente da sua crença ou religião você precisa acreditar que existe uma força maior ou na Energia Cósmica. Acreditar que as coisas vão acontecer da melhor maneira possível. Dê o seu melhor em tudo e o resto acontece na hora que for para acontecer. Se não aconteceu como você planejava é porque não era para acontecer, assim é a vida… não adianta tensionar o corpo todo ou sentir raiva, ou frustração quando algo está errado ou fora do esperado. Perceber como você reage, como o seu corpo contrai nessas situações é o primeiro passo… Peça perdão pelas suas falhas quando você erra ao invez de se auto-criticar ou deixe de temer pelo que vão falar. Se tem algo que você não gosta ou discorda converse e fale sobre o assunto, segurar e engolir para evitar uma discussão pode não ser a melhor solução pois você vai ficar se remoendo em seus pensamentos, só espere o momento de raiva passar para poder conversar sem gritos e com respeito. Aprenda a ouvir e a perceber as diferenças dos outros, respeitar as diferenças não quer dizer perder seus próprios ideais. Perdoe os erros dos outros, ninguém é perfeito… e não espere por reconhecimento, ajude pelo prazer de ajudar sem esperar um obrigado mas pelo prazer de fazer bem aos outros. Você será muito mais feliz assim! Se quiser conversar mais sobre o assunto me escreva, eu gostaria muito de poder ajudar.

Pare e pense: O QUE EU POSSO FAZER HOJE PARA MELHORAR A MINHA VIDA? Depende unicamente e exclusivamente de mim essa transformação!

Um lar harmonioso e um ambiente de trabalho harmonioso são imprescindíveis à saúde física e mental e a felicidade.

(By Tatiana Matsuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail