Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

FUNCIONAMENTO DA COLUNA

FUNCIONAMENTO DA COLUNA



LORDOSE LOMBAR:

Agora que temos uma boa noção da anatomia da coluna vamos nos deter um pouco no estudo do seu funcionamento.

Estudos mostram que na posição SENTADA a pressão nos discos é maior que na posição DE PÉ (POSIÇÃO ORTOSTÁTICA). Esta pressão aumenta ainda mais quando nos sentamos de maneira ERRADA, por exemplo com a LORDOSE LOMBAR aumentada ou diminuída exageradamente.









O aumento da LORDOSE LOMBAR (HIPERLORDOSE) causa um desequílibrio mecânico na coluna um dos principais responsáveis pela DOR NA COLUNA




A DOR NAS COSTAS da mulher grávida é causada principalmente pelo aumento da LORDOSE LOMBAR que aparece devido ao aumento da barriga.

Este aumento desvia para frente o centro de gravidade da coluna. Esta postura sobrecarrega músculos ligamentos e discos.

A) Aumento da Lordose Lombar




O QUE É HERNIA DE DISCO E DOR CIÁTICA?


Durante a inclinação lateral do corpo ou quando exercemos um movimento de torsão, a pressão nos DISCOS também é anormal e assimétrica causando uma deformação no próprio DISCO e uma mudança de posição das FACETAS ARTICULARES.
Se o movimento for brusco e não estivermos preparados para executá-lo (por exemplo tentar defender uma bola difícil num jogo de tênis; um escorregão, uma queda de "mal jeito", pegar um peso de maneira errada) estas estruturas são solicitadas anormalmente podendo causar desde PEQUENOS TRAUMAS NO DISCO OU ATÉ UMA RUPTURA DO SEU ANEL FIBROSO. As cartilagens das facetas também sofrem microtraumas.
Há um consenso na comunidade cientifica que estes pequenos traumas produzem minirupturas e que essas minirupturas são uma das principais causas de DOR NAS COSTAS.


A) Anel fibroso não rompido
(PROTUSÃO DISCAL)
B) Anel fibroso rompido
(HÉRNIA DISCAL)



Portanto a cada crise de DOR que uma pessoa tem durante a sua vida corresponde a uma destas rupturas.
Após várias rupturas o anel fibroso fica mais fraco e se dilata produzindo uma PROTUSÃO DISCAL (HÉRNIA DISCAL).

Esta protusão comprime o NERVO que está próximo. Na coluna lombar isto acontece principalmente com os discos entre as duas últimas vértebras lombares, e neste caso o nervo comprimido é o nervo CIÁTICO que está próximo. Esta compressão produz a DOR CIÁTICA. Esta DOR começa em uma das nádegas e se irradia para a parte de trás da coxa, caminha para as panturrilhas ou parte lateral da perna podendo chegar até a parte lateral do pé.

O QUE É PONTO GATILHO?


* Ponto Gatilho Com certa freqüência apesar da dor difusa e associado à dor ciática o doente refere e localiza um ponto que é mais doloroso que os outros. Este ponto é chamado de PONTO GATILHO ou "TRIGGER POINT". Um dos procedimentos comumente usados é o de injetar anestésico local, associado ou não à cortisona profundamente neste ponto, indo até a massa muscular.
Muitas vezes o doente sente um alívio bastante satisfatório.




DESIDRATAÇÃO DO DISCO



Outro fenômeno que acontece com o DISCO é a sua desidratação, e isto faz parte do nosso envelhecimento natural (A pele flácida e enrugada do velho é devido à sua desidratação).
A desidratação do disco faz com que ele perca altura diminuindo o espaço entre dois corpos vertebrais vizinhos. Esta alteração causa um "aperto" das estruturas vizinhas locais, proporcionando com os anos o aparecimento de bicos de papagaio entre os corpos vertebrais e nas facetas articulares além de produzir um engrossamento dos ligamentos locais.


O QUE É ESTENOSE DO CANAL?

Estes bicos de papagaio também penetram no CANAL MEDULAR diminuindo o espaço pelo qual passa a MEDULA NERVOSA. Esta diminuição da largura do canal chama-se ESTENOSE DO CANAL MEDULAR. Nestes casos a MEDULA NERVOSA FICA COMPRIMIDA, dificultando a circulação do sangue no local provocando uma série de alterações como por exemplo: forte dor lombar ao andar, obrigando a pessoa a fazer paradas constantes durante um curto percurso, cãibras noturnas, formigamentos e adormecimentos das pernas no período noturno. A ESTENOSE DO CANAL geralmente só aparece nas pessoas acima dos 70 anos, é fruto da degeneração e do desgaste das estruturas da coluna lombar e o seu tratamento de eleição quase sempre é a CIRURGIA.

A) Bicos de papagaio no Corpo Vertebral
B) Estenose do Canal
C) Bico de papagaio invadindo o Canal Medular. O contorno do Canal está deformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail