Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Costocondrite – dor no esterno ou costelas e outras dores Crônicas

Costocondrite – dor no esterno ou costelas e outras dores Crônicas
Publicado em fevereiro 24, 2008 por tatipilates
Se você tem dores no peito ou dores na parede do tórax, você poderá estar sofrendo de uma Costocondrite. Ela consiste numa dor causada pela fragilidade da cartilagem que liga as costelas ao esterno. Pode vir acompanhada de inflamação do manúbrio esternal, onde uma tomografia poderá mostrar pontos de erosões no osso devido a esta inflamação. Pode ser identificada pela pressão sobre alguns pontos ao longo da margem do esterno, verificando-se uma fragilidade e uma suavidade nestas pequenas áreas que estarão doloridas e sensíveis ao toque. É normal também apresentar quadro de Fibromialgia com o passar dos anos, onde a pessoa apresenta um alto número de pontos de dor pelo corpo todo. (leia também DOR – Como viver sem ela?)

Dizem que a Costocondrite pode se curar por si própria após meses ou anos… que pode ser aguda ou crônica… e que não existe uma causa determinada. Os médicos parecem meio perdidos nesse assunto… mas, eu gostaria que vocês soubessem e por favor transmitam caso conheçam alguém sofrendo do mesmo mal, que eu curei as minhas dores através do Pilates… reaprendendo a respirar. Não só me curei como já ajudei muitos através da respiração e da Terapia CranioSacral. Pessoas que tomavam diferentes remédios para poder suportar a dor os quais de nada adiantava. Que ouviram de médicos:”não há mais nada que eu possa fazer por você, você vai ter que aprender a conviver com essa dor!” e ficaram depressivos e desenganados…

MAS HÁ SIM UMA SOLUÇÃO!!!

A minha estória vai ajudar a entender o processo da dor e como pude encontrar a luz no final do túnel, por favor leia até o final pois apesar de que cada um tem um estresse diferente como fator inicial de tensão, o processo de agravamento é o mesmo:

Eu sofri mais de 2 anos de tudo isso, costocodrite, erosão no esterno, fibromialgia. Parei de trabalhar devido ao enfraquecimento do membro superior, mal podia lavar louça de tanta dor. Espirrar era o fim do mundo, eu sentia o esterno bater na pele como se estivesse fraturado – solto. Na verdade, ao passar dos anos ele praticamente estava, pois a erosão no manúbrio esternal foi tão grande que o meu ortopedista me encaminhou a um oncologista. Eu me tratava com um médico Reumatologista sem muitos resultados, cheguei a tomar um remédio que podia causar depósitos na retina o que comprometeria minha visão… Bom, o oncologista pediu uma biopsia para descobrir se não era Tuberculose no osso, mas os resultados foram os seguintes: tecido fibroso, isto é, tecido inflamado comum numa artrose ou artrite. Voltei a um outro reumatologista, mas este se recusou a me tratar! “Isso não é artrite-artrose!”

Tudo começou com o estresse vivido no meu casamento, foi um relacionamento difícil, meu ex-marido era agressivo, bebia demais e eu passava por muitas situações de nervoso. Depois tive um filho e acabamos nos mudando para o Japão onde, segundo o meu ex-marido tudo iria melhorar pois ele iria ter melhores condições. Claro que isso nunca aconteceu e após alguns meses de uma vida infernal, ele conseguiu aceitar que se não nos separássemos ele iria acabar me matando por eu não aceitar as atitudes dele. Apesar dele ter me agredido na ocasião, eu consegui voltar ao Brasil com meu filho que naquela época tinha apenas um ano. Como sempre o carregava no colo, comecei a ter dores nas costas e no peito, apenas dores musculares. Voltei ao Brasil e logo arrumei um trabalho como professora de Ginástica Olimpica, minha antiga profissão. Alguns meses de trabalho e as dores foram aumentando cada vez mais… e um ano depois tive que sair de licença saúde por não aguentar mais de tanta dor. Não conseguia nem dormir direito. Uma médica até me receitou anti-depressivos na tentativa de me fazer relaxar e dormir melhor para apagar a memória da dor. Mas alguns dias de dependência do remedio me assustaram e resolvi parar. O pior é que, não trabalhar não ajudou a melhorar, parece que a gente fica mais depressiva e só foi piorando. Após o diagnostico da biopsia como sendo uma artrose, recebi uma orientação de uma amiga terapeuta holística, que disse que segundo Louise Hay, artrose está ligada a um sentimento de ódio. Logo pensei no meu ex-marido… mas eu nao sentia nenhum ódio por ele… já o tinha perdoado… mas esse pensamento ficou em minha cabeça até o dia em que ele voltou do Japão e logo conseguiu o meu telefone e me ligou. Ao conversar comigo como se nunca tivesse feito nada errado e fosse meu melhor amigo, todo aquele sentimento voltou e após desligar o telefone, fui ao meu quarto onde me deparei com a bagunça que meu filho havia feito com tinta a óleo, pintando as mãos e pés, cama, chão, tapete, lençol… estava tudo pintado! adivinha… foi aí que a ficha caiu… eu tinha transferido aquele sentimento de ódio pelo meu ex-marido para outras coisas e acontecimentos… meu peito se espremeu tanto, se contraiu de tal maneira que ficou evidente o que eu estava fazendo com o meu corpo! É como se o corpo aprendesse a se contrair em reação a uma determinada situação e nunca mais desaprendesse… e eu fui reparando que a toda a hora do dia eu repetia o mesmo padrão de contração para situações simples, mesmo qdo eu derrubava água, que não mancha e nem faz sugeira, eu só tinha que secar… estar atrasada… trânsito… se meu filho não me obedecesse… qualquer coisa!

Mas o que fazer?

Bom, a solução foi a seguinte… eu aprendi a respirar, aprendi a relaxar o corpo… e eu me pegava prendendo a respiração constantemente… e qdo isso acontecia, já estava com tanta dor! Inspirar, nem pensar!!! Eu tinha que parar… demorava alguns segundos e depois eu soltava o resto do ar que tinha no peito deixando o esterno relaxar… para só aí poder inspirar… e bem pouquinho… nada de respirar muito fundo porque eu travava de tanta dor… após algumas respirações tudo ia relaxando e a dor ia desaparecendo e se dissipando… tinha dias ruins com muita dor e dias melhores… A fluidez dos movimentos do Pilates me ajudaram a diminuir o estresse, fui realizando os exercícios com quase nenhuma carga ou resistência, gradualmente melhorei minha força sempre respeitando meus limites, tudo muito pequeno no começo, poucas repetições e muita respiração. Hoje estou mais forte do que nunca e posso apertar meu esterno sem ter dor alguma. É como se o osso tivesse voltado a ser como era antes! Porém, por incrível que pareça, ainda hoje, após tantos anos, às vezes me pego prendendo a respiração em situações de estresse e tensão… com uma pequena diferença, agora o meu corpo logo reclama e me avisa de que algo está errado e logo volto a respirar…

A chave da melhora foi estar sempre prestando atenção nas minhas reações durante o dia… para poder transformar a minha forma de reagir frente a uma situação difícil. Às vezes eu me pegava gritando com meu filho, nervosa e de repente eu ia falando pra ele ” mas porque eu estou falando assim, com essa gartanta toda presa, tão irritada” e com o tempo fui encontrando uma nova maneira de agir e de falar mesmo quando precisava ser mais firme com ele. É como meditar durante o dia… pois não adianta meditar e se relaxar em casa e depois sair no trânsito xingando a Deus e ao mundo!

Pense nisso…

Se você se perceber durante o dia e conseguir se transformar, isso irá diminuir o seu nível de estresse, ajudar a baixar a pressão e poderá diminuir até dores de cabeça. Numa situação difícil pense assim… se não há nada que eu posso fazer por que me preocupar? e se posso fazer algo, então não há porque me preocupar… se está atrasado, peça desculpas… ficar nervoso não vai adiantar. Acredite que o que tem que ser vai acontecer… e viva a vida um dia de cada vez.

Por isso… R E S P I R E ! ! !

(By Tatiana Matsuo

2 comentários:

  1. Gostei! Tenho fibro, dor no esterno,de cabeça(diária) e tudo mais...Incrível! Eu tb já percebi que prendo a respiração por um minuto, sem me dar conta!

    ResponderExcluir
  2. achei as informaçoes uteis pois acho eu ter o mesmo problema pois sinto dores fortes no manubrio qual esta inchado e meu peito esta senssivel ao toque.
    passei por momentos de muito stresse e tbme fizemos uma viajem ao beto carrero e andei com o meu filho de 3 anos no colo fico feliz por vc de hoje esta bem pois e algo que nao desejo pra ninguem felicidades.......UAM

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail