Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sintomas e tratamentos da pubalgia

Conheça os sintomas e tratamentos da pubalgia
Por David Homsi | 22/03/2010 - Atualizada às 10:40


Pubalgia é uma condição médica caracterizada pela ocorrência de dor na região do púbis (osso do quadril). Pode ser causada por intensos treinos físicos, causando inflamações e consequentemente dores, sendo estas muitas vezes incapacitantes. Necessita de um diagnóstico diferenciado, pois possui os mesmos sintomas de uma distensão muscular e a análise médica torna se imprescindível.

Os principais sintomas são as dores na região do púbis, dor durante a prática de abdominais, dor ao se levantar, ao tossir e espirrar e aumento da dor durante o apoio unipodal (com um dos pés apenas ). Também em exercícios de alta intensidade, como a corrida, dor na musculatura adutora (lado de dentro da perna) e dores na região lombar.

Uma vez diagnosticada a pubalgia, torna-se necessário o tratamento imediato, pois caso ela se torne crônica, o tratamento fica um tanto quanto complicado e uma cirurgia não é descartada. A pubalgia crônica tem como principais causas o encurtamento dos músculos posteriores da coxa, a sobrecarga da musculatura adutora da coxa e a fraqueza dos abdominais.

O diagnóstico é feito por meio de uma análise sintomática associada a uma minuciosa avaliação biomecânica de fatores intrínsecos, relacionados com o próprio atleta e de fatores extrínsecos, relacionados diretamente com a prática desportiva.

O tratamento da pubalgia é conservador. Pede se ao atleta que pare seus treinos por completo, medicamentos como anti-inflamatórios são necessários (prescritos por médicos) e a fisioterapia torna se uma aliada diariamente com alongamentos da musculatura adutora, abdominal e paravertebrais. É necessário um equilíbrio muscular entre estas estruturas, crioterapia e também a eletroterapia e bandagens funcionais (therapy taping).

Geralmente, percebe-se uma melhora em questão de semanas, mas há casos que se alongam por meses, havendo até a necessidade de cirurgia. Como a região do púbis está ligada à coluna vertebral, o tratamento errado da pubalgia pode acarretar em lesões na região lombar e aumento das dores.


David Homsi
Consultor Webrun da seção Fisioterapia. Ministra cursos e palestras em diversas universidades e congressos no Brasil. Fisioterapeuta com experiência internacional e especialista em fisioterapia esportiva pela Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva) e FMU, além de ser mestrando em Ciências da Reabilitação. Professor da pós-graduação da FAGAMMON em reabilitação músculo esquelética esportiva. Hoje está na equipe de medicina esportiva Dr. Osmar de Oliveira. Site: www.davidhomsi.com.br

Um comentário:

  1. Sr.doutor, sou praticante de futebol e lesionei-me durante um jogo nessa mesma pratica fiz varios exames e foi-me diagnosticado pubalgia.Encontro-me a 3 meses parado e ja tomei antiflamatorios, electroterapia os resultados são minimos porem, ja iniciei a corrida lenta e as dores muito lentamente tem diminuido.sera q voltarei a jogar.ainda tenho muitas dores ao mudar de velocidade .Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail