Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ARTROSE – RECUPERAÇÃO COM AJUDA DA MEDICINA ESPORTIVA

ARTROSE – RECUPERAÇÃO COM AJUDA DA MEDICINA ESPORTIVA
Publicado por admin em 25/8/09 • Categorizado como Atividade Física, Beleza & Saúde, Saúde Pública

A artrose é uma das doenças mais frequentes da humanidade e uma das principais causas de incapacidade física com o avançar dos anos.

De acordo com o Dr. Ari Radu Halpern, Reumatologista do Hospital das Clinicas, a artrose (ou osteoartrite como é atualmente conhecida) é uma doença da cartilagem articular que pode afetar várias articulações do corpo. Embora a artrose possa ocorrer como consequência de outras doenças ou malformações que alterem a arquitetura articular, frequentemente ela surge sem nenhuma causa aparente e nestes casos é chamada de artrose primária afetando principalmente quadril, joelhos, mãos e coluna.


A artrose se manifesta clinicamente por dor articular, eventualmente associada com inchaço e limitação dos movimentos. A causa da artrose primária não é totalmente conhecida, mas, o exercício físico regular e o controle de peso têm um importante papel na prevenção da artrose de membros inferiores. Da mesma forma, o tratamento da artrose já estabelecido em membros inferiores envolve sempre exercícios físicos, como de fortalecimento muscular, propriocepção e equilíbrio, que são, provavelmente, as modalidades terapêuticas não cirúrgicas mais importantes no acompanhamento destes pacientes.
Porém, lesões esportivas causadas por exercícios realizados de maneira incorreta podem favorecer o surgimento ou desenvolvimento de artrose já estabelecida. Desta forma, exercícios físicos em portadores de artrose devem ser realizados sob supervisão especializada.

Muitos pacientes com artrose procuram a B-Active para realizar um programa especifico para fortalecimento muscular. Os especialistas indicam e consideram o treinamento na academia especializada em Medicina Esportiva o procedimento mais adequado e seguro para retardar a cirurgia, facilitar o ato cirúrgico e proporcionar uma recuperação mais rápida pós cirúrgica.

Dr. Benjamin Apter, diretor da B-Active comenta que “é muito comum recebermos alunos com indicação cirúrgica da artrose. Para eles, desenvolvemos um programa especifico para dar um restabelecimento mais rápido nesta situação”. Ainda completa, que “a média do tempo de recuperação pós cirúrgica para clientes que se submeteram a esse programa é de dois meses. Isso significa que após isso, já estão aptos para realizar as AVD’s (Atividades da Vida Diária) e também para retornarem a academia com indicação do próprio cirurgião para realizar um programa especifico de reabilitação.

O processo degenerativo de desgaste da cartilagem está principalmente relacionada ao envelhecimento, a problemas congênitos, traumatismo ou sobrecarga das articulações. Esssa degenaração do tecido provoca dor, limitação do movimento e, em estágio avançado deformação do osso. Afeta principalmente as articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral.
O exercício físico adequado embora não atue nas causas hereditárias ou evite a ação do envelhecimento pode reduzir danos e adiar a prograssão da doença, além de evitar a sobrecarga articular, afirma Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício e Coordenador da academia B-Active.
Todos os estudos mais recentes apontam para o fortalecimento muscular, que estabiliza as articulações, afirma Apter. É importante que o exercício não cause impacto nem sobrecarga nas articulações.
O tratamento da artrose envolve um conjunto de medidas multidisciplinares que incluem medicamentos, terapia ocupacional, reabilitação, exercícios físicos e eventualmente cirurgia. No entanto, a melhor forma para cuidar do problema é a prática do exercício físico, que tem um papel central na prevenção, tratamento e até mesmo na reabilitação pós cirúrgica de portadores de artrose.



www.b-active.com.br
Tagged as: Adicionar nova tag, Ari Radu Halpern, articulações, artrose, cartilagem, incapacidade física, joelhos, lesões esportivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail