Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lesões no joelho

Medicina Esportiva – Lesões no joelho


O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e também uma das mais afetadas no dia-a-dia. As pessoas usam seus joelhos como pivô para mudança de direção, para pular ou saltar, ajoelhar, correr e apoiar. Independente da prática esportiva, os joelhos são alvos de lesões freqüentes.

Atualmente mais de 4 milhões de pessoas por ano submetem-se a tratamento médico para as patologias do joelho nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil estes dados estatísticos não são conhecidos.

O joelho é muito vulnerável ao trauma direto (“pancadas”) ou indireto (torções). Ele apresenta ligamentos que estabilizam a articulação, evitando movimentos anormais, auxiliados pelos meniscos (em número de dois), que além de estabilizarem o joelho, distribuem a carga/impacto e servem como amortecedores das cartilagens. Estas, por sua vez, absorvem os impactos e choques. Existem quatro grandes ligamentos no joelho: (LCA) Ligamento Cruzado Anterior; (LCP) Ligamento Cruzado Posterior; (LCM) Ligamento Colateral Medial; e o (LCL) Ligamento Colateral Lateral. Os mais freqüentemente lesionados são o LCA e o LCM.

As lesões de menisco, cartilagem e ligamentos podem acometer atletas de alto nível, embora sejam mais freqüentes em atletas de finais de semana, devido ao condicionamento físico inadequado. Medidas preventivas podem evitar que estas lesões ocorram ou se agravem com o tempo:
1º) Condicionamento físico (aeróbico e muscular) adequado, respeitando as características do atleta, principalmente idade e presença de patologias prévias.
2º) Atenção ao local onde a prática vai ser realizada - condições do solo, aderência, regularidade do piso (notar a presença de depressões ou elevações).
3º) Equipamento adequado que inclui o uso de calçados próprios para o tipo de piso (grama, salão, sintético, etc.).
4º) Realização de aquecimento prévio, com alongamento global da musculatura, tendo atenção especial para os membros inferiores, parte anterior e posterior da coxa, panturrilha e quadril. Atividades aeróbicas de 3 a 5 minutos e, somente então iniciar a prática desportiva.
5º) Respeito aos limites do condicionamento físico do atleta, já que ele se torna mais vulnerável a lesões quando este limite é extrapolado.
6º) Alongamentos ao final da atividade física funcionam como uma proteção à musculatura e às articulações porque promovem relaxamento e diminuição das tensões.

Atletas que praticam basquetebol, futebol e tênis, sem o uso de calçados adequados, estão susceptíveis às lesões do LCA. Mudanças de direção, arrancadas ou freadas rápidas durante corridas e saltos são também causas de lesões indiretas do LCA.

As lesões do LCM ocorrem mais por trauma na face lateral (externa) do joelho, acometendo mais os praticantes de futebol, judô e karatê.

As lesões do LCP ocorrem preferencialmente por trauma na região anterior da parte superior da perna (futebol), embora possa também ocorrer por torções.

As lesões de LCL ocorrem por trauma na face medial ou mecanismo rotacional do joelho, estando relacionados com futebol, judô e basquete.

O mais importante diante de uma entorse ou de uma lesão do joelho é evitar o agravamento através de procedimentos que podem ser realizados inicialmente . A sigla P.R.I.C.E. serve como uma orientação básica – de fácil execução e memorização: P=Proteção (imobilização com ataduras ou joelheiras), R=Repouso (seja através de muletas, evitando assim o apoio com o membro lesionado, ou através do repouso domiciliar), I=Ice (Gelo, que deve ser usado por 15 a 20 minutos durante 4 a 5 vezes ao dia), C=Compressão (que pode ser feita através de uma bandagem elástica ou joelheira, colocada de tal forma que não obstrua a circulação sangüínea) e E=Elevação (mantendo o membro elevado, evita-se o edema ou inchaço). Estes procedimentos devem ser continuados até que seja feita uma avaliação pelo ortopedista.



Autor: Hugo Santos Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail