Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Flexibilidade e Hipertrofia

Flexibilidade e Hipertrofia
Hipertrofia e flexibilidade





Prof. Dr. Abdallah Achour Junior



Universidade Estadual de Londrina

Um músculo somente pode ser considerado forte, se tiver capacidade de se estender amplamente e um músculo somente é flexível se puder suportar tensões e sobrecargas sem se lesar. Assim, nosso sistema muscular acompanha uma metáfora da vida, força para se superar e flexibilidade para contornar os obstáculos.



Extrai extensibilidade de seu volume muscular.



Definitivamente, uma pessoa pode ser hipertrofiada (com grande massa muscular) e ser flexível. No âmago, esta afirmação parece não condizer com o que frequentemente se observa no dia-dia, pessoas hipertrofiadas com pouca flexibilidade. Um motivo é que as pessoas interessadas na hipertrofia, (estética) negligenciam a flexibilidade, esta se mostra importante na estética porque contribui na postura, se economiza energia, e pode evitar dor muscular, tornando-se a flexibilidade um fator de saúde.
Outro motivo, muitas pessoas que treinam hipertrofia permanecem tempos irrisórios em alongamento de 5 a 10 segundos, tempo esse reduzido para desenvolver a flexibilidade, mas suficiente para se descontrair o músculo.
Todos os indícios científicos tornam-se favorável ao pressuposto: quanto mais se quer desenvolver a massa corporal (hipertrofia) mais deveria dar atenção à flexibilidade. Infelizmente, somente se percebe a necessidade de flexibilidade quando a pessoa já se tornou hipertrofiada. Neste momento, fica mais difícil se tornar flexível, pois os músculos se tornaram mais rígidos e particularmente não se desenvolveu o hábito de se alongar. Assim, deve-se desenvolver em paralelo a hipertrofia com a flexibilidade, mas não na mesma proporção nem necessariamente no mesmo dia.



O mais flexível identifica o caminho nas incertezas

São equívocos:
a- O alongamento enfraquece temporariamente as fibras musculares, isto pode ser verdadeiro quando se fica mais de 45 segundos no alongamento, ao qual o enfraquecimento devido ao relaxamento pode durar aproximadamente 120 minutos.


b- Após o treino de hipertrofia, a realização do alongamento prejudica o aumento da massa muscular, devido ao relaxamento das fibras musculares. Uma falácia, pois inúmeras pesquisas mostram que alongamento contribui para hipertrofia muscular. O alongamento suave após treino serve-se para restaurar a flexibilidade ao qual se apresentava anterior ao treino.


c- Um músculo hipertrofiado não mais se consegue alongar. Engano, pois pode ser mais difícil alongar um músculo hipertrofiado, porém, isto depende da paciência para se permanecer no alongamento, assiduidade, treinamento como freqüência.


De interesse, analisar que durante o treino de hipertrofia, torna-se comum as pessoas se olharem constantemente no espelho durante as séries, com isto fixam na mente a imagem corporal que se pretende atingir, isto fortalece sua determinação, este mesmo fato não ocorre no alongamento, pois suas mudanças são mais sutis.
È também tentador observar como é tendencioso treinar aquilo que se tem mais facilidade (genética) e evitar as dificuldades (menos influência genética), nesse contexto, pessoas com facilidade para se tornar forte, treinam muito mais força e negligenciam a flexibilidade e pessoas que tendem a ser flexíveis evitam treino de força.
Saúde relaciona-se com equilíbrio corporal, nesse sentido, deve-se esforçar para treinar as dificuldades e assim equilibrar o que a genética o presenteou com o que o ambiente (treino) pode ter proporcionado. Quanto mais se treina mais se aproxima daquilo que se realmente pode ser, outra metáfora da vida.
Isto posto pode ser mais bem esclarecido por um profissional de educação física o qual mesmo não concordando com algumas postulações supracitadas, elas se justificam em razão das diferenças individuais. Como exemplos, há pessoas que treinam hipertrofia e melhoram a flexibilidade, outras já são encurtadas quando começam a treinar hipertrofia. Afinal de contas são exatamente estas diferenças que tornam a aulas interessantes para o professor e desafiantes para os clientes, só não se pode buscar à imagem corporal de outros e se esquecer de si. Se assim o fizer a força está distante de você, pois você não aquilo que se apresenta ser.
Para se estabelecer um programa de hipertrofia juntamente com exercícios de alongamento recomenda-se que:
1: no aquecimento manter-se entre 5 e 10 segundos no alongamento estático e continuar com o mesmo movimento de forma dinâmica. Pode-se ainda realizar um exercício de alongamento com leve sobrecarga de forma bem lenta.


2- No resfriamento alongar suavemente o músculo que foi treinado e alongar mais prolongadamente e com um pouco mais de tensão os músculos não treinados naquele dia.

3- Utilizar um dia da semana para desenvolver a flexibilidade com tempo de alongamento de 30 segundos ou mais e relaxa num tempo prolongado 10 a 15 minutos.
Finalmente, flexibilidade extrema e desenvolvimento da massa corporal em grandes volumes (hipertrofia) não são necessárias para ser saudáveis, o que não implica aventar que não se podem ser saudáveis com ela, mas lembrar-se-ia que é freqüente quando se tem como objetivo algo extremo se afasta de outros fatores que beneficiariam o equilíbrio, concluindo que um programa para aptidão física deve nortear a força a flexibilidade e a resistência aeróbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail