Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Hérnias de disco também afetam o pescoço

Hérnias de disco também afetam o pescoço
Doenças da coluna são muito frequentes, e ainda bem que a maior parte delas é de causa muscular e pode ser tratada com medicamentos. Apesar disso, algumas lesões ainda são muito temidas, por parte dos pacientes, como as hérnias de disco, bem frequentes na região lombar.
Já falamos sobre isso num post do mês de julho, onde você pode ver claramente o que ocorre com o disco vertebral. Naquele post a idéia principal foi falar sobre as hérnias da região lombar, que são bem frequentes nos trabalhadores braçais e nas donas de casa. Hoje falaremos um pouco sobre as hérnias cervicais.
As hérnias de disco da coluna cervical são lesões que podem se iniciar como uma simples dor de pescoço, que com o tempo vai se irradiando para um dos braços (ou para os dois, mais raramente).
Imagem de ressonância magnética da coluna cervical mostrando hérnia discal na região de C6C7, com discreta impressão da medula óssea - essa paciente iniciou tratamento analgésico e fisioterapia, melhorando muito da dor.
Elas ocorrem pelo desgaste do disco vertebral, que passar por um processo de degeneração, depois de abaulamento e por última de herniação, que é o extravasamento do conteúdo interno do disco vertebral.
Nessa altura da coluna as hérnias podem comprimir a região da medula espinal, ao contrário das hérnias lombares, que comprimem raízes nervosas, principalmente as do ciático. Na coluna lombar a medula não está mais presente no canal medular, somente essas raizes nervosas, e é por isso que a sintomatologia pode ser diferente.
Quando a hérnia cervical comprime as raízes nervosas que vão para o braço os principais sintomas são:
- dor (no pescoço, que pode se irradiar para as costas e para o ombro)
- diminuição da sensibilidade no membro superior
- sensação de formigamento nos dedos
- sensação de peso no braço (que geralmente representa um quadro de compressão nervosa associado a fraqueza da musculatura)
O tratamento inicial deve ser sempre clínico, por meio do uso de analgésicos e antinflamatórios, que melhoram a dor e a condição inflamatória da lesão. A fisioterapia é muito importante para a analgesia auxiliar, e também para trabalhar toda a musculatura paravertebral e de equilíbrio da cintura escapular (região do ombro), muito importante também para toda estrutura de sustentação do pescoço.
O tratamento cirúrgico deve ser reservado para os casos que não foram resolvidos de forma clínica, ou quando a compressão é aguda por causa de uma herniação abrupta após um trauma grave (acidente de carro, por exemplo). Fraturas instáveis também devem ser tratadas com cirurgias, e hoje as técnicas melhoraram muito, por causa dos avanços nos materiais de fixação da coluna.
O importante é sempre a prevenção. Acostume-se a realizar exercícios de fortalecimento em casa mesmo, quando começar a sentir dores no pescoço. Esses exercícios podem ser muito úteis para prevenir lesões graves no futuro.
Posted by Rogerio Silva

2 comentários:

  1. quando li este informativo sobre hernia de disco, foi como se o Dr. Lucas estivesse falando comigo; pois sinto exatamente tudo isto que ele descreve neste texto, e muito mais. gente é uma dor muito incômoda, irritante, é como se você estivesse sempre com algo preso no pescoço ou nas costa, tenho hernia. lombar , e cervical

    ResponderExcluir
  2. TENHO HERNIA DE DISCO LOMBAR E CERVICAL, O MEU DIA DIA NÃO É FÁCIL. É MUITO BOM SABER SEMPRE MAIS SOBRE ALGO QUE NOS INCOMODA. OBRIGADA Dr. LUCAS

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail