Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dor na artrose?

Como aliviar a dor na artrose?
O tema artrose sempre é muito discutido em congressos médicos, e vez por outra algum novo medicamento aparece para ajudar os pacientes a diminuir as dores do dia a dia.
A artrose nada mais é do que o desgaste da cartilagem articular, que acomete mais frequentemente o joelho e o quadril, mas que também pode afetar as mãos e outros ossos do corpo. Algumas são decorrentes de traumas, como as fraturas que destroem as articulações em traumas graves, como acidentes de moto ou carro. Outras, porém, são chamadas idiopáticas, pois não tem uma causa definida.
Foto mostrando uma representação de um quadro de artrose no joelho (lado esquerdo da foto)
O diagnóstico é simples de ser feito, por meio de uma adequada consulta clínica que normalmente é completada com exames de radiografia simples. Uma radiografia bem tirada já é suficiente para dar um bom diagnóstico, e praticamente não precisamos de mais nenhum exame para ter certeza do diagnóstico.
RX de um paciente com artrose de quadril - a destruição articular causa dor e dificuldade para marcha
O tratamento visa diminuir a dor do paciente e melhorar a condição articular, e isso pode ser feito da seguinte forma:
1. Medicamentos: analgésicos e antinflamatórios são muito usados para melhorar a dor, e podem ser usados de forma oral (comprimidos), intramuscular ou em forma de cremes e pomadas. Analgésicos mais fortes, como os opióides, podem também ser usados, pois cronicamente podem ajudar a controlar a dor intensa de maneira efetiva. Existem muitos que ajudam a controlar a dor, mas eles devem ser prescritos por um médico especializado.
2. Condroprotetores: são bem utilizados no tratamento coadjuvante da artrose, e os mais encontrados são a glicosaminoglicana e o condroitin sulfato. Alguns trabalhos mostram que em situações específicas esses medicamentos podem não ser tão efetivos, mas particularmente eu indico para os meus pacientes esses produtos. As diretrizes indicam que se o paciente não melhorar nos primeiros meses de uso o medicamento deve ser descontinuado.
3. Infiltrações articulares: o ácido hialurônico aplicado diretamente no joelho ou no quadril é um bom tratamento para melhorar a condição articular e diminuir a dor - além disso, ajuda a controlar a doença, e o seu avançar. Os resultados são melhores quando o medicamento é indicado nos quadros iniciais de artrose
4. Imobilizadores de joelho: no caso de estarmos tratando uma artrose de joelho o uso de braces é bem interessante, principalmente nos casos onde a artrose se situa mais em um lado do joelho do que de outro. A idéia é diminuir a carga no lado do joelho que está mais afetado pela artrose, diminuindo a dor.
5. Fisioterapia: fundamental para a manutenção da força muscular dos membros inferiores, e por isso é recomendada sempre que possível. A terapia na água (hidroterapia) também é um ótimo coadjuvante ao tratamento clínico.
Um campo promissor que estamos estudando é o uso do PRP em lesões leves, que normalmente aplicamos junto com o ácido hialurônico. Vários estudos já estão sendo publicados, e assim que as evidências forem mais consistentes com certeza será mais uma nova opção terapêutica para os pacientes que sofrem de artrose.
Prótese de joelho - as cirurgias são realizadas nos casos onde o tratamento clínico não deu resultado

Nos casos mais graves, quando as medidas clínicas não oferecem mais um bom resultado, o quadro clínico acaba exigindo a realização de uma prótese, que melhora muito a qualidade de vida do paciente. Em um post futuro falaremos mais sobre essa cirurgia.
Posted by Rogerio Silva

Um comentário:

  1. Gostei muito deste texto,Você tem algum que fala Hidoginastica,e hidropilates.

    Ese e normal sentir dor ao faze-los.

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail