Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Prevenindo e minimizando lesões nos joelhos

Clodoaldo Dechichi: Prevenindo e minimizando lesões
Campinas, SP, 03 (AFI) - As incidências de lesões de joelhos em jogadores tem sido cada vez maiores no ambiente do futebol. A mais recente vítima foi anunciada no último dia 31 de março. O jogador Leandrinho, da Ponte Preta, deverá ser submetido a uma intervenção cirúrgica no joelho, devido ao rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, constatado após uma ressonância magnética. A referida lesão ocorreu no primeiro tempo da partida do dia 29, contra o Guaratinguetá, na cidade de Campinas.



Além de Leandrinho, outros jogadores da Ponte Preta também foram vítimas de lesões nos joelhos nos últimos tempos: o lateral Eduardo Arroz (ruptura do ligamento cruzado anterior – LCA do joelho esquerdo, em treinamento ocorrido em 20/11/2008); o zagueiro André Gaúcho (rompimento do ligamento do joelho direito, na partida contra o Paulista em 30/08/2007).

Níveis de lesões do joelho

Em todos os casos citados acima as lesões foram do tipo III – grave, perda completa da integridade do ligamento, havendo rompimento completo das fibras ligamentares, promovendo-se a necessidade de intervenção cirúrgica cujo afastamento das atividades gira em torno de 6 a 8 meses, dependendo do grau de recuperação e resposta recuperativa do jogador .


Outros níveis de lesões podem ocorrer no joelho: tipo I – leve: presença de edema, sensibilidade local, com rompimento de alguns ligamentos sem perda funcional; tipo II – moderada: grande parte dos ligamentos encontra-se rompidos, seguido de instabilidade na articulação, não demonstrando perda completa da integridade do ligamento.


Ligamentos do joelho e funções

O ligamento cruzado anterior – LCA é um restritor primário do joelho e sua principal função é impedir a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur. É o elemento primário que impede o deslocamento anterior da tíbia e, juntamente com o ligamento cruzado posterior – LCP determina a rotação e o deslocamento entre a tíbia e o fêmur, o que caracteriza a cinemática normal do joelho.


A insuficiência do ligamento cruzado anterior - LCA, além de produzir episódios de instabilidade, altera a mecânica articular.


O ligamento cruzado anterior - LCA faz parte da articulação do joelho, estando localizado na parte central da cápsula articular, fora da cavidade sinovial.


Portanto, os ligamentos do joelho tem como funções a estabilização, o controle da cinemática e a prevenção dos deslocamentos e das rotações anormais que podem causar lesões da superfície articular.


O mecanismo de lesão do ligamento cruzado anterior – LCA é ocasionado por uma hiper-extensão, rotações com o pé fixo no chão, salto, chute no vazio,etc.


Contribuição da fisiologia

Entrando mais propriamente na área da fisiologia do futebol, uma forma de minimizar e prevenir o jogador das lesões musculares e das lesões articulares (ligamentos do joelho) é o equilíbrio e simetria dos músculos agonistas e antagonistas.


As propriedades mecânicas dos ligamentos cruzados do joelho aumentam com a prática de exercícios e postura de reequilíbrio muscular, gerando um aumento no seu limite de resistência e no seu limite de elasticidade.


Sabe-se que o desequilíbrio muscular, a assimetria de forças e o desequilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas são reconhecidamente fatores de risco para lesão de joelho.


A relação de equilíbrio muscular entre flexores e extensores do joelho proporciona maior estabilidade articular, melhor controle da cinemática do movimento e amplitude, bem como


deslocamentos e ciclo de rotações mais seguras, contribuindo de maneira significativa na prevenção e minimização das lesões do joelho e das lesões musculares (contratura, estiramento e distensão muscular) no complexo osteomioarticular e muscular.


A simetria articular do movimento pode ser caracterizado pelo equilíbrio entre os músculos agonistas e antagonistas, do equilíbrio dos músculos flexores (ísquio-tibiais) e dos músculos extensores (quadríceps).


Dinamômetro Isocinético Cybex

Para avaliar este equilíbrio as equipes de futebol mais estruturadas, que possuem o departamento de fisiologia avançado, utilizam-se do equipamento chamado Dinamômetro Isocinético Cybex, que quantifica os valores absolutos e relativos de torque, do trabalho e da potência dos grupos musculares mencionados. Uma vez detectado o desequilíbrio entre os músculos extensores e flexores dos joelhos de um jogador de futebol, prescrevem-se exercícios de correção e de fortalecimento pela utilização dos trabalhos de musculação e trabalhos proprioceptivos, tornando-se possível o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia muscular entre flexores e extensores, minimizando significativamente as possíveis incidências de lesões osteomioarticulares e musculares.


Desta forma, o fisiologista do futebol, através de seus conhecimentos pós- acadêmicos e da utilização da ciência desportiva, pode e deve contribuir na preservação da integridade atlética e minimização das ocorrências de lesões de joelho dos futebolistas em seus respectivos clubes.

Fonte: http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=76691

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail