Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Translate
Visualizações
Pesquisar este blog
terça-feira, 16 de julho de 2013
Fisioterapia e Odontologia no Tratamento das DTMs
Fisioterapia e Odontologia no Tratamento das DTMs
Atualmente fala-se muito no tratamento efetuado por uma equipe multidisciplinar. No tema em questão, a Fisioterapia como a Odontologia unem-se para uma melhor resposta aos males da ATM.
A articulação temporomandibular constitui um órgão dinâmico formado por um grande número de estruturas internas e externas, que não deve ser tratado isoladamente em relação a oclusão e ao resto do organismo. Esta articulação é uma das mais especializadas e diferenciadas do organismo porque é capaz de realizar movimentos complexos e está relacionada praticamente com todos as funções do aparelho estomatognático. A mastigação, deglutição, fonação e postura dependem muito da função, saúde e estabilidade da articulação temporomandibular 06. A prevalência dos distúrbios temporomandibulares em humanos não foi precisamente medida e permanece desconhecida, embora as queixas ou observações de dor facial, padrões alterados de movimento mandibular e ruído articular (crepitação ou estalido) sejam citados por diversos autores como freqüentes.
Para se diagnosticar problemas com relação ATM/músculos O antigo procedimento: história do paciente, exame clínico e avaliação radiográfica, continua sendo o melhor método de diagnóstico 09.Com a história e o exame clínico freqüentemente encontramos as mais variadas queixas como dor facial ou cervical, movimentos mandibulares limitados, sons na ATM, sensações anormais na oclusão e na cavidade oral, e as vezes ainda, alterações da audição, equilíbrio, visão ou mesmo queixa de mal estar podem ser relatadas 09. Fatores que induzem estes sintomas incluem estresse, bruxismo (cerrar os dentes durante a noite), maloclusão durante a mastigação, bocejar, mordida brusca de substância dura e trauma. Adicionalmente fatores relacionados com tratamento dentário tais como abertura bucal prolongada, ajustes oclusais e restaurações com coroa ou próteses podem estar envolvidos. Em muitos casos, entretanto, fatores que induzem problemas na ATM permanecem desconhecidos 09. Para se ter certeza do diagnóstico de disfunção temporomandibular o máximo de dados bem como sinais e sintomas relatados são reunidos para se determinar se trata de alteração da ATM, do músculo ou ambos 09.
As causas mais comuns das disfunções temporomandibulares são distúrbios musculares, que comumente são referidos como dor e disfunção miofascial. Estes distúrbios musculares em geral são bem tratados com uma variedade de métodos de tratamento não cirúrgico reversíveis para redução da dor e do desconforto, da inflamação nos músculos e articulação e a melhora da função mandibular 09. Onde a fisioterapia desenvolve um papel de grande importancia no alívio dessas condições musculares. Em alguns poucos casos , tais como a anquilose ou a degeneração articular avançada, o tratamento cirúrgico pode representar o curso inicial preferido da terapia, todavia, na maioria dos casos incluindo a dor e disfunção miofascial os distúrbios de deslocamento de disco, e as alterações articulares degenerativas e sistêmicas, uma fase não cirúrgica de tratamento pode proporcionar redução significativa da dor e melhoria da função 09.
Entre as modalidades de tratamento recomendadas encontramos: - medicamentos e restrição da dieta - fisioterapia - modificações de comportamento (aconselhamento, hipnose e meditação) - tratamento com férula oclusal - correção de interferências oclusais (contatos prematuros) - tratamento cirúrgico (em um primeiro momento nunca é indicado para tratamento de disfunção) 01. A Fisioterapia com a utilização de técnicas massoterápicas, cinesioterápicas, crioterápicas, eletroterápicas, propõe-se um tratamento em conjunto multidisciplinar com a Odontologia, proporcionando um alívio das condições sintomatológicas do paciente, buscando restabelecer a função normal do aparelho estomatognático do paciente.. Dentre as formas de tratamento realizadas pela Fisioterapia no tratamento da disfunção temporomandibular, destacamos: ¨
Massoterapia A massagem é uma das formas mais antigas no tratamento das doenças humanas. Há séculos vem sendo referida na história, literatura e arte, assim como na medicina. Muitas recomendações foram feitas sobre sua eficácia no auxílio dos tratamentos de várias alterações e pessoas com diversas qualificações têm prescrito e realizado amassagem. 10 Contudo a massoterapia não pode ser a única forma de tratamento empregada pelo fisioterapêuta. A massoterapia não visa o tratamento específico de um órgão, mas sim do todo. Contudo a utilização da massagem, local ou adjacente, provavelmente trará alívio da dor, diminuindo possível contraturas ou hipertonias musculares. A utilização de técnicas de relaxamento através de um deslizamento superficial da região em questão, sem esquecer de se respeitar os limites fisiológicos do paciente, pois irá diminuir o espasmo protetor desta região, com isso, trará um alívio da dor. Além do intuito de relaxar a musculatura da ATM, a massoterapia utiliza-se da fricção leve, para proporcionar um aumento na produção de líquido sinovial assim, uma melhora no deslizamento do côndilo mandibular na fossa mandibular do osso temporal. ¨
Cinesioterapia O tratamento cinesioterápico tem por finalidade alongar e fortalecer a musculatura em questão. Através da utilização de FNP (Facilitação neuro-muscular propioceptiva). Utiliza-se da tração manual da coluna cervical, para posicionar a mandíbula em seu eixo normal de movimento obtendo assim, o alívio da dor. ¨
Crioterapia A utilização da crioterapia (gelo), numa fase aguda, talvez traga muitas controvérsias, devido a proximidade da ATM com o meato acústico externo. Seguindo-se com cautela não existe nenhum impecilho para que se utilize desta técnica. Os efeitos fisiológicos da crioterapia podem ser resumidos em seis categorias 10. - Efeito circulatórios (diminuem ou aumentam). - Decréscimo da dor. - Diminuição do espasmo muscular. - Diminuição do metabolismo. - Efeitos inflamatórios (diminuem ou aumentam). - Aumento da rigidez do tecido. Os efeitos de diminuição da dor, espasmo muscular, metabolismo e inflamação parecem ser aceitos universalmente, mesmo não sendo estes mecanismos, muito bem explicados.
Eletroterapia A utilização de correntes elétricas com a finalidade de analgesia, aumento da capacidade de regeneração,aumento da circulação local, aumento da atividade anti-séptica. Através da aplicação de radiação Laser, TENS, na região da ATM, consequentemente melhora na função da articulação. ¨
Laser A radiação laser para se fazer produtiva no corpo humano, necessita que a mesma sofra integração com as células dos tecidos irradiados. A aplicação de laser no processo de cicatrização de feridas se da através do aumento de fibroblastos, fibras colágenas, inclusive um acréscimo de corpúsculos intracelulares do tipo lisossoma e vesículas intracelulares. Após a irradiação e absorção deste tipo de energia pelos tecidos estudos observaram transformação imediata em outro tipo de energia ou efeito biológico. Dividindo-se didaticamente em : efeitos primários, secundários e terapêuticos. os efeitos secundários e terapêuticos . Os efeitos secundários são : Estímulo à microcirculação e estímulo ao trofismo celular. Estímulo à microcirculação consiste na ação da radiação sobre os "esfíncteres pré-capilares". Provavelmente devido a liberação da histamina pela radiação laser, os esfíncteres pré-capilares sofrem paralisia e com o fluxo sangüíneo aumenta.Estímulo ao trofismo celular, devido ao aumento da produção de ATP, a velocidade da reprodução celular aumenta,com isto, aumenta o poder de regeneração de áreas lesadas. Os efeitos terapêuticos são : efeito analgésico, efeito anti-inflamatório, efeito antiedematoso e efeito cicatrizante. Efeito analgésico, a primeira etapa do tratamento consiste no alívio da dor, sendo o efeito buscado pelo terapeuta. Através da redução da inflamação, interferindo na mensagem elétrica durante o impulso doloroso ou ainda agindo direto na liberação de b-endorfinas. Efeito anti-inflamatório apresenta-se na interferência na síntese de prostagladinas e na estimulação damicrocirculação. Os efeitos antiedematoso e o efeito cicatrizante são semelhantes aos efeitos secundários da radiação laser. ¨
TENS (Estimulação Nervosa Trans-cutânea) - Convencional. E talvez a principal corrente utilizada o TENS, para analgesia da articulação através de impulsos elétricos que bloqueiam a dor. Estudos tem comprovado que a estimulação elétrica transcutânea é uma técnica confiável e pode adotada no tratamento de qualquer sintomatologia dolorosa desde que o profissional possua o embasamento teórico do mecanismo de ação neurofisiológica. Da mesma forma que existe uma gama enorme de modalidades de tratamento, há também uma série casos que se diferenciam entre si, onde cada um merece uma forma peculiar de tratamento; o que torna cada vez mais necessário a integração dos profissionais competentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
01. ASCH, M. M. et al. Oclusão. São Paulo: Pancast, 1998. 195p.
02. GARDINER, D. M. Manual de terapia por exercícios. 4 ed. São Paulo: Santos, 1998. 274 p.
03. GOULD, J. A. Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte. São Paulo: Manole, 1993. p.569-588.
04 KISNER, C. & COBLEY, L.. A. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 2 ed. São Paulo : Manole, 1992. p. 505-510.
05. MINORU, A. Disfunção Temporomandibular. ATM: diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 1995. 46p.
06. MOLINA, O. F. Fisiopatologia Craniomandibular. Oclusão e ATM. São Paulo: Pancast, 1989. 595p.
07. PAIVA, G. IN: COLOMBINI, N. E. P. Cirurgia Maxilofacial. Cirurgia do terço inferior da face. São Paulo: Pancast, 1991. 803p.
08. RODRIGUES, E. M. & Guimarães, C. Manual de Recursos terapêuticos. Rio de Janeiro: Revinter, 1998. p. 17-35.
09. TUCKER, M. R. & DOLWICK, M. F. IN: PETERSON, L. J. et al. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 702p.
10. WOOD, Elizabeth C. & BECKER, Paul D. Massagem de beard. 3 ed., : São Paulo: Manole, 1990. p.03.
escrito por:Juliano Márcio Oliveira Graduando de Fisioterapia (UNIVALI – ITAJAÍ- S.C.) Marcus Woltmann Graduando de Odontologia (UNIVALI – ITAJAÍ – S.C.)
fonte:http://www.odontogeral.hpg.ig.com.br/fisioterapianasdtm.html
Marcadores:
Araraquara,
ciatico,
coluna travada,
esportiva,
Fisioterapia,
hernia de disco,
Lucas,
Mendes,
Nogueira,
Palmilha de postura,
pilates,
Quiropraxia,
rpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail