Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hidroterapia na reabilitação de Joelho

1.1Introdução
Existem registros de meados de 2.400 a.C, que civilizações utilizavam a água como meio de cura [4]. Décadas atrás, os ortopedistas indicavam a hidroginástica (exercícios dentro da água para um grupo de pessoas, sendo que nem todos os indivíduos do grupo apresentavam algum acometimento na articulação do joelho, as aulas são ministradas por educadores físicos). Atualmente, com resultados mais eficazes e estudos comprovados, os médicos encaminham seus pacientes para sessões de HIDROTERAPIA - Exercícios aquáticos realizados individualmente por fisioterapeutas que dominam as patologias que envolvem a articulação do joelho, assim como os exercícios benéficos para a evolução do paciente, os princípios físicos da água, os efeitos terapêuticos e fisiológicos do corpo humano dentro de uma piscina aquecida e os efeitos do organismo quando submetido a exercícios na água.
1.2 Propriedades Físicas da água
1. A água possui algumas propriedades físicas, uma em especial, para os
pacientes com algum tipo de acometimento nos joelhos facilita a realização dos exercícios dentro da piscina, é a redução da ação da gravidade, o indivíduo tem a sensação do peso corporal ser mais leve. E a redução da gravidade é proporcional a profundidade, ou seja, quanto mais submerso estiver o paciente, menor é a força de compressão agindo sobre o corpo. Por exemplo: um indivíduo dentro da piscina com a água na altura do processo xifóide (altura próxima aos mamilos), está +/- 75% mais leve [3], ou seja, os membros inferiores sustentam neste caso apenas 25% do peso corporal. Isto justifica a facilidade que o paciente possui em ficar de pé, sustentar o peso do corpo e iniciar o treino de marcha antes na água do que em terra, sem se preocupar com possíveis prejuízos das estruturas em restabelecimento.
Outra propriedade física importante para muitos pacientes com acometimentos nos joelhos é a pressão hidrostática. É definida como a pressão que a água produz em qualquer estrutura que estiver submersa, ela é proporcional à profundidade, ou seja, quanto mais profundo estiver o joelho maior será a pressão hidrostática nesta articulação. Esta pressão reduz a tendência de líquidos ficarem nas extremidades (joelhos, tornozelos e pés) diminuindo os possíveis edemas e conseqüentemente melhorando o retorno venoso. Pacientes pós -
operatórios de Ligamento Cruzado Anterior, por exemplo, tendem a apresentar edema, na água estes pacientes sofrerão a ação da pressão hidrostática, ocorrerá portanto um melhor retorno venoso, o que previne a estagnação do sangue nas extremidades inferiores.
Outra significante propriedade da água em uma reabilitação de joelho é a viscosidade, responsável pelo fornecimento de resistência a um corpo, o movimento produz uma resistência que é aplicada a toda a superfície de um membro.Varia de acordo com o braço de alavanca. Por exemplo, paciente com fraqueza de quadríceps, podemos trabalhar esta musculatura de várias formas, porém se comparamos: 1- Paciente na posição vertical (em pé), realiza movimento de flexão de quadril com o joelho em extensão e 2- Paciente na posição horizontal (deitado, flutuando), realiza movimento de flexão de quadril com o joelho em extensão. O paciente nº 1 por realizar o exercício com um maior braço de alavanca, estará recrutando um maior número de fibras musculares (estará fazendo mais força para realizar o movimento). Portanto, aplicando de forma correta esta propriedade física, o fisioterapeuta tornará a piscina, um ambiente útil para o treino de fortalecimento muscular.
1.3 Efeitos terapêuticos da água
Em relação aos efeitos terapêuticos da hidroterapia, os mais importantes são:
− Aumento do relaxamento muscular global
− Redução de espasmos e contraturas musculares localizadas
− Diminuição da dor
− Melhora a movimentação articular (Amplitude de Movimento)
− Aumento da autoconfiança do paciente
− Aumento da sensação de “leveza” e bem estar
1.4 Efeitos fisiológicos do corpo durante exercícios em água aquecida
Alguns fatores influenciam os efeitos fisiológicos, como por exemplo, a temperatura da água e a intensidade do exercício. A seguir os efeitos fisiológicos que menos sofrem influencias destes fatores acima citados:
− Aumento da circulação periférica
− Melhora do retorno venoso
− Aumento do metabolismo muscular
− Redução de edemas
2. Objetivos
Os objetivos da hidroterapia são em curto prazo, dirigidos especificamente para as limitações de cada paciente. Isto faz da hidroterapia um tratamento individualizado. Porém, grande parte dos pacientes com acometimentos nos joelhos apresenta quadro clínico (características, limitações) semelhante:
− Dificuldade na marcha - Vários fatores podem influenciar: fraqueza da musculatura de membros inferiores, limitação na amplitude de movimento, falta de equilíbrio, edema articular, insegurança, dor. A marcha do paciente deve ser monitorada e corrigida, evitando compensações, transferindo gradualmente a profundidade da água de níveis maiores para menores e finalmente para sustentação completa de peso (fora da água).
− A água aquecida auxilia no relaxamento muscular e na diminuição da dor, reduzindo espasmos e contraturas musculares, os indivíduos que apresentam dificuldade em realizar a flexão ou extensão da articulação do joelho, encontram no ambiente aquático uma evolução mais rápida quando comparados aos indivíduos que realizam o mesmo trabalho somente na fisioterapia terrestre, aumentando consideravelmente a amplitude de movimento articular.
− O fortalecimento muscular é conseguido de forma progressiva, através de ilimitados exercícios multidirecionais (cadeia aberta e fechada), alternando posição vertical e horizontal do corpo humano na piscina e utilizando diferentes tipos de resistências e velocidade do movimento (varia de acordo com os objetivos do tratamento).
3. Indicação para o tratamento de hidroterapia:
- Pós-operatórios. Por exemplo: reconstrução do ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior, lesão meniscal (meniscectomia), suturas meniscais, realinhamento patelar
total e parcial, lesão condral, artroplastia (prótese) total e unicompartimental, entre outras cirurgias;
- Artrose (desgaste articular)
- Fraqueza muscular de membros inferiores
- Dificuldade na deambulação (andar)
- Pós – imobilização. Por exemplo: fratura de platô tibial, fratura de patela
- Limitação na amplitude de movimento (dificuldade em fazer a flexão e extensão do joelho)
- Manutenção do condicionamento cardio vascular (atletas lesionados que necessitam manter o condicionamento físico)
4. Observação
Embora os princípios terapêuticos do tratamento envolvendo a articulação do joelho de indivíduos sedentários e esportistas sejam semelhantes, a conduta e as metas variam bastante.
Para os atletas, o meio aquático oferece a oportunidade do trabalho imediato de manutenção do condicionamento cardio vascular de forma segura e funcional, além de proteger as articulações dos membros inferiores de esforços excessivos, compensações e lesões, evitando a perda de condicionamento físico, o que é comum na reabilitação de atletas que utilizam apenas a fisioterapia terrestre.
Referências Bibliográficas
1. Becker BE, Cole AJ. Terapia Aquática Moderna. São Paulo: Manole; 2000.
2. Case LA. Condicionamento físico na água. São Paulo: Manole;19985.
3. Cole AJ, Morris DM, Ruoti RG. Reabilitação Aquática. São Paulo: Manole;1997.
4. Hanson B, Norm A. Exercícios Aquáticos Terapêuticos. São Paulo: Manole; 1996.
5. Mazarini C, Salve M J dos Santos, Marques Al. Natação na Terceira Idade. São Paulo: Santos;2006.
6. Nicoletti, Flávia. Lesões nos Esportes.Em: Cohen M, Abdalla RJ. São Paulo: Revinter;2003. p.410 -16

2 comentários:

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail