Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parafuso Expansor para fixacao tibial de tendoes flexores para reconstrucao de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Parafuso Expansor para fixacao tibial de tendoes flexores para reconstrucao de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)


Disposição introduzida em elemento fixador externo-expansível, tem por objeto um prático e inovador elemento cilíndrico externamente anelados e expansíveis, pertencentes ao campo da ortopedia, de uso mais precisamente para a cunhagem e fixação utilizada na reconstrução do ligamento cruzado anterior, usando os tendões flexores semitendíneo e grácil, e ao qual foi dada original disposição construtiva, com vistas a eliminar o uso de parafusos de interferência intra-ósseos que podem lesar os tendões devido a sua parte rosqueada e parafuso com arruela transfixante na tíbia com riscos de afundamento e lesão arteriovenosa.
Tem-se, portanto, um utensílio cirúrgico especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização sem riscos de complicações, bem como no processo de fabricação.
É ainda nosso objetivo apresentar um modelo de parafuso externo-expansível com baixos custos para sua exeqüibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidades utilitárias, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado consumidor.
A prática esportiva tornou-se cada vez mais importante para a manutenção da saúde e do bem estar pessoal. Em muitos casos o esporte deixou de ser um esporte para se tornar uma profissão e um estilo de vida mais ativo.
Na forma usual, os esportistas e profissionais ligados à área de interesse acumulam experiência e melhora o seu desempenho através de treinamento e esforço físico, no intuito de superar seus limites e estabelecer novos recordes.
Conseqüentemente, a prática esportiva exige um acompanhamento profissional por parte dos treinadores e médicos, que procuram auxiliar e orientar o desportista da melhor forma possível, a fim de evitar lesões corporais sérias, que comprometam a continuidade de trabalho. Contudo, nem sempre é possível evitar lesões graves, durante partidas, competições e treinamentos.
No que se diz respeito às lesões, à ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) tornou-se uma das lesões de joelho mais comum nos consultórios ortopédicos e urgências, sendo mais freqüentemente a ocorrência entre os jovens que praticam esportes, durante jogos de futebol, esforços físicos e violentas torções ou acidentes. Além disso, por sua incidência ocorrer numa faixa etária altamente produtiva (nossa
média de idade está ao redor de 31 anos) provoca um prejuízo sócio-econômico diretamente proporcional ao tempo de afastamento do paciente.
O mecanismo de ruptura geralmente é torcional, e um estalo associado à dor e derrame articular ocorre na maior parte dos casos e o diagnóstico é geralmente obtido pelo exame clínico, sendo os raios-X imperativo na avaliação do joelho agudo para afastar fraturas articulares. Exames como as ressonâncias magnéticas são úteis como documentação e diagnóstico de lesões associadas (condral e meniscal). Atualmente a ressonância magnética é utilizada de rotina para o diagnóstico do LCA
Apesar de pequeno, o LCA tem uma importância que transcende a suas dimensões, por ser responsável por toda a estabilidade e equilíbrio anterior do joelho.
Como é sabido, notadamente por técnicos no assunto, a lesão do ligamento cruzado anterior não é facilmente diagnosticado, por inicialmente ser acompanhada de inchaço da região, seguido de melhoria e a diminuição progressiva da dor. Com isso, a lesão torna-se um problema, pois raramente o paciente volta a sentir dor nas atividades diárias, como subir escadas e sentar. Todavia, no primeiro esforço físico excessivo em que precisa do ligamento, uma nova entorse ocorre e o paciente então percebe que algo está errado. Caso o diagnóstico reparo do ligamento cruzado anterior não seja efetuado a tempo, pode ocorrer a deterioração dos meniscos e da cartilagem, inutilizando o movimento do joelho.
De forma a controlar esse problema, os médicos e cirurgiões correlatos ao assunto desenvolveram um tratamento cirúrgico, que objetiva o retorno às atividades nos níveis anteriores e prevenção de lesões meniscais e artrose.
As lesões ligamentares do joelho, em especial, as do ligamento cruzado anterior (LCA), vêm sendo alvo de estudos, com uma vasta literatura e artigos muitas vezes inovadores sobre biomecânica, técnicas cirúrgicas e reabilitação. Isto se deve à importância destas lesões ligamentares do joelho, tanto em relação à incapacidade funcional que o paciente apresenta quanto pela sua alta freqüência.
Como alternativas para a reconstrução do LCA têm-se os auto-enxertos, aloenxertos e ligamentos artificiais, contudo, a experiência mostrou riscos de transmissão de doenças nos aloenxertos, o aparecimento de reação inflamatória tipo corpo estranho nos ligamentos artificiais, além do alto custo de ambos.
Sendo assim, os auto-enxertos são os mais utilizados, dentre eles o terço central do tendão patelar, os tendões dos músculos semitendíneo e grácil e o tendão quadricipital.
A reconstrução do LCA pela técnica do tendão patelar é a mais utilizada mundialmente e permite uma rápida recuperação dos pacientes. A técnica de reconstrução do LCA com tendões flexores tem também como finalidade permitir uma reabilitação mais tranqüila e menos dolorosa sem a morbidade encontrada na técnica com o tendão patelar, proporcionando ao mesmo tempo uma estabilidade funcional e mecânica satisfatória ao paciente.
A técnica cirúrgica de reconstrução do L.C.A. utiliza duplos tendões semitendíneo e grácil, com fixação femoral executada por meio de um pino transfixante metálico femoral e a fixação tibial com parafuso de interferência metálico, bioabsorvível e parafusos com arruelas transfixantes na tíbia, que permite a perfeita fixação dos tendões substitutos do ligamento cruzado anterior.
Todavia existem também algumas críticas relevantes, principalmente quanto ao método de fixação tibial do tendão substituto, haja vista que os parafusos de interferência metálicos ou absorvíveis podem provocar o esmagamento, mastigação ou o parcial rompimento do tendão, devido ao formato e a disposição cortante da rosca externa, pois a sua introdução é realizada de maneira rosqueada e não impactada. Com isso, o paciente fica exposto ao risco de ruptura do enxerto, esgarçamento ou afrouxamento do mesmo. Os parafusos transfixantes com arruelas denteadas na tíbia podem trazer complicações pré-operatórios como o afundamento ósseo da arruela denteada, rupturas do enxerto na sua fixação e afrouxamento dos tendões e lesões arteriovenosas posteriores, pois são fixados sem visão direta da região posterior.
Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um elemento cilíndrico externamente anelado e expansível em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
O parafuso externo-expansível, objeto da presente patente, trata-se de um elemento para a cunhagem e fixação utilizado na reconstrução do ligamento cruzado anterior, usando os tendões flexores semitendíneo e grácil.
A partir do presente parafuso externo-expansível não há risco de ruptura do enxerto ou esgarçamento, por não ser rosqueado, como ocorre com o parafuso de interferência. O parafuso esterno-expansível é instalado por meio de uma ferramenta impactante e possui fisgas distribuídas radial e perimetralmente, as quais são invertidas em relação ao espiral helicoidal do parafuso de interferência.
O parafuso externo-expansível apresenta aberturas e um processo de rosqueamento interno através de um parafuso expansor, que promove a abertura do corpo mais externo como uma bucha expansiva, aderindo e fixando melhor os tendões na medula óssea do orifício tibial, dando maior resistência e fixação à técnica.
O presente parafuso externo-expansível pode ser utilizado para qualquer técnica cirúrgica de reconstrução do ligamento cruzado anterior com os tendões flexores, não importando o método de fixação utilizado no fêmur.
Assim o mesmo foi projetada visando obter um acessório cirúrgico com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que a fixação do ligamento seja satisfatória e totalmente segura, desempenhando suas funções mediante os esforços físicos, com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
Apresenta-se portanto um prático e inovador modelo de parafuso externo-expansível com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua mais variada utilização, desde o uso para o ligamento cruzado anterior até seu uso em outros tipos de intervenções cirúrgicas, que exigem a fixação de componentes orgânicos, ligamentos, entre outros casos diversos.
Seu formato inovador permite que se obtenha um excelente nível de funcionalidade, oferecendo um modelo de parafuso externo-expansível, que possui grande durabilidade, tendo sido criado, principalmente, para executar a fixação do ligamento durante e após um longo período de recuperação do paciente, sendo o item ósseo-integrado.
A configuração do utensílio, em sua nova forma construtiva, compreende um elemento cilíndrico externamente anelado e expansível por meio de aberturas, sendo internamente dotado de um orifício roscado e ínfero-frontal de uma continuidade plana, para recepção de um parafuso expansor, cujo extremo agudo, quando introduzido e rotacionado no orifício roscado, provoca a expansão do corpo do elemento cilíndrico, que por sua vez se intertrava dentro do orifício contendo os extremos do ligamento cruzado anterior, fixando-os na tíbia, enquanto a alça oposta se mantém fixa no fêmur por meio de um pino transfixante femoral ou outro dispositivo qualquer.
É de se compreender assim que o dispositivo em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exeqüibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo, característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
A seguir, para melhor entendimento e compreensão de como se constitui a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ELEMENTO FIXADOR EXTERNO-EXPANSÍVEL", apresentam-se os desenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:
FIG. 1 Mostra uma vista em perspectiva explodida do elemento cilíndrico externo-expansível, ilustrando a disposição do parafuso expansor.
FIG. 2 Mostra uma vista em perspectiva súpero-posterior do elemento cilíndrico externo-expansível e do respectivo parafuso expansor.
FIG. 3 Mostra uma vista em corte do parafuso expansor.
FIG. 4 Mostra uma vista em corte do elemento cilíndrico externo-expansível.
FIG. 5 Mostra uma vista em corte do elemento cilíndrico externo-expansível, recebendo internamente a inserção parcial do parafuso expansor.
FIG. 6 Mostra uma vista em corte do elemento cilíndrico externo-expansível, recebendo internamente a inserção total do parafuso expansor
FIG. 7 Mostra uma vista ilustrativa da extração de um fragmento de tendão da tíbia, a ser usado como ligamento cruzado anterior.
FIG. 8 Mostra uma vista ilustrativa e em perspectiva do ligamento cruzado anterior reconstruído, a partir da inserção de duplos tendões semitendíneo e grácil, com a fixação femoral executada por meio de um pino transfixante femoral e o tendão transpassado por dentro do orifício tibial, antes de receber o elemento cilíndrico externo-expansível.
FIG. 9 Mostra uma vista em perspectiva e em corte do ligamento cruzado anterior reconstruído, a partir da inserção de duplos tendões semitendíneo e grácil, com fixação femoral executada por meio de um pino transfixante femoral e a fixação tibial com o elemento cilíndrico externo-expansível, recebendo internamente a inserção parcial do parafuso expansor.
FIG. 10 Mostra uma vista lateral em corte do ligamento cruzado anterior reconstruído, a partir da inserção de duplos tendões semitendíneo e grácil, com fixação femoral executada por meio de um pino transfixante femoral e a fixação tibial com o elemento cilíndrico externo-expansível, recebendo internamente a inserção do parafuso expansor.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ELEMENTO FIXADOR EXTERNO-EXPANSÍVEL", objeto da presente patente, caracteriza-se por ser constituída de um elemento cilíndrico (1) contendo externamente anéis semicônicos (2) e expansível por meio de aberturas (3), sendo internamente dotado de um orifício roscado (4) e ínfero-frontal de uma continuidade plana (5), para recepção de um parafuso extensor (6), cujo extremo agudo (7), quando introduzido e rotacionado no orifício roscado (4), provoca a expansão do corpo do elemento cilíndrico (1), que por sua vez se intertrava dentro do orifício (8) contendo os extremos do ligamento cruzado anterior (9), fixando-os na tíbia (10), enquanto a alça oposta se mantém fixa no fêmur (11) por meio de um pino transfixante femoral (12) ou outro dispositivo qualquer.
Pode-se assim, constatar através do exposto que a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ELEMENTO FIXADOR EXTERNO-EXPANSÍVEL" ora em questão, caracteriza-se como um utensílio de grande utilidade, apresentando conforme pudemos evidenciar pela análise realizada e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes no mercado consumidor, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica.
Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ELEMENTO FIXADOR EXTERNO-EXPANSÍVEL" reúne condições necessárias para merecer o privilégio de Modelo de Utilidade.
REIVINDICAÇÃO
1. Disposição introduzida em elemento fixador externo-expansível, idealizada com o objetivo de prover de um parafuso esterno-expansível, para a cunhagem e fixação utilizado na reconstrução do ligamento cruzado anterior, usando os tendões flexores semitendíneo e grácil, sendo caracterizada por ser constituída de um elemento cilíndrico (1) contendo externamente anéis semicônicos (2) e expansível por meio de aberturas (3), sendo internamente dotado de um orifício roscado (4) e ínfero-frontal de
uma continuidade plana (5), para recepção de um parafuso extensor (6), cujo extremo agudo (7), quando introduzido e rotacionado no orifício roscado (4), provoca a expansão do corpo do elemento cilíndrico (1), que por sua vez se intertrava dentro do orifício (8) contendo os extremos dos tendões semitendíneo e grácil que irão substituir o ligamento cruzado anterior (9), fixando-os na tíbia (10), enquanto a alça oposta se mantém fixa no fêmur (11) por meio de um pino transfixante femoral (12) ou outro dispositivo qualquer.
RESUMO
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM ELEMENTO FIXADOR EXTERNO-EXPANSÍVEL", tem por objeto um prático e inovador elemento cilíndrico externamente anelado e expansível, pertencente ao campo da ortopedia, de uso mais precisamente para a cunhagem e fixação utilizada na reconstrução do ligamento cruzado anterior, usando os tendões flexores semitendíneo e grácil, e ao qual foi dada original disposição construtiva, com vistas a eliminar o uso de parafusos de interferência para a fixação de ligamentos e tendões, visto ser constituída de um elemento cilíndrico (1) contendo externamente anéis semicônicos (2) e expansível por meio de aberturas (3), sendo internamente dotado de um orifício roscado (4) e ínfero-frontal de uma continuidade plana (5), para recepção de um parafuso extensor (6), cujo extremo agudo (7), quando introduzido e rotacionado no orifício roscado (4), provoca a expansão do corpo do elemento cilíndrico (1), que por sua vez se intertrava dentro do orifício (8) contendo os extremos dos tendões semitendíneo e grácil que irão substituir o ligamento cruzado anterior (9), fixando-os na tíbia (10), enquanto a alça oposta se mantém fixa no fêmur (11) por meio de um pino transfixante femoral (12) ou outro dispositivo qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail