Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mergulho x hipertensão

Mergulho X hipertensão arterial
Nada de se aventurar nos esportes sem a orientação médica A hipertensão arterial (HAS) é caracterizada quando os níveis tensionais do indivíduo estão acima de 140x85 mmHg (alguns autores consideram acima de 140x90 mmHg). Estas medidas devem ser feitas em pelo menos 2 ocasiões diferentes, num ambiente tranqüilo (nada de fazer as medidas na rua, shopping centers ou em porta de farmácias) e com pelo menos 5 minutos de descanso. Normalmente quando uma possível hipertensão arterial é identificada o médico solicita um mapeamento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e/ou um teste ergométrico. Falando especificamente sobre o mergulho, sabemos que durante a imersão o sangue periférico é redirecionado para a área central do corpo. Além do aumento da quantidade de sangue que o coração necessita bombear (ao que chamamos em medicina de "sobrecarga de volume") há também um aumento da resistência vascular periférica (o coração tem de fazer mais força para empurrar o sangue para as artérias dos braços e pernas). Os dois fatores associados fazem com que haja um aumento da tensão arterial (TA). Some-se a isso tudo o fato de eventualmente nadarmos contra a correnteza, aumentando assim a freqüência cardíaca (FC) e por conseguinte a tensão arterial. Outro risco da associação de HAS não controlada e mergulho é o chamado edema pulmonar chamado edema pulmonar da imersão. Embora ainda com sua causa principal não definida, o sangue que circula nos vasos pulmonares pode não retornar completamente ao coração após ter sido oxigenado levando ao seu acúmulo nos alvéolos e impedindo assim uma troca gasosa adequada. É como se o indivíduo se afogasse com seu próprio sangue. Além disso, a HAS é um dos fatores de risco para infarto agudo do miocárdio (IAM) e a principal causa de acidente vascular cerebral (AVC). Se quaisquer destes problemas acontecer no ambiente aquático a chance de afogamento por perda de consciência é extremamente alta. Portanto, a TA tem de estar muito bem controlada para que uma pessoa possa praticar o mergulho. Normalmente o tratamento é feito com uso de medicamentos e alteração dos hábitos de vida como controlar o excesso de peso, fazer uma alimentação mais adequada e praticar exercícios físicos regularmente (recomendação mínima de 30 min, 3 vezes por semana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail