sábado, 23 de agosto de 2014

Estenose de Canal Lombar

Estenose de Canal Lombar Estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. O canal vertebral contém a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta. A porção média e a inferior do canal lombar contêm as raízes nervosas da chamada cauda equina. O canal estreito pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos. Causas da Estenose Congênita Pacientes que apresentam estreitamento do canal vertebral por formação constitucional, protusões discais e leves alterações facetárias demonstram compressão das estruturas nervosas e sintomas dolorosos. Adquirida Ocorre durante a vida em pacientes que devido a espondilodiscoartrose desenvolvem estreitamento do canal vertebral ocorrendo geralmente a partir da quinta década de vida. Sintomas e Sinais da Estenose •Dor lombar; •Dor irradiada para nádega ou membros inferiores; •Alterações de sensibilidade; •Dificuldade progressiva ao andar com claudicação (mancar) neurogênica; •Perda de força em membros inferiores; •Tronco encurvado anteriormente ao ficar em pé, postura esta que alivia a dor e melhora os outros sintomas. Diagnóstico da Estenose •Radiografia avalia a curvatura da coluna vertebral e podemos realizar exames dinâmicos para observar instabilidade. •Ressonância magnética lombar evidencia com melhor clareza as estruturas nervosas comprimidas. •Tomografia lombar solicitada para avaliar calcificações ligamentares, diâmetro do forâmen intervertebral e principalmente osteófitos comprimindo o canal vertebral. •Mielotomografia: na impossibilidade de realizar ressonância magnética, e para avaliar instabilidade com compressão das estruturas nervosas. Diagnóstico da Diferencial •Tumor; •Hérnia de disco; •Espondilolistese degenerativa; •Abcesso epidural; •Aracnoidite inflamatória. Tratamento da Estenose Conservador O tratamento conservador pode ser realizado com a fisioterapia, através de técnicas de terapia manual, fortalecimento muscular e manejo da dor com uso de medicações analgésicas ou mesmo infiltrações epidurais ou foraminais. Diferente da hérnia de disco em que o tratamento conservador apresenta bons resultados, na estenose de canal lombar muitas vezes a melhora não é mantida por um longo período. Cirurgia Indicada quando o paciente não apresenta melhora com o tratamento conservador, piora da sintomatologia ou dor incapacitante. As opções de tratamento dependerão do correto diagnóstico de quais níveis estão comprimidos para avaliarmos as opções cirúrgicas para a descompressão como procedimento minimamente invasivo ou cirurgias abertas. As informações aqui contidas tem objetivo informativo único, e nada substitui uma consulta médica. Responsáveis Técnicos: Danillo Daniel Vilela CRM 105778 - Juliano Bottura Picchi CRM 101713