sábado, 23 de agosto de 2014

Dor facetária

Dor facetária As facetas articulares são pequenas articulações que conectam as vértebras na parte posterior da coluna. Sua função principal é proporcionar estabilidade rotacional. Como qualquer outra articulação do corpo, as articulações facetárias podem originar dor, seja por processos de desgaste articular (artrose facetária), seja por estados inflamatórios. O desgaste das articulações facetárias é um processo normal do envelhecimento, sendo que em apenas algumas pessoas ele se torna um problema, provocando sintomas dolorosos, que caracterizam a dor facetária. Sintomas e Sinais da Dor Facetária Cervicais Os sintomas de dor ocorrem ao nível do pescoço e das escápulas. Esta pode se irradiar para perto dos ombros. A dor normalmente piora com a extensão do pescoço e durante a palpação local. Lombares Dor lombar que pode irradiar até a região posterior de coxa. A dor piora com a hiperextensão da coluna e melhora com a flexão da coluna. Diagnóstico da Dor Facetária Radiografia Avalia a artrose das articulações. Ressonância magnética Avalia a presença de líquido e grau de artrose facetária. Tratamento da Dor Facetária Ainda não existem tratamentos para curar o desgaste das articulações. As técnicas têm por objetivo aliviar a dor crônica que se origina do desgaste ou inflamação das articulações facetárias. Infiltração Facetária A infiltração facetária consiste em puncionar a articulação facetária (ou pontos muito próximos da articulação) com uma agulha e aplicar medicações anestésicas e anti-inflamatórias no local. De certa forma, é um procedimento semelhante às infiltrações usadas no tratamento de patologias de joelho ou ombro. O objetivo do procedimento é o alívio temporário dos sintomas, embora, em alguns casos, esse alívio possa ser bastante duradouro. Além disso, um bom resultado com uma infiltração pode ajudar a selecionar o paciente para o procedimento de denervação por rádio-frequência. Esta é uma técnica percutânea, feita sem necessidade de hospitalização. Denervação Facetária por Rádio-Freqüência Nesta técnica, um eletrodo em forma de agulha é colocado sobre os pequenos nervos que transmitem a dor das articulações facetárias desgastadas. Estes eletrodos são ligados a um aparelho de rádio-frequência, que fornece uma quantidade controlada de energia, fazendo a coagulação destes nervos. A destruição destes pequenos ramos nervosos leva a uma anestesia das articulações dolorosas. É bom frisar que os ramos nervosos destruídos no procedimento são minúsculos, estando envolvidos apenas com a dor das articulações facetárias. Não são os mesmos nervos que levam a sensibilidade e o movimento das pernas ou braços, por isso o procedimento é bastante seguro. A denervação facetária por rádio-frequência também é uma técnica percutânea, feita sem necessidade de hospitalização, e sua vantagem sobre a infiltração facetária é uma maior durabilidade dos resultados. Cirurgia de atrodese minimamente invasiva A artrodese minimamente invasiva com sistemas dinâmicos apresenta bons resultados para pacientes com dor associada a pequenas instabilidades na coluna vertebral. As informações aqui contidas tem objetivo informativo único, e nada substitui uma consulta médica. Responsáveis Técnicos: Danillo Daniel Vilela CRM 105778 - Juliano Bottura Picchi CRM 101713