Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2010

"Cuide Bem do seu Joelho".

"Cuide Bem do seu Joelho".



Artemio D'Agosto Ayala


O Joelho é uma articulação complexa com três ossos (Fêmur, tíbia e patela), dois graus de liberdade de movimento (Flexo-extensão e rotação), e três superfícies que se articulam: as articulações tibiofemural medial, tibiofemural lateral e patelofemoral, as quais estão encerradas dentro de uma cápsula articular comum.

Funcionalmente, o joelho é capaz de suportar o peso corporal na posição ereta sem contração muscular; ele participa em abaixar e elevar o peso corporal ( até 0.5 m ) ao sentar, acocorar ou subir; e permite a rotação do corpo quando virando-se sobre o pé plantado, como um jogador de futebol americano faz quando evita o contato de um perseguidor.

Na marcha, o joelho normal reduz o dispêndio de energia ao diminuir as oscilações verticais e laterais do centro de gravidade do corpo, enquanto sustenta forças verticais iguais a 4 a 6 vezes o peso corporal. As múltiplas funções dos joelhos normais são: Resistir a grandes forças, fornecer grande estabilidade e proporcionar grande amplitude de movimento que são alcançadas de maneira única. A mobilidade é provida pelos tecidos moles: Ligamentos ( Ligamento Colateral Lateral, Ligamento Colateral Medial, Ligamentos cruzados anterior e posterior e Ligamento transverso ), Músculos ( Quadríceps que realiza a extensão, Bíceps Femoral que realiza a flexão e rotação lateral, Semitendinoso e Semimembranoso que realizam a flexão e rotação medial ) e Cartilagem ( Meniscos ). Lesões atléticas e industriais a estas estruturas de estabilização são comuns e frequentemente são causadas pelos maiores torques desenvolvidos pelas forças que atuam sobre os longos braços de alavanca do fêmur e tíbia.

Meniscos

Os Meniscos são as estruturas mais conhecidas do joelhos pois são mais frequentes as lesões e comentados toda hora na televisão revistas e jornais. Afinal quase todos os jogadores de futebol apresentam algum tipo de lesão nessa estrutura.

Os meniscos lateral e medial são fibrocartilagens avasculares que servem para aumentar a congruência das articulações e para distribuir a pressão. São móveis dentro da cápsula preso apenas por algumas faixas fibrosas e ligamentos que permite a sua mobilidade de acordo com o movimento realizado. O ligamento Colateral Medial é fixado no menisco medial sendo esse com uma maior número de lesão. Se um menisco deixar de mover-se com os côndilos femorais, como pode ocorrer com torção súbita (comum em jogador de futebol ) ou um movimento forçado, o menisco pode ser esmagado ou lacerado pelos côndilos. Se engana que pensa que os dois meniscos são iguais, o menisco medial tem a forma de uma meia lua, enquanto que o lateral é menor e mais fechado chegando quase a formar um circulo. A remoção cirúrgica dos meniscos diminui a área de superfície e causa aumento de pressão sobre os côndilos femorais e tibiais, o que pode levar mais tarde à osteoartrite.

Ligamentos Cruzados

Os Ligamentos Cruzados anterior e posterior conferem controle e estabilidade ao joelho durante os movimentos de flexão e extensão. Estes ligamentos ficam no centro da articulação. Eles recebem esse nome porque formam uma cruz vistos de lado ou de frente. O ligamento cruzado anterior controla o movimento para frente da tíbia sobre o fêmur e o ligamento cruzado posterior controla o movimento para trás.

Os músculos que movem o joelho, particularmente o grupo do quadríceps, contribui consideravelmente para a sua estabilidade e podem compensar até certo ponto o ferimento ligamentoso.

Exame de Joelho

O andar. O paciente que tem um joelho dolorido anda habitualmente com o joelho rígido devido ao espasmo muscular. Um paciente com o joelho instável pode evitar movimentos súbitos giratórios que podem fazer com que o joelho "ceda".

Deformidade. São comuns as deformidades de flexão. Um joelho "trancado" é aquele que não se estende completamente, apesar de ser possível flexioná-lo. O "trancar" pode envolver apenas os últimos 10-15 graus de extensão. As deformidades de adução e abdução são comuns – perna arqueada ( coxa vara) e reentrância do joelho ( coxa valga ). Se essas deformidades são persistentes, predispõem à artrite.

A atrofia do quadríceps é quase sempre inevitável com a patologia orgânica do joelho. É habitualmente mais óbvia com a proeminência carnuda do vasto medial.

O inchaço do joelho é habitualmente devido a um derrame ou espessamento sinovial ou a ambos.

Inchaços localizados podem aparecer em qualquer parte em volta do joelho, particularmente na fossa poplítea e relacionados ao menisco lateral.

Aspectos típicos

O paciente, normalmente um jovem, torce o joelho, enquanto está fletido e o peso dele está sobre esta perna. Ele sente alguma coisa rompendo e sente dor no lado do joelho onde o menisco rompeu-se. O joelho pode trancar-se, isto é, a extensão pode tornar-se impossível. Ocasionalmente alguém pode manipular o joelho e este subitamente "destranca-se".

O ferimento é grave. O jogador de futebol fica incapaz de continuar jogando e pode Ter de ser carregado para fora do campo. O joelho incha, habitualmente dentro das próximas 6-12 horas. Ocasionalmente o inchaço ocorre dentro de 15-30 minutos. Isto é devido à hemartrose e pode significar o rompimento sinovial ou de um ligamento cruzado.

O curso típico é então que o inchaço e a dor acalmem-se dentro dos poucos dias e o joelho recupera gradualmente a extensão completa. Ocasionalmente a articulação permanece trancada e o inchaço e a dor persistem.

Após 12-14 dias, o joelho pode voltar ao normal. Os sintomas podem então recorrer se o joelho for provocado, por exemplo, pelo futebol ou pelo estirar de uma torcedura no trabalho. Pode então curar-se intermitentemente, "ceder" devido à inibição reflexa do quadríceps e causar o episódio de dor e inchaço. A dor pode deslocar-se de seu local de origem, causando dificuldades diagnósticas.

Os ligamentos mediais e cruzados anteriores são lesados frequentemente com o menisco medial causando instabilidade na articulação.

O quadro clínico é, com frequência, muito menos clássico que o descrito acima, e uma rotura pode ocorrer com violência mínima. Nestes casos é muitas vezes a persistência dos sintomas que leva ao diagnóstico.

Diagnóstico

Para fazer um diagnóstico exato, o paciente deve apresentar seja uma história clássica ou sinais físicos ou de preferência ambos. Muitos pacientes são atípicos e podem apresentar problemas difíceis para o diagnóstico. As doenças mais comuns de serem confundidas com uma rotura de menisco são as distensões ligamentares, a osteocondrite dissecante, a osteoartrite e a sinovite aguda. Mesmo na cirurgia, alguns pacientes com uma boa história e sinais físicos são considerados como não tendo nenhuma patologia óbvia.

Investigação

Um exame comum ao raio-X só tem valor para confirmar ou excluir outras doenças. A artografia de contraste usando-se qualquer meio rádio-opaco ou com ar pode ser de muito auxilio em mãos experientes.

A artroscopia é uma técnica nova que utiliza um instrumento semelhante a um cistoscópio que é passado dentro da articulação por uma pequena incisão. Dá uma visão excelente da maioria das estruturas na articulação, incluindo a metade posterior dos meniscos que não são visíveis através de uma incisão anterior.

Esses processos ajudam a evitar a extirpação de um menisco normal sem necessidade.

Tratamento Fisioterápico para Problemas do Joelho

A fisioterapia para as alterações da articulação do joelho é comum a todas elas; porém a ênfase pode variar de acordo com a alteração a ser tratada, o grau de dor e deficiência, e a cirurgia realizada. A finalidade do tratamento é de aliviar a dor, desenvolver a potência e força muscular e manter íntegra a amplitude do movimento.

Recursos Utilizados para aliviar a dor:

A aplicação de calor ou frio sob qualquer forma com finalidade de tirar inflamação e dor ( casos Crônicos ).
Hidroterapia: o calor e apoio da água, aliviando a dor e facilitando o movimento.
Crioterapia ( casos Agudos ).
Obs. Hoje em dia, é cada vez mais comum o uso da Acupuntura no tratamento com o objetivo de aliviar a dor do paciente.

Desenvolvimento da força muscular e da mobilidade do membro e particularmente ao redor do joelho pode ser conseguido por:

Exercícios isométricos e técnicas de mobilização passiva
Técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptivas (FNP) e técnicas com o intuito de induzir reações posturais normais.
Exercícios de resistência com peso, e quando possível, exercícios de resistência a grandes pesos.
Hidroterapia
Uso da " Cama Elástica " com intuito de FNP e ganho de amplitude de movimento.
Aulas sobre o Joelho
O fisioterapeuta deve observar e avaliar os efeitos do tratamento e mudar, adaptar ou interrompê-lo, se necessário. A criatividade do Fisioterapeuta conta muito nesse estágio de cura.

Os pacientes que requerem cirurgia corretiva, por exemplo aqueles com luxação recorrente da patela, são geralmente jovens que tiveram crises de dor e de incômodo durante um certo tempo, e que, após a operação, tendem a ser muito apreensivos e relutantes para mover o membro inferior, necessitando de encorajamento e confiança.

Fisioterapia pós-operatória

Após a cirurgia, o membro é amparado por um gesso ou uma atadura de pressão e tala posterior. Exercícios de glúteos, exercícios isométricos para quadríceps e movimentos para os pés são promovidos imediatamente mas uma contração satisfatória do quadríceps só pode ser atingida quando a dor diminuir e a elevação do membro inferior estirado não é geralmente tentada nos primeiros dias. O suporte de carga é determinado pelo tipo de cirurgia e a critério do cirurgião.

Quando a atadura é removida, são iniciados exercícios de mobilização e de fortalecimento do joelho, devendo-se tomar cuidado de evitar excessivos movimentos de alavanca no joelho até que a incisão cicatrize.

A hidroterapia é uma forma efetiva de tratamento nos estágios iniciais da imobilização, o calor e apoio da água, ajudando a vencer a apreensão e facilitando o movimento ativo. A tala posterior é mantida durante a marcha até que o paciente consiga a extensão total ativa do joelho, 70-90 graus de flexão e bom controle do movimento ao redor do raio. Uma vez estabelecida a confiança em si próprio seja restabelecida, a reabilitação avança rapidamente e o paciente retoma gradualmente suas atividades normais.

Dicas Importantes para seu Joelho

Aqui seguem algumas dicas para que você, atleta ou não, conserve o seu joelho integro:

Faça um bom alongamento antes e depois de cada treino. Cuidado com os excessos, principalmente após o treino quando o seu corpo já está aquecido
Aqueça bem antes de tiros, treinos fortes ou dias frios.
Cuide sempre dos seus músculos, deixando-os fortalecidos, para isso a musculação é indicada.
Nunca ultrapasse o limite do seu corpo. Seja consciente.

Um comentário:

  1. Ola Dr. Lucas
    Gostaria da sua opinião, eu fiz uma RM dos joelhos e apresentou o seguinte:
    JOELHO DIREITO:
    - condropatia patelar com irregularidade e fissuras condrais na região do vértice e faceta medial, não se observado alteração subcondral.
    - alteração de sinal linear do corno posterior do menisco medial, que aparentemente não atinge a superfície articular, indicando degeneração.
    JOELHO ESQUERDO:
    - condropatia patelar com irregularidade da superfície condral e fissuras condrais superficiais, não se observado alteração subcondral.
    - alteração de sinal linear do corno posterior do menisco medial, que aparentemente não atinge a superfície articular, indicando degeneração.
    - pequena distensão líquida da bolsa do gastrocnêmio medial/semimembranoso.

    Comecei um o tratamento que deve ser de longo prazo.
    Dr. Lucas.
    Esse meu caso tem cura?
    Que tipos de exercícios eu posso praticar na academia?

    Meu email ac.adriana@hotmail.com

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail