Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Translate
Visualizações
Pesquisar este blog
segunda-feira, 5 de maio de 2014
A IMPORTÂNCIA DOS ÓCULOS PARA A POSTURA E PREVENÇÃO DE LESÕES DA COLUNA VERTEBRAL
Problema de visão pode lhe dar dor nas costas. Entenda aqui essa relação.
A IMPORTÂNCIA DOS ÓCULOS PARA A POSTURA E PREVENÇÃO DE LESÕES DA COLUNA VERTEBRAL
problema-de-visao-postura
A visão é o sentido que nos fornece informações sobre a posição do corpo e seus segmentos em relação ao ambiente. Considerada a via de informação sensorial de maior importância para a postura, por informar a posição da cabeça e do corpo, oferecendo desta maneira uma referência da verticalidade.
O controle postural
O controle postural tem como objetivo alinhar ativamente a cabeça e o tronco em relação à linha de gravidade. Para isso, é levado em consideração o ambiente visual, as informações internas e externas. As condições do corpo, como a sensibilidade a determinadas alterações no ambiente, a boa saúde de músculos, ossos e articulações, bem como a percepção corporal são fundamentais para a manutenção de uma postura.
A visão e postura
Para visualizar um determinado objeto a retina recebe informações visuais através de células fotossensíveis capazes de reconhecer cores e movimentos e transformar as impressões causadas pela luz em impulsos eletroquímicos. Adequações conforme distância, claridade e nitidez, podem exigir não somente movimentos oculares, como também a inclinação da cabeça e tronco. Tal movimento, se não coordenado com o sistema vestibular, pode até mesmo levar a um desequilíbrio e possíveis quedas.
Deficiência visual e lesões da coluna vertebral
A partir do momento que o sistema visual apresenta algum tipo de deficiência, seja por alterações na retina, córnea, cristalino ou musculatura dos olhos, as demais estruturas corporais se adaptam para manter uma visualização adequada de objetos e meio ambiente.
O organismo procura manter a horizontalidade do olhar, para tanto, busca adaptações para beneficiar uma visualização eficaz.
Como adaptação, a cabeça pode ser projetada para frente, com consequente aumento da lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar. Não bastando tais alterações na coluna vertebral, os membros e demais articulações estão sujeitos a compensações após o prolongamento dessas adaptações.
Devido esse fato, inúmeras lesões podem ser geradas, principalmente as hérnias cervicais, devido a compressão aumentada nos discos dessa região.
O uso de óculos
A fim de corrigir as insuficiências visuais, usamos óculos capazes de compensar as deformações oculares. As lentes dos óculos auxiliam os olhos a focalizar a imagem sobre a retina e auxiliam a melhor visualização, com clareza e precisão.
Dessa forma, compensações não são mais necessárias. O olhar se mantendo horizontal e o campo visual limpo e claro mantém a visão em equilíbrio com o corpo e ambiente, que deve também ser adaptado para minimizar o efeito das compensações corporais.
Lembrando que as armações dos óculos devem também ser cuidadosamente ajustadas. Uma armação torta pode provocar inúmeros danos de postura e dores no pescoço ou nos ombros, os quais muitas vezes a pessoa não atribui o problema aos óculos.
A visão e o indivíduo
Por isso, ver não é uma função independente, ela está profundamente integrada ao desenvolvimento do indivíduo, compreendendo sua postura, coordenação e personalidade. Claramente os distúrbios ou a ausência da visão influenciam na postura, sendo que, sem as informações do ambiente, o indivíduo apresenta dificuldade de se ajustar, sofrendo alterações na cabeça, coluna vertebral e membros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail