sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ATROFIA MUSCULAR

Atrofia muscular

Nomes alternativos:
atrofia dos músculos, emaciação muscular, emaciação
Definição:
Emaciação ou perda de tecido muscular resultante de uma doença ou por inatividade.
Considerações gerais:
Na população em geral, a maioria dos casos de atrofia muscular decorre da inatividade. Pessoas com atividade profissional sedentária, e os idosos com menos atividade física, podem perder o tônus muscular e desenvolver uma atrofia significativa, que é reversível com a prática de exercícios vigorosos. Pacientes acamados podem sofrer emaciação muscular acentuada, e os astronautas, livres da ação da gravidade terrestre, podem apresentar uma diminuição do tônus muscular e descalcificação, depois de apenas alguns dias de imponderabilidade.
A atrofia muscular que é resultante mais de uma doença que de inatividade, se classifica como uma de dois tipos: aquela decorrente de dano aos nervos que suprem os músculos, e a doença do próprio músculo. Entre as doenças do primeiro grupo estão: poliomielite, esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig) e síndrome de Guillain-Barré. As doenças que afetam principalmente os músculos incluem a distrofia muscular, a miotonia congênita e a distrofia miotônica.
Mesmo a atrofia muscular leve geralmente resulta em alguma perda de mobilidade ou de força dos músculos.
Causas comuns:
atrofia moderada que ocorre normalmente no processo de envelhecimento
acidente cerebrovascular (derrame)
lesão da medula espinal
lesão de um nervo periférico (neuropatia periférica)
outras lesões
imobilização prolongada
osteoartrite
artrite reumatóide
terapia prolongada com corticosteróides
diabetes (neuropatia diabética)
queimaduras
poliomielite
esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig)
síndrome de Guillain-Barré
distrofia muscular
miotonia congênita
distrofia miotônica
Obs.: Este problema pode ter outras causas. A lista não menciona todas as causas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas desse sintoma podem incluir doenças pouco comuns e medicamentos. Além disso, as causas variam conforme a idade e sexo da pessoa afetada, e os seguintes aspectos específicos dos sintomas: localização, características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas. Utilize a opção Sintomas para explorar as explicações possíveis para a ocorrência deste distúrbio, seja isolado ou combinado com outros problemas.