Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
- Dr. Lucas Nogueira Mendes FT,Dip.Quiro
- Araraquara, São Paulo, Brazil
- Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592
REGRAS DO SITE
OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).
AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.
AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.
Translate
Visualizações
Pesquisar este blog
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Exames de Imagem para Dores Lombares - realizar ou não?
Realizar ou não os exames de imagem?
Será que realizar um exame de imagem (ex: Ressonância Magnética, Tomografia) quando alguém tem dor lombar é realmente importante?
Ou seja, sua coluna ou travou, ou você sente dores a algum tempo, ou se esforçou recentemente e passou a doer, ou alguma outra origem similar, você precisa realizar um exame de imagem para saber o que tem?
Uma vez que, através do exame clínico tenham sido descartadas condições de ameaça à vida ou doenças sistêmicas (como câncer, doenças em órgãos internos e outras) a utilização da imagem não parece necessária.
“Mas como isso?”, alguém pode perguntar. “Como realizar o tratamento sem saber se tenho uma hérnia ou protrusão do disco, ou alguma outra coisa nas costas?”
Pois bem, fato é que parece não haver a necessidade disso.
MODIC et al (2005) e ASH ET al (2008) observaram, em indivíduos com dor lombar aguda ou radiculopatia, que o conhecimento dos resultados da Ressonância não altera o resultado do tratamento conservador e faz com que os indivíduos tenham uma sensação de bem estar inferior.
CHOU ET al (2009) numa revisão sistemática, concluem que a realização de exames de imagem para dores lombares em pessoas sem condições graves não interfere com a melhoria dos sintomas, e que nesses indivíduos deve-se evitar sua requisição rotineira ou imediata nas situações de dor aguda ou subaguda.
ANDERSEN (2011) realizaram uma revisão da literatura sobre a relação entre exames de imagem e o tratamento subseqüente, concluindo que além de não promover melhorias no tratamento subsequente, a não realização do exame de imagem não prejudica a identificação de condições ou patologias mais sérias além de proteger o paciente contra a radiação (radiografias ou tomografias computadorizadas) e trazer economia de custos.
Ou seja, a não realização do exame não apenas não é necessária, como não é recomendada.
http://www.optimafisioterapia.com.br/artigos/9-blog/103-exame-de-imagem-para-dores-lombares-realizar-ou-nao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail