Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

venca lesões e volte a correr

Pensar positivo e encarar a pausa forçada com coragem e tratamento direcionado ajudam na recuperação e na volta rápida aos treinos

Por Juliana Saporito

Nunca é fácil tomar a decisão de parar. Principalmente quando se está acostumado à rotina de treinos e à disputa de provas. Quando uma lesão muscular ou algum problema de saúde pega você de surpresa, a recuperação requer paciência, coragem e muito pensamento positivo.

Mariana Arantes conhece bem essa situação e luta para voltar a correr. Depois de iniciar os treinos em janeiro, com o objetivo de participar de sua primeira São Silvestre, foi pega de surpresa pelo diagnóstico de hérnia de disco. “Acreditava ter condições de continuar correndo quando não sentia dor, talvez por querer adiar a decisão de parar. Passei a consultar médicos e, então, depois de passar por um fisioterapeuta que me explicou todo o caso, interrompi os treinos. Foi muito doloroso deixar a equipe para me dedicar somente à minha recuperação”, contou Mariana.

Tanto o lado psicológico quanto o físico devem ser priorizados para que seja possível ponderar, parar e, então, trabalhar pela melhora. Acreditar que é possível retomar as forças é o primeiro passo. E dedicar tempo aos treinamentos e à fisioterapia, quando necessário, são fatores ligados totalmente à motivação e absolutamente importantes. Uma boa dica é não se afastar da equipe de treinos e nem dos amigos. Visite-os, vá aos treinos, converse. “Isso vai manter a corrida ainda como parte do seu dia-a-dia”, explicou a psicóloga Maria Angélica Crono.

Cuide do físico
Dedicar-se à recuperação da parte física é tão importante quanto a preparação que os atletas costumam empregar nos treinos. E há grupos musculares principais que vão garantir um rápido retorno às pistas e, ainda, evitar novas lesões.

Moisés Cohen, professor livre-docente do departamento de ortopedia e traumatologia da Unifesp e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, revela que a força abdominal é primordial para o bom condicionamento do corredor. “As principais lesões dos praticantes de corridas são na coluna, causadas pelo forte impacto que a modalidade exerce. E o abdômen, assim como a coluna dorsal, são responsáveis pela sustentação de todos os membros inferiores, que são as ferramentas do atleta”, explica o médico.

Mariana segue esta linha e já alcança resultados. “Passei a praticar Pilates três vezes por semana para fortalecer a parte abdominal e retomei as caminhadas, sempre que tenho tempo”, disse. Ela ainda não tem condições de traçar uma meta a curto prazo, mas garante que vai voltar a correr. “Além de recuperar a coluna, quero recuperar a cabeça. Tirei o pé do acelerador, tenho lido muito sobre o assunto e tudo o que quero é voltar logo”, finalizou com otimismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail