Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista. Especialização em Quiropraxia pela ANAFIQ- Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia. Pós Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID Coordenador do Grupo de Estudos em Postura de Araraquara. –GEP Membro da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia- ANAFIQ/ Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa- ABRAFIM/ Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia –ABPQ PODO/ Formação em RPG, SGA, Estabilização Segmentar Lombar e Cervical, Pilates, Podoposturologia, Quiropraxia,Reabilitação Funcional, Kinesyo Tape ,Dry Needling,Mobilização Neurodinâmica, Técnica de Flexão-Distração para Hérnias Lombares e Cervicais. Formação no Método Glide de Terapia Manual. Atualização nas Disfunções de Ombro, Quadril , Joelho e Coluna ( HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES E CERVICAIS). ÁREA DE ATUAÇÃO: Diagnóstico cinético-funcional e reabilitação das disfunções musculoesqueléticas decorrentes das desordens da coluna vertebral. AGENDAMENTO DE CONSULTAS PELO TELEFONE 16 3472-2592

REGRAS DO SITE

OS ARTIGOS CONTIDOS NESTE SITE TEM APENAS O INTUITO DE INFORMAR , POR ISSO NÃO FAZEMOS DIAGNÓSTICOS OU TRATAMENTO PELO SITE E EM HIPOTESE ALGUMA QUEREMOS SUBSTITUIR UMA CONSULTA PARA MAIS DETALHES ENTRE EM CONTATO E MARQUE UMA CONSULTA COMIGO (FISIOTERAPEUTA)OU COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

ME RESERVO O DIREITO DE RESPONDER APENAS COMENTÁRIOS COM IDENTIFICAÇÃO E E-MAIL E QUE SEJA PERTINENTE AO CONTEUDO DO SITE( NÃO FAÇO DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO PELA INTERNET).

AS PERGUNTAS SEM E-MAIL EM ANEXO NÃO SERÃO RESPONDIDAS.

AS RESPOSTAS NORMALMENTE NÃO SÃO PUBLICADAS POIS RESPEITAMOS A INDIVIDUALIADE DOS PACIENTES ,CADA CASO É ÚNICO.

Translate

Visualizações

Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

Dor nas costas

Dor nas costas
EVITE A DOR NAS COSTAS



A dor nas costas é um dos problemas mais comuns no consultório do ortopedista. Com raras exceções, todo mundo ou já teve, ou tem, ou terá dor nas costas.A coluna funciona como uma pilha de tijolos, onde as vértebras mais inferiores sustentam todo o peso. Entre as vértebras existe uma espécie de “almofada gelatinosa”, o disco intervertebral.


Podemos destacar os fatores mais comuns, relacionados com o aparecimento da dor nas costas:

* Causas anatômicas (forma errada de pisar, defeito na formação da estrutura da coluna, diferença entre o comprimento das perna

* Deficiências posturais: hiperlordose, cifose..

* Excesso de peso: mesmo 2-3kgs podem fazer diferença, experimente carregar um bebê o dia inteiro.

* Sedentarismo: passar longo período sentado (a pior posição para a coluna) é muito prejudicial. É importante a cada meia hora dar uma levantada. Além disso, a inatividade enfraquece e encurta a musculatura que dá sustentação para a espinha dorsal.

* Erro na forma de realizar atividades diárias: A coluna é sobrecarregada quando o corpo é flexionado ou rodado. É preciso atenção na forma de sentar, como se abaixar para apanhar algo ou carregar peso. Procure não dormir em um colchão onde a sua coluna afunda.

* Excesso de impacto: algumas atividades esportivas podem acelerar o desgaste, sobrecarregando a musculatura, o disco e até causar fraturas por fadiga na coluna. Entre os esportes onde a coluna é mais castigada, destaca-se a ginástica olímpica, halterofilismo, golfe, maratona. No caso do tênis, o excesso de rotação do tronco e a hiper extensão da coluna no saque, associados ás súbitas mudanças de direção durante o jogo, podem, no caso de algum descuido com o seu corpo, fazer você sair “travado” da quadra.
“stress”:causa um tensionamento da coluna, nossa postura se deteriora; os ombros ``enrolam-se para dentro´´, o pescoço endurece, os músculos ficam encurtados, a respiração se torna mais restrita.

* Stress: : trata-se de um tempero adicional, contribuindo para desencadear a dor lombar. É comum o indivíduo passar por um stress no campo profissional ou afetivo, na hora não sentir dor pela necessidade de ser forte e aparecer com a dor nas costas algum tempo depois, muitas vezes quando o problema já passou.

* Artrose: ocorre espessamento do osso com o aparecimento de saliências (“os bicos de papagaio”) que podem diminuir o espaço para a passagem dos nervos.

* Osteoporose: o osso fica mais poroso e pode sofrer achatamento da vértebra, fato que pode ser bem doloroso, tornando o indivíduo mais baixo e encurvado.
Hérnia de disco: Com a sobrecarga, já a partir dos 25 anos, o disco começa a sofrer um processo de desidratação, tornando-se mais frágil e podendo sofrer um abaulamento, a hérnia de disco que acaba por comprimir a saída dos nervos da coluna, causando dor irradiada para a perna.

Causas não ortopédicas: cuidado! A dor nas costas pode ser reflexa de outro problema, como por exemplo, cálculo renal, tumor de próstata ou pancreatite.
Se você se enquadra em algum destes fatores procure prevenir a dor e não deixá-la se instalar e prejudicar a sua qualidade de vida.


ColunaOmbroCotoveloMãoQuadrilJoelhoTornozelo/PéContato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail