Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
LESÃO DO MENISCO: QUANDO SUSPEITAR
LESÃO DO MENISCO: QUANDO SUSPEITAR?
Por Dr. Thiago Fukuda
Os meniscos são estruturas fibro-cartilaginosas que atuam como amortecedores de impacto. Cada joelho tem dois meniscos, um do lado interno e outro externo. Sem os meniscos, os joelhos não suportariam o impacto, além disso, a sobrecarga iria atingir diretamente a cartilagem causando um desgaste precoce.
Embora os meniscos consigam suportar uma carga, eles ainda são vulneráveis aos movimentos rotacionais, por exemplo, torções provocadas pelo futebol, basquete e voleibol.
As lesões no menisco são muito comuns durante uma luta de jiu-jitsu. Quando o joelho é flexionado ao extremo ou quando o indivíduo está agachado ou ajoelhado ele sofre uma entorse.
Em alguns casos, a lesão do menisco pode ser uma consequência do desgaste progressivo, isso ocorre em pessoas acima de 40 anos.
A partir do momento que os meniscos sofrem uma lesão o indivíduo sente dor, inchaço, limitação dos movimentos e bloqueio (travamento).
Esse tipo de lesão pode ser diagnosticado através dos sintomas. No entanto, é importante consultar um especialista para realizar exames e identificar o grau da lesão.
Geralmente, o médico solicita um exame de ressonância magnética, exame este que serve para confirmar o diagnóstico e ver detalhes da lesão como seu tipo, tamanho e localização.
Confirmada a lesão, o tratamento pode ser cirúrgico que consiste na retirada do menisco lesionado ou conservador que é baseado em repouso, aplicação de gelo por 30 minutos na lesão, bandagem elástica e fisioterapia.
A fisioterapia pode ser aliada ao tratamento da lesão para recuperar a articulação, amenizar a dor e garantindo uma qualidade de vida ao indivíduo. Muitas evidências tem mostrado que um programa de fisioterapia para correção biomecânica do alinhamento dos membros inferiores com exercícios de fortalecimento e equilíbrio podem postergar ou até evitar o procedimento cirúrgico.
WWW.OJOELHO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail