Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
ARTROSE NÃO É DOENÇA DA TERCEIRA IDADE: DOENÇA ARTICULAR PODE ACOMETER HOMENS E MULHERES ENTRE 30 E 50 ANOS
ARTROSE NÃO É DOENÇA DA TERCEIRA IDADE: DOENÇA ARTICULAR PODE ACOMETER HOMENS E MULHERES ENTRE 30 E 50 ANOS
Por Dr. Thiago Fukuda
Há quem acredita que a artrose caracterizada pelo desgaste das cartilagens das articulações só atinge a terceira idade, pelo contrário, cada vez mais adultos que estão na faixa etária dos 30 anos se queixam da doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 20% dos adultos brasileiros já são acometidos pela doença. Estima-se que o excesso de exercícios físicos será a causa de 45% dos casos de artrose no futuro, de acordo com os dados do livro “Osteoartrite – Cenário Atual e Tendências no Brasil.
O desgaste nas cartilagens articulares é uma das principais causas para desenvolver a artrose. A terceira idade é a mais afetada por causa do envelhecimento natural. Entretanto, já é possível notar um alto número de pessoas diagnosticadas com artrose no quadril, joelhos, tornozelos, na faixa dos 30 anos.
Entre os motivos para artrose nessa idade estão a obesidade e os exercícios físicos em excesso sem o acompanhamento de um profissional. Além disso, outros fatores como hereditariedade, alterações hormonais, inflamações, doenças metabólicas também podem causar o problema.
É possível identificar a artrose por meio do seu sintomas. Quem apresenta um desgaste na cartilagem irá sentir a articulação dolorida, inchaço, falta de firmeza, redução de movimento, entre outros.
O paciente que notar esses sintomas deve imediatamente procurar o fisioterapeuta ou médico para iniciar o tratamento.
A artrose não tem cura, por isso, é importante começar o tratamento o quanto antes para a recuperação dos movimentos, aumento da flexibilidade e também do alívio da dor.
Exercícios em piscina terapêutica, técnicas de crioterapia e aplicação de compressas quentes podem contribuir para a redução dos sintomas.
A maior preocupação do fisioterapeuta no tratamento da artrose continua sendo com a postura dinâmica do paciente. É papel desse profissional corrigi-la para evitar a sobrecarga na articulação.
Além disso, o tratamento ainda pode contar com ajuda de aparelhos como ultrassons, ondas curtas, laser, magnetoterapia e técnicas manuais como liberações miofasciais, mobilizações articulares ou fortalcimento.
Se a fisioterapia não conseguir um progresso e o caso do paciente for grave pode ser necessário a indicação de uma intervenção cirúrgica para a colocação de prótese.
WWW.OJOELHO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail