Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
sábado, 23 de agosto de 2014
Mielopatia Cervical
Mielopatia Cervical
A mielopatia cervical é a lesão da medula espinhal, devido a compressão desta na altura do pescoço, em consequência da “espondilose” ou artrose cervical intervertebral que diminuem o espaço que a medula ocupa no canal vertebral. Ela pode se manifestar com fraqueza, espasticidade, perda de equilíbrio e incontinência urinária.
Causas da Mielopatia Cervical
O processo ocorre devido a hipertrofia de ligamento, facetas articulares e protusões de disco que levem a redução do espaço que a medula ocupa no canal vertebral.
Sintomas e Sinais da Mielopatia Cervical
O processo geralmente é evolutivo iniciando com quadro de alterações sensitivas como amortecimento em membros superiores e evoluindo com dificuldade de realizar movimentos finos das mãos como "abotoar uma camisa". As alterações motoras ocorrem através de uma diminuição de força geralmente evolutiva. Os reflexos estão aumentados (hiperreflexia), o paciente se sente mais rígido e na maioria dos casos apresenta dificuldade de deambulação.
Diagnóstico da Mielopatia Cervical
•Radiografia - importante para observarmos a curvatura da coluna cervical e o processo espondilótico.
•Ressonância magnética - avalia a estrutura da coluna em relação aos tecidos moles e também o grau de sofrimento medular.
•Tomografia - avalia a calcificação do disco, ligamentos, presença de osteófitos e avalia a hipertrofia das facetas articulares.
•Exames neurofisiológicos - avalia o comprometimento da medula e raízes nervosas, sendo importante para o diagnóstico diferencial.
Diagnóstico Diferencial
•Tumores;
•Doenças desmielinizantes;
•Doenças neuro degenerativas;
•Patologias da transição occipito-cervical;
•Infecções.
Tratamento da Mielopatia Cervical
Conservador
Medicação - Dependendo da intensidade da dor, diversas medicações podem ser utilizadas, tais como antiinflamatórios, corticóides, analgésicos opióides. Também pode-se associar relaxantes musculares na presença de contraturas musculares.
O tratamento fisioterapêutico pode ser realizado através de métodos físicos como o calor, gelo, alongamento, tração. Após o quadro agudo introdução da terapia manual (quiropraxia, fortalecimento da musculatura profunda cervical e correção postural).
Cirurgia
A cirurgia é realizada através de descompressões por via anterior ou posterior dependendo de cada caso.
As informações aqui contidas tem objetivo informativo único, e nada substitui uma consulta médica.
Responsáveis Técnicos: Danillo Daniel Vilela CRM 105778 - Juliano Bottura Picchi CRM 101713
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail