Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
SAIBA COMO SE PROTEGER DE UMA LESÃO NO JOELHO
SAIBA COMO SE PROTEGER DE UMA LESÃO NO JOELHO
www.ojoelho.com.br
Não são somente os atletas que temem uma lesão no joelho, se você pratica exercícios físicos, como tênis, futebol ou basquetebol, também deve ficar atento para não exagerar na malhação e sofrer uma lesão nesta articulação. Dependendo da gravidade e da área do joelho acometida, o praticante de atividade física pode ficar impedido de entrar em campo, correr ou competir.
A lesão no joelho mais temida é o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA). O LCA está localizado internamente no joelho, entre os ossos da perna e da coxa, e seu mecanismo de lesão pode ser por desaceleração muito brusca, uma mudança repentina de direção, uma aterrissagem com o joelho e o quadril em valgo (desalinhamento) ou um simples trauma direto.
Sexo frágil
Alguns estudos revelam que as mulheres, quando estão treinando ou participando de jogos, têm uma chance 4 a 8 vezes maior de sofrerem uma ruptura de LCA do que os homens. Essa maior predisposição é atribuída a um conjunto de alterações anatômicas do joelho, fraqueza muscular dos membros inferiores e hormonais, características próprias do sexo feminino.
Se você sentiu um estalo no joelho no momento da lesão, sinais clínicos de dor, inchaço ou edema, vermelhidão, aumento de temperatura e episódios de falseio podem ser sinais de ruptura do LCA. E não fique pensando que é só uma “dorzinha” ou um mal jeito no joelho provocado pela atividade física. Se não for logo diagnosticado, você corre o risco de ter novos episódios de falseio e aumentar o desgaste das estruturas articulares como cartilagem e meniscos.
O tratamento pode ser cirúrgico, sendo realizado através da reconstrução ligamentar utilizando os tendões de outros músculos para substituir o ligamento rompido. Após a cirurgia, os pacientes necessitarão de um programa de fisioterapia por 4 a 6 meses para voltar às suas atividades anteriores à lesão. Vale a pena lembrar que muitos pacientes não tem lesões completas do LCA e podem se beneficiar de um protocolo não-cirúrgico para estes problema, também através de fisioterapia. A idéia final é sempre dar vida longa aos joelhos!
Livre-se desse problema
Para evitar lesões no joelho você pode contar com ajuda da fisioterapia e tomar alguns cuidados na hora de praticar esportes. A fisioterapia pode ser vista como uma aliada na recuperação dos pacientes com este tipo de lesão, submetido ou não à cirurgias. Para que o tratamento seja um sucesso é importante seguir algumas medidas, veja quais são:
Faça uso de compressas de gelo
As compressas devem ser realizadas na parte da frente do joelho, a chamada face anterior, por 30 minutos, quatro vezes por dia é o recomendado.
Evite fazer movimentos bruscos
Nessa fase de repouso, não faça qualquer movimento que force muito o joelho. Se a dor persistir consulte o seu fisioterapeuta ou médico.
Fonte: Prof. Dr. Thiago Fukuda, fisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo, especialista no grupo joelho, quadril e esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail