Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: CUIDADOS COM O PÓS-OPERATÓRIO DO JOELHO
LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: CUIDADOS COM O PÓS-OPERATÓRIO DO JOELHO
Por Dr. Thiago Fukuda em 4 de dezembro de 2013 em Artigos | 992 Views | Leave a response
Uma das lesões que mais acomete o joelho é a do ligamento cruzado que pode ser anterior (LCA) ou posterior (LCP), já que ele é responsável por evitar movimentos de rotação e hiperextensão do joelho. A lesão do LCA acontece geralmente em atletas de futebol, basquete e voleibol. Esse tipo de modalidade esportiva exige muito da rotação e dependendo do movimento, se o pé estiver apoiado no chão, uma rotação excessiva sobre o joelho pode levar à ruptura deste ligamento. As principais vítimas são aqueles que jogam somente no final de semana, pois a sua musculatura é fraca e durante o jogo pode sobrecarregar o ligamento e assim romper. No momento em que há a ruptura, o atleta pode até ouvir um estalido. A dor é geralmente intensa e obriga a pessoa a interromper a atividade que estava praticando. Normalmente existe dificuldade de apoiar o pé no chão e a pessoa precisa de auxílio para caminhar.
Tratamento da lesão
Na maioria das vezes, uma lesão completa do ligamento cruzado anterior requer tratamento com cirurgia, mas dependendo da gravidade a lesão (por exemplo, uma ruptura parcial) pode ser tratada com os recursos da fisioterapia. Caso seja feito uma cirurgia é importante manter os cuidados com o pós-operatório que envolvem o uso inicial de muletas axilares, recursos para diminuição do inchaço (edema) e exercícios para ganho de força muscular e mobilidade articular.
Cada paciente deve ter um tratamento personalizado, de acordo com suas necessidades. O sucesso da recuperação vai depender do fisioterapeuta e da colaboração do paciente em comparecer em todas as sessões de fisioterapia.
Protocolo da Santa Casa de São Paulo
O protocolo pode variar de 5 a 6 meses pós-operatório. As sessões de fisioterapia devem ser diárias ou semanais para que o paciente consiga recuperar seus movimentos após cada sessão. O protocolo de reabilitação por meio da fisioterapia em pacientes que realizaram a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior trabalha para que ele consiga recuperar a capacidade de realizar as tarefas diárias, como andar sem auxílio de muletas, subir escadas, dirigir, o mais breve possível.
Fonte - Prof. Dr. Thiago Fukuda, fisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo, especialista no grupo joelho, quadril e esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail