Hérnias de disco também afetam o pescoço
Doenças da coluna são muito frequentes, e ainda bem que a maior parte delas é de causa muscular e pode ser tratada com medicamentos. Apesar disso, algumas lesões ainda são muito temidas, por parte dos pacientes, como as hérnias de disco, bem frequentes na região lombar.
Já falamos sobre isso num post do mês de julho, onde você pode ver claramente o que ocorre com o disco vertebral. Naquele post a idéia principal foi falar sobre as hérnias da região lombar, que são bem frequentes nos trabalhadores braçais e nas donas de casa. Hoje falaremos um pouco sobre as hérnias cervicais.
As hérnias de disco da coluna cervical são lesões que podem se iniciar como uma simples dor de pescoço, que com o tempo vai se irradiando para um dos braços (ou para os dois, mais raramente).
Imagem de ressonância magnética da coluna cervical mostrando hérnia discal na região de C6C7, com discreta impressão da medula óssea - essa paciente iniciou tratamento analgésico e fisioterapia, melhorando muito da dor.
Elas ocorrem pelo desgaste do disco vertebral, que passar por um processo de degeneração, depois de abaulamento e por última de herniação, que é o extravasamento do conteúdo interno do disco vertebral.
Nessa altura da coluna as hérnias podem comprimir a região da medula espinal, ao contrário das hérnias lombares, que comprimem raízes nervosas, principalmente as do ciático. Na coluna lombar a medula não está mais presente no canal medular, somente essas raizes nervosas, e é por isso que a sintomatologia pode ser diferente.
Quando a hérnia cervical comprime as raízes nervosas que vão para o braço os principais sintomas são:
- dor (no pescoço, que pode se irradiar para as costas e para o ombro)
- diminuição da sensibilidade no membro superior
- sensação de formigamento nos dedos
- sensação de peso no braço (que geralmente representa um quadro de compressão nervosa associado a fraqueza da musculatura)
O tratamento inicial deve ser sempre clínico, por meio do uso de analgésicos e antinflamatórios, que melhoram a dor e a condição inflamatória da lesão. A fisioterapia é muito importante para a analgesia auxiliar, e também para trabalhar toda a musculatura paravertebral e de equilíbrio da cintura escapular (região do ombro), muito importante também para toda estrutura de sustentação do pescoço.
O tratamento cirúrgico deve ser reservado para os casos que não foram resolvidos de forma clínica, ou quando a compressão é aguda por causa de uma herniação abrupta após um trauma grave (acidente de carro, por exemplo). Fraturas instáveis também devem ser tratadas com cirurgias, e hoje as técnicas melhoraram muito, por causa dos avanços nos materiais de fixação da coluna.
O importante é sempre a prevenção. Acostume-se a realizar exercícios de fortalecimento em casa mesmo, quando começar a sentir dores no pescoço. Esses exercícios podem ser muito úteis para prevenir lesões graves no futuro.
Posted by Rogerio Silva
quando li este informativo sobre hernia de disco, foi como se o Dr. Lucas estivesse falando comigo; pois sinto exatamente tudo isto que ele descreve neste texto, e muito mais. gente é uma dor muito incômoda, irritante, é como se você estivesse sempre com algo preso no pescoço ou nas costa, tenho hernia. lombar , e cervical
ResponderExcluirTENHO HERNIA DE DISCO LOMBAR E CERVICAL, O MEU DIA DIA NÃO É FÁCIL. É MUITO BOM SABER SEMPRE MAIS SOBRE ALGO QUE NOS INCOMODA. OBRIGADA Dr. LUCAS
ResponderExcluir