segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tendinite Patelar

Muitas pessoas me procuram com fortes dores nos joelhos após ou durante uma atividade física intensa. Essas dores podem ser encontradas em atletas que praticam atividades de natureza repetitiva, como, por exemplo, esportes que produzem saltos. Esse tipo de lesão está relacionada com a absorção do choque no tendão do quadríceps ( músculo anterior da coxa) após realizado um salto. Esta lesão é chamada de tendinite patelar ou do saltador. Mas primeiramente, o que vem a ser um tendão?
Os tendões são estruturas que conectam o músculo ao osso, transmitindo a força dos músculos aos ossos. Eles suportam pelo menos duas vezes a força máxima que os músculos podem exercer sobre eles.
O tendão possui uma zona onde o osso se mistura com o tendão e outra onde o tendão se encontra com o músculo que representa estruturas com uma certa tensão. Uma solicitação excessiva do músculo quadríceps resultará em uma falha nessa junção do tendão (tendão-músculo e/ou tendão-osso), que ocasionará um processo inflamatório no tendão patelar.
No joelho, o tendão patelar se encontra abaixo da patela (antiga rótula), que poderá apresentar dor e edema (inchaço).
Para alívio da dor, o atleta fará repouso até eliminá-la; só assim poderá realizar alongamentos da musculatura envolvida, principalmente o quadríceps.
Uma boa série de alongamento antes e após a atividade física irá colaborar para uma melhor função do tendão e aumentará assim a probabilidade de se evitar essa lesão.
Mas não é só isso que resolverá o problema; ao primeiro sinal de algum sintoma, procure um médico e ou um fisioterapeuta especialista no assunto, que realizará uma avaliação minuciosa, para que esta patologia não seja confundida com outra e assim definir um tratamento direcionado para esta lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail