Outra patologia comumente encontrada em praticantes de corrida é a periostite, popularmente conhecida como canelite.
Canelite é uma inflamação do periósteo (camada mais superficial que recobre o osso da perna) que ocorre devido a uma hiperpronação anormal causada pelo excesso de atividades atléticas ou pela compensação da musculatura da tíbia para amenizar a instabilidade do pé.
Os fatores causadores desta lesão podem ser um treinamento inadequado em superfícies irregulares, tipos de calçados que aumentem a pronação dos pés, e o pé pronado propriamente dito.
O atleta sentirá dores na região anterior da perna, que aumentarão após as corridas. Se a periodização do treinamento não for bem elaborada, o atleta sofrerá com lesões por esforço repetitivo, não permitindo descanso às estruturas envolvidas, sejam elas ósseas, tendões e ou musculares. Cabe lembrar ao atleta que a canelite pode evoluir para uma fratura de “stress” e agravar a lesão.
Para alívio das dores, o atleta deve parar os treinos e colocar gelo durante 25 minutos de 2 a 3 vezes ao dia para alivio da dor e procurar seu médico e o seu fisioterapeuta para uma melhor avaliação a fim de descartar qualquer outra patologia e assim traçar um melhor tratamento para retornar o mais rápido possível a sua prática esportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail