segunda-feira, 13 de julho de 2009

SÍNDROME ÍLIOTIBIAL

Joelho de corredor
Os atletas que praticam corrida de longa distância estão sujeitos a ter uma patologia chamada síndrome iliotibial, popularmente conhecida como joelho de corredor. Atletas com pronação (sola do pé voltada para dentro) excessiva dos pés estão mais propícios a esta lesão, assim como corredores de percursos acidentados.
O atleta acusa dor localizada na parte lateral do joelho, que é iniciada após ter percorrido certa distância e que aumenta impossibilitando a continuidade do trabalho. Após o repouso a dor desaparece, mas retorna quando se volta a correr.
Estes sintomas aumentam nas descidas. Durante a flexão e extensão de joelhos, o trato iliotibial (tecido na parte lateral da perna) desliza sobre a parte lateral do joelho, causando processos inflamatórios.
Como prevenção, os alongamentos da perna são essenciais tanto da parte anterior e posterior da coxa, como também as partes mediais e laterais. No caso de dor local, colocar gelo imediatamente na região após os sintomas. Outro recurso que poderá ajudar será o uso de uma órtese (palmilha) em casos de pronação excessiva dos pés para de diminuir a sobrecarga na região lateral dos joelhos.
Com estes sintomas o atleta deve interromper a atividade física e procurar um profissional especialista em medicina esportiva (seja um médico e/ou fisioterapeuta) para uma melhor avaliação e assim uma possível reabilitação da estrutura acometida para um melhor desempenho e performance.

Um comentário:

  1. Existem também órteses específicas para controle da banda iliotibial. Quando se aplica?

    ResponderExcluir

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail