Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
ARTROSE NO JOELHO: SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR O PROBLEMA
ARTROSE NO JOELHO: SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR O PROBLEMA
Por Equipe de Comunicação do Site O Joelho em 13 de fevereiro de 2015
Os números assustam. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui artrose. Além disso, a doença é considerada pelo Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional de Seguro Social do Governo Federal, a terceira causa de afastamento de trabalho no Brasil.
A artrose é uma doença degenerativa das articulações. As causas podem ser inúmeras: sedentarismo, genética, obesidade, desgaste das cartilagens, uso inadequado da articulação, traumas no joelho e desvio do eixo, entre outros.
O local mais acometido é o joelho devido a sobrecarga e também porque apresenta diversas articulações. Os pacientes com artrose se queixam de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos.
Como driblar os fatores de risco?
Como a artrose é uma doença que atinge a terceira idade, quem tem predisposição precisa mudar os hábitos quando ainda há tempo.
Perder peso, praticar atividade física, não fazer movimentos que sobrecarreguem o joelhos, manter uma alimentação balanceada podem ajudar a reduzir as chances do indivíduo ter artrose. Interromper o uso do cigarro é outro fator importante, pois o tabaco diminui a qualidade do colágeno ds articulações.
As atividades físicas devem ser feitas diariamente e os exercícios precisam ser focados no fortalecimento das articulações.
O tratamento pode ser feito com auxílio de medicamentos para aliviar a dor e fisioterapia. O fisioterapeuta é o responsável por criar exercícios para fortalecer os músculos ao redor da articulação aumentando a amplitude dos movimentos e amenizando a dor ao mesmo tempo.
Procure um fisioterapeuta para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento o quanto antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail