Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
EXERCÍCIO FÍSICO E FISIOTERAPIA SÃO ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE ARTROSE NO JOELHO
EXERCÍCIO FÍSICO E FISIOTERAPIA SÃO ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE ARTROSE NO JOELHO
Por Dr. Thiago Fukuda
A artrose no joelho é uma doença degenerativa das articulações que não deve ser ignorada, principalmente porque ela pode comprometer os movimentos e criar obstáculos para a pessoa executar tarefas simples do dia a dia, como caminhar, subir escadas ou agachar.
Geralmente, a artrose atinge pessoas com mais de 50 anos, pois elas apresentam um desgaste na articulação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pessoas poderão apresentar dores e limitações provocadas pela artrose no joelho.
Alguns fatores de risco como obesidade, herança genética e esforço físico podem contribuir para o surgimento da doença.
Fisioterapia X Exercícios físicos
Apesar de a artrose no joelho não ter cura, a doença pode ser tratada com o auxílio de exercícios físicos e fisioterapia.
No tratamento para controlar a dor é indicado que o paciente faça exercícios físicos para fortalecer a musculatura do membro inferior sob a recomendação de um fisioterapeuta. Caminhada, bicicleta e hidroginástica são exercícios bem vindos durante o tratamento.
Esses exercícios podem ser feitos diariamente.
Já a fisioterapia é fundamental para a recuperação do paciente. O tratamento fisioterápico pode consistir no fortalecimento da musculatura do quadríceps e isquiotibiais, glúteos médio e máximo, mobilizações e eletrotermoterapia.
A combinação dessas técnicas ajuda o paciente recuperar os seus movimentos e fortalecer os músculos de uma forma saudável sem prejudicar a articulação. Além disso, a sua recuperação tende a ser mais rápida com ajuda de exercícios físicos e a fisioterapia.
WWW.OJOELHO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail