Dr.Lucas Nogueira Mendes Ft. Dip Chiro. Fisioterapeuta Quiropraxista pela Anafiq/Coffito. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO: QUAIS EFEITOS RESIDUAIS PODEMOS ESPERAR APÓS ESSE PROCEDIMENTO?
ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO: QUAIS EFEITOS RESIDUAIS PODEMOS ESPERAR APÓS ESSE PROCEDIMENTO?
Trabalhos recentes demonstraram que sujeitos com Osteoartrite de Joelho (OAJ) apresentam redução da força abdutora do quadril. Recentemente, Bennell et al (2010) verificaram que sujeitos com OAJ submetidos a uma intervenção focada no fortalecimento dos músculos do quadril (FIGURA II) apresentaram redução da dor e aumento da capacidade funcional (LINK I). Dessa forma, tais resultados apontam a importância dos músculos do quadril nesse grupo de pacientes.
Sabemos que a Artroplastia Total de Joelho (ATJ) é a melhor opção de tratamento para pacientes com OAJ avançada. Tal conduta tem como objetivos principais a redução da dor e melhora da capacidade funcional. Porém, diversos estudos observaram redução da capacidade funcional dos pacientes mesmo após 6 meses da cirurgia. Recentemente, Alnahdi et al (2014) (LINK II) verificaram que os sujeitos com menor força dos músculos ABDUTORES DO QUADRIL E EXTENSORES DO JOELHO após a ATJ apresentam maior incapacidade funcional. Sendo assim, torna-se fundamental a avaliação continuada da força desses grupos musculares após a ATJ até a restauração da função dos mesmos!
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20175973
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24652473
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail