Tire algumas dúvidas sobre antinflamatórios
Muito se comentou no passado recente o problema do uso crônico dos antinflamatórios (AI). Desde que o Vioxx saiu do mercado (no final de 2004), em virtude do aumento do risco cardíaco, as pessoas andam confusas.
O que devemos lembrar, em primeiro lugar, é que o AI bem indicado e receitado por médicos especializados é um bom método de tratamento para dor e inflamação. No mundo dos medicamentos, porém, não existe milagre - é tudo uma questão de dose e tempo de uso. Vocês já devem ter ouvido falar que a diferença entre um remédio que cura e um veneno é somente a dose, e isso tem um grande fundo de verdade.
O estômago pode sofrer com o abuso de antinflamatórios. Cuidado!
O problema dos AIs é que os mais antigos (chamados de tradicionais) podiam causar muito mal ao estômago. E os mais novos (os chamados coxibes) podem ter complicações cardíacas, se usados por muito tempo. O que escolher então?
Se você vai usar um medicamento por curto espaço de tempo, praticamente qualquer um vai ser bom, e não tem muita chance de te dar problemas. Cuidado especial, porém, deve ser tomado em pacientes de risco gástrico (portadores de úlceras, gastrites), quando você deve prescrever protetores como inibidores de bomba (omeprazol, por exemplo).
Portanto, se você tem problemas no estômago deve preferir os mais novos, os chamados coxibes, ou pelo menos usar um protetor gástrico (como citamos anteriormente: omeprazol, pantoprazol, ou rabeprazol, entre outros).
A mensagem sempre deve ser a mesma: cuidado com a auto-medicação, e pergunte para o seu médico o que é melhor tomar na hora de uma dor mais forte. Seu corpo agradecerá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail