quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior - oque é??

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
O que é?

No interior do joelho temos 2 ligamentos principais que se cruzam, daí o nome ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior (conforme figura ao lado).

O ligamento cruzado anterior é fundamental na estabilidade do joelho e impede a translação anterior da tibia.

Como acontece a lesão?

< Traumas no esportes estão relacionados em torno de 85% das lesões do ligamento cruzado anterior estão relacionados ao trauma no esporte.

Em geral mecanismos torcionais onde o atleta mantem o pé fixo ao solo e gira o corpo, normalmente pode-se ouvir um estalido e tem-se a sensação que o joelho saiu ou está fora do lugar.

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é clínico. O médico através da história do paciente (trauma torcional) juntamente com o exame físico (o joelho apresenta uma grande edema (inchaço) que ocorre pouco minutos após a lesão) e outros testes feitos pelo médico já se consegue chegar ao diagnóstico em grande parte dos casos. A ressonância magnética é um exame complementar e só é necessária em alguns casos.

Existe outra situação onde o paciente rompe o ligamento mas não procura o ortopedista ou sabendo da lesão opta por não operar, nestes casos estaríamos diante de uma lesão crônica do ligamento cruzado anterior.

Na lesão crônica muitas vezes o paciente não apresenta edema ou dor, a queixa principal nestes casos é a instabilidade, ou seja, o joelho apresenta-se frouxo e os entorses são frequentes e no caso de atletas, estes normalmente não conseguem praticar seus esportes.

Com o passar do tempo, devido a esta instabilidade, o joelho pode apresentar outros problemas tais como artrose precoce (seria um desgaste do joelho), lesões de meniscos entre outros.

Tratamento
O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior é cirurgico na maioria dos casos. Nesta cirurgia substitui-se o ligamento lesado por um tendão retirado do próprio paciente. O tempo médio de recuperação é entre 6 e 9 meses, após esse tempo a maior parte dos pacientes retorna as atividades esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens só serão respondidas com Nome e E-Mail