Esporão de calcâneo - fasceíte plantar
Os esporões do calcâneo são excrescências ósseas que se formam no calcâneo (osso do calcanhar) que podem ser causadas por uma tração excessiva desse osso pelos tendões ou pela fáscia (o tecido conjuntivo aderido ao osso). A dor na parte inferior do calcanhar pode ser causada por um esporão de calcâneo. O pé plano (um achatamento anormal da sola e do arco do pé) e distúrbios nos quais a contratura do tendão de Aquiles é permanente podem tensionar a fáscia excessivamente, aumentando o risco de formação de esporões do calcâneo. Os esporões do calcâneo geralmente provocam dor enquanto se desenvolvem, especialmente quando o indivíduo caminha.
Algumas vezes, uma bolsa contendo líquido (bursa) desenvolve- se sob o esporão e inflama. Geralmente, nessa condição, denominada bursite inferior do calcâneo, a dor torna-se do tipo latejante e esta pode ocorrer mesmo na ausência de um esporão. Algumas vezes, o pé adapta-se ao esporão de tal forma que a dor chega a diminuir à medida que o esporão cresce. Por outro lado, um esporão indolor pode tornar-se doloroso após uma pequena lesão na área como pode ocorrer, por exemplo, durante a prática de um esporte.
Comumente, os esporões do calcâneo podem ser diagnosticados durante o exame físico. Quando existe um esporão, a aplicação de pressão no centro do calcanhar provoca dor. Radiografias podem ser realizadas para confirmar o diagnóstico, mas elas podem não detectar esporões recém-formados. O tratamento visa o alívio da dor. Uma combinação de corticosteróide com um anestésico local pode ser injetada na área dolorida do calcanhar. O enfaixamento do arco do pé com atadura e o uso de uma órtese (palmilha para o calçado) que ajude a estabilizar o calcanhar são medidas que, além de reduzirem a dor, diminuem a distensão da fáscia.
A maioria dos esporões do calcâneo dolorosos curam sem necessidade de cirurgia. A cirurgia de remoção do esporão somente deve ser realizada quando a dor interferir na deambulação. No entanto, os resultados da cirurgia são imprevisíveis. Ocasionalmente, a dor persiste após a cirurgia.
Texto retirado do Manual Merck (Clique para acesso ao texto original)
ola meu nome e gilmara temho esporao no dois pes a dor e imsurportavel o medico opitou pela cirugia pela segunda vez eu esto com muito medo mais a dor ta falando mais alto eu vou ter q fazer pois estou andando na ponta ds pes mais esto com medo
ResponderExcluirOlá omeu nome é fernanda faria,sentia fortes dores no calacanhar há um tempo atrás,principalmente ao me levantar,fui ao ortopedista e ele fez raio x e detectou o esporão .recomendou a fisioterapia ,mas me mudei de cidade e não estou fazendo ,a dor é insuportável,sinto que o osso está inflamado pois lateja muito,e os pés esquentam muito ,e eu calçava 37 e agora estou calçando 39,chego a ter febre,quando a dor está muito intensa.tomo analgésicos e antiinflamátórios,mas só resolvem na hora.Por favor me ajudem pois estou com baixa auto estima,não posso fazer atividades físicas e nem caminhar,a dor tem me deprimido porque a sinto por todo o meu dia,e só para de latejar ao me repousar,mas quando é hora de levantar cedo,ás vezes chego chorar de dor.Obrigado Fernanda Faria.
ResponderExcluir